Termina nesta quinta-feira o prazo para adesão ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Para obter o financiamento, os candidatos devem acessar o Sistema Informatizado do Fies (SisFies). De acordo com o último balanço do Ministério da Educação (MEC), foram firmados 249,9 mil novos contratos.
Para celebrar novos contratos, os candidatos devem ter obtido pelo menos 450 pontos na média das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não podem ter tirado zero na redação. As exigências, conforme decisão do Supremo, não se aplicam à renovação de contratos antigos.
O MEC diz que está monitorando o sistema para garantir o pleno atendimento aos estudantes. Em caso de dúvida, os candidatos devem entrar em contato com a central de atendimento pelo telefone 0800 616161.
Renovação - O prazo para as renovações de contratos antigos foi prorrogado para 29 de maio. Segundo o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, a medida foi tomada para dar mais segurança e tranquilidade aos estudantes que ainda buscam aditar seus contratos no sistema. Segundo o MEC ainda faltam ser renovados 156.940 contratos. A pasta reafirmou o compromisso de aditamento de todos os contratos. As adesões ao programa tiveram início em fevereiro, mas os estudantes relataram problemascom o sistema de inscrições
O Fies oferece cobertura da mensalidade de cursos em instituições privadas de ensino superior a juros de 3,4% ao ano. O estudante começa a quitar o financiamento 18 meses após a conclusão do curso. O programa acumula 1,9 milhão de contratos e abrange mais de 1,6 mil instituições.
(Com Agência Brasil)