Dados do Ministério do Turismo apontam que, no ano passado, o turismo religioso no Brasil atraiu 16,3 mil visitantes estrangeiros e motivou a viagem de 1,17 milhão de brasileiros. De olho nesses números, a Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) está investindo em ações de divulgação durante a realização da ExpoCatólica, evento que teve início no dia 20 e vai ser encerrado nesta sexta-feira (26), no Rio de Janeiro. Considerada a maior feira católica do País, a área dos expositores é de 3.323 metros quadrados.
A Paraíba montou um estande onde destaca os principais roteiros religiosos do Estado. O espaço divulga as imagens do Santuário de Frei Damião, localizado em Guarabira; e as igrejas de Areia e Bananeiras, na região do Brejo. O setor de eventos da PBTur, responsável pela criação do layout do estande, utilizou também imagens do Lajedo de Pai Mateus, em Cabaceiras, e da praia do Jacaré, em Cabedelo.
A ExpoCatólica acontece no momento da visita do Papa Francisco ao Brasil, durante a realização da Jornada Mundial da Juventude. Os dois momentos provocaram verdadeiras romarias ao evento com a presença de centenas de visitantes, muitos estrangeiros, no estande da Paraíba durante todo o dia. A movimentação é tão intensa que a feira tem estendido o horário de funcionamento.
De acordo com as técnicas da PBTur, Solange Mendes e Tamara Sorrentino, muitas pessoas entram no estande para contar histórias de vivências na Paraíba e tirar fotos junto aos painéis. O estande conta com apoio do padre Pedro Targino, da Arquidiocese da Paraíba, que tem recepcionado os visitantes de forma simpática, revelando a importância da fé e a busca do conhecimento por meio de visitas aos monumentos religiosos históricos.
Oportunidade – De acordo com a presidente da PBTur, Ruth Avelino, o turismo religioso na Paraíba é muito forte internamente e precisa ter uma ação de divulgação mais ampla. A participação da ExpoCatólica é uma oportunidade ímpar nesse processo, tendo em vista a presença de milhares de pessoas que estão buscando conhecer novos roteiros. “Esse é o público final que vai em busca de locais religiosos e quer obter informações sobre o destino”, disse a executiva.
Além de informar os visitantes sobre os roteiros religiosos, as técnicas paraibanas estão distribuindo material informativo sobre os roteiros e, sobretudo, sugerindo que as pessoas visitem o site e a fanpage da PBTur com o objetivo de ampliar o volume de informações. O setor de mídias da empresa está formatando também a cobertura online da movimentação desses turistas, com a postagem de fotos do estande e das visitas.
0 comentários:
Postar um comentário