O Programa Jovens Embaixadores 2014 está com as inscrições abertas até o dia 9 de agosto. Para participar, os jovens devem ter entre 15 e 18 anos (até a data da viagem), ter boa fluência oral e escrita em inglês, ser aluno do ensino médio da rede pública, pertencer à camada sócio-econômica menos favorecida, ter excelente desempenho escolar, perfil de liderança e estar engajado por, pelo menos um ano, em atividades de responsabilidade social/voluntariado. Para se inscrever o estudante deve acessar a página do programa no Facebook ou pelo endereço(http://www.facebook.com/JovensEmbaixadores) e responder a oito perguntas.
Na segunda etapa, que acontece até o dia 21 de agosto, o candidato deve concluir o preenchimento do questionário preliminar e selecionar uma instituição parceira mais próxima da sua casa para enviar toda a documentação exigida via Internet.
Na terceira etapa, que acontece até o dia 30 de agosto, as instituições parceiras vão acessar o banco de dados do programa, revisar o material e confirmar a participação dos candidatos. Na quarta etapa, que acontece no dia 13 de setembro, serão aplicados aos selecionados os exames escritos e na quinta etapa, que acontece até o dia 30 de setembro, as instituições parceiras vão corrigir os exames escritos e aplicar o exame oral nos candidatos que obtiveram as melhores pontuações. Nesta etapa também serão realizadas visitas às casas dos candidatos e serão definidos os semifinalistas que vão participar da competição nacional.
Nas etapas seguintes serão realizadas pela Embaixada/Consulados as análises do material enviado e no dia 25 de outubro será divulgada a lista de selecionados para o programa Jovens Embaixadores 2014. De 10 de janeiro a 1º de fevereiro de 2014 os selecionados de todo o Brasil participarão do programa nos Estados Unidos e retornam ao Brasil no dia 2 de fevereiro.
Este ano, a estudante escolhida para representar a Paraíba no Programa Jovens Embaixadores foi a aluna da Escola Estadual Olivina Olívia, Jailma Santos, que foi escolhida depois de concorrer com 173 alunos oriundos da rede estadual e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPB).
Jovens Embaixadores - Criado em 2002, o Programa busca beneficiar alunos brasileiros da rede pública de ensino que são exemplos em suas comunidades por meio de sua liderança, atitude positiva, consciência cidadã, excelência acadêmica, e conhecimento da língua inglesa. Os vencedores das 35 bolsas viajam em janeiro para um programa de três semanas nos Estados Unidos. Durante a primeira semana, visitam a capital do país, seus principais monumentos, participam de reuniões em organizações dos setores público e privado, visitam escolas e projetos sociais e participam de um curso sobre liderança e empreendedorismo jovem.
Após essa primeira semana em Washington, o grupo é dividido em subgrupos e cada um deles viaja para um estado diferente nos Estados Unidos. Nos estados, eles são hospedados por uma família americana, assistem aulas e interagem com jovens da sua idade, participam em atividades sociais/culturais na comunidade e fazem apresentações sobre o Brasil.
A experiência de ser um Jovem Embaixador é única e oferece a esses estudantes a oportunidade de expandirem seus horizontes ao mesmo tempo em que ajudam a fortalecer os laços de amizade, respeito e colaboração entre o Brasil e os Estados Unidos.
0 comentários:
Postar um comentário