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terça-feira, 5 de maio de 2015

Apenas 15% dos brasileiros baixam apps pagos, diz pesquisa


Por Helton Simões Gomes
Do G1, em São Paulo


WhatsApp, aplicativo de mensagens instantâneas para celular e computador. (Foto: Divulgação/WhatsApp)WhatsApp é app pago (sim, ele é) dos usuários brasileiros de smartphone (Foto: Divulgação/WhatsApp)
Baixar aplicativos pagos é cada vez menos um hábito dos brasileiros que são donos de smartphones. Segundo uma pesquisa sobre hábitos de consumo em aplicativos, realizada pela Opinion Box a pedido da Mobile Time, apenas 15% dos usuários compraram programas para seus celulares ou tablets.
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Veja lista dos 20 apps que não saem da 'área nobre' do celular dos brasileiros
1) WhatsApp
2) Facebook
3) Instagram
4) Messenger
5) YouTube
6) Gmail
7) Twitter
8) Skype
9) Chrome
10) Banco do Brasil
11) Google
12) Google Maps
13) Play Store
14) Candy Crush
15) Waze
16) Itaú
17) Bradesco
18) Netflix
19) Caixa
20) Avast
A pesquisa ouviu 1.280 internautas em abril de 2015. Apresentados nesta terça-feira (5), os dados contrastam com os do ano passado, que indicavam que 33% dos brasileiros já haviam baixado algum app pago.
De acordo com os organizadores do levantamento, essa redução pode ter sido causada pela entrada no mundo dos smartphones de consumidores indispostos a gastar para equipar seus aparelhos. Essa onda ocorreu principalmente com a explosão de popularidade de modelos mais baratos, como o Moto G.
Pesa contra os apps pagos o fato de os consumidores não enxergarem neles atratividade suficiente para abrir a carteira. Dos entrevistados, 46% não vê necessidade desses apps e 24% dizem não ter encontrado um que valesse o preço cobrado. As questões acerca da disponibilidade dos meios de pagamento afugentam apenas 10%, que dizem não ter cartão de crédito.
"A maioria pensa, 'Se eu vou pagar por algo, que valha a pena'", diz Felipe Schepers, fundador da Opinion Box.
Dentre as mulheres, 19% disseram ter pago por algum app, enquanto, entre os homens, esse índice cai para 12%.
O app pago mais recorrente é o WhatsApp – sim, por incrível que pareça, o bate-papo mais pop do Brasil é pago: a anualidade passou a ser de US$ 1 a partir de março de 2013, com o primeiro ano gratuito.
Os entrevistados apontaram o app como essencial caso precisassem optar por apenas um serviço. "É incrível como o WhatsApp ganhou força no Brasil", diz Schepers.
O serviço de chat também foi o primeiro citado pelos entrevistados entre os 20 principais apps. "A área nobre do telefone é a tela de entrada", diz o cofundador do Opinion Box.
Antivírus
A pesquisa também constatou que 51% dos internautas possuem algum app de antivírus. O Avast foi o mais citado, com 48% das menções, à frente de AVG (16%) e PSafe (14%).

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