A conclusão faz parte de um relatório divulgado nesta quarta-feira (9) pelo Todos Pela Educação, movimento que reúne gestores públicos, iniciativa privada e sociedade civil organizada. O documento analisa metas intermediárias, traçadas para indicar se as políticas públicas estão na direção certa.
“O relatório mostra que o Brasil melhorou, mas não na velocidade desejável. De 2007 para 2008, o percentual de crianças na escola cresceu 1%, chegando a 91,4%, mas a meta era 91,9%”, afirma Mozart Neves Ramos, presidente-executivo do movimento. “Aparentemente, é uma pequena diferença, mas representa um grande desafio justamente porque são as crianças e jovens em situação mais dramática, por terem renda mais baixa ou estarem em zonas rurais, sem acesso a transporte, por exemplo”, diz.
“Os investimentos têm que ser ampliados. Caso contrário, se continuar assim, não iremos alcançar nossos objetivos.”
As metas, estabelecidas em 2006, são focadas nos eixos: atendimento escolar, alfabetização das crianças, aprendizagem escolar, conclusão das etapas da educação básica e volume dos recursos públicos em educação. As metas 1 e 4 são monitoradas anualmente com base nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD) do IBGE.G1.
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