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sábado, 12 de dezembro de 2009

IPVA para carros populares fica até 16% mais barato em 2010

Os proprietários de carros 'populares' (motor 1.0) terão uma redução média de 15% no Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em 2010, quando comparado ao valor pago no exercício deste ano.

Para chegar aos valores do tributo, a Secretaria de Estado da Receita considerou a tabela divulgada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), que expressa os preços médios de mercado dos veículos praticados por Estado. O levantamento com os novos valores foi concluída, ontem, pela Gerência Operacional de Arrecadação e será publicada nos próximos dias no Diário Oficial do Estado.
Segundo o levantamento demonstrativo da Gerência Operacional de Arrecadação, marcas como Celta, Uno, Palio, Gol e alguns de luxo como Corolla terão reduções que oscilam entre 12% a 18%. É o caso do Celta Life (2p) modelo 2008 que terá uma redução de 14,96% em 2010. O IPVA que este ano foi R$ 425,66 passará para R$ 361,96, uma economia, em moeda, de R$ 63,70.
Já a marca Uno Fire (flex), modelo 2008, sofrerá uma queda de 16,03%. O valor do imposto este ano chegou a R$ 388,22 contra R$ 324,28 em 2010. O Palio Ex, também modelo 2008 a gasolina, ficará na média dos modelos populares (14,67%). Os proprietários desse modelo pagarão, em 2010, R$ 399,28 de imposto. Este ano ficou e R$ 468. Até mesmo um Gol city (motor 1.6) terá uma retração de 14,67% no IPVA do próximo, caindo de R$ 500,70 para R$ 427,22.
Mas a redução não atingiu apenas carros populares. Alguns modelos de luxo como o Corolla XEI modelo 2008 e bicombustível terá uma retração no IPVA em 17,98%. Quem desembolsou este ano R$ 984,02 pagará no próximo ano R$ 807, uma economia de R$ 177,02.
Para o gerente Operacional de Arrecadação da Secretaria Estadual da Receita, Carlos Alberto Batista da Silva, a queda mais acentuada do IPVA de seminovos populares em 2010 (15%) em relação ao ano passado (4%) se deve à redução do IPI de veículos novos, impactando no preço dos seminovos no mercado paraibano. “Como houve redução de IPI de carros novos (motor 1.0), os veículos seminovos tiveram que fazer ajustes e a pesquisa da Fipe espelha a realidade dos mercado paraibano”, justificou.
O gerente informou que o desconto de 10% no pagamento do tributo à vista em carros e motos usados e de 50% no IPVA no caso de compra de veículos novos em concessionárias instaladas na Paraíba estão mantidos. O calendário de pagamento do imposto começará no dia 31 de janeiro, com finais de placa 1 e 2 (veja tabela completa). O parcelamento sem desconto (no máximo em três vezes) também foi mantido, assim como o parcelamento.
Vale lembrar que além do IPVA, o emplacamento do veículo envolve o pagamento do Seguro Obrigatório, taxas do Detran e de Bombeiro. O calendário do IPVA vai de janeiro a agosto para quem pagará em cota única outubro de 2009.
Para CarlosAlberto Batista da Silva, a Paraíba é um dos poucos estados do país que estende o calendário por placa durante dez meses no ano e concede desconto de 10% no pagamento à vista. “Boa parte dos estados reduz para três a quatro meses do ano com desconto abaixo de 5%”, frisou.
O IPVA é calculado a partir do valor de mercado do veículo pesquisado anualmente pela Fipe. Para autos, comercial leves e motos, a alíquota do IPVA equivale a 2% sobre o valor da pesquisa de mercado da tabela da Fipe. Já caminhões, ônibus, microônibus, tratores e motocicletas têm alíquota menor de 1%. Os proprietários de veículos com mais de quinze anos de fabricação, no caso até 1994, terão novamente isenção do imposto. A lista inclui ainda taxistas, transporte de escolar e veículos oficiais das três esferas do poder público.Jean Gregório Do Jornal da Paraíba.paraiba1.
 



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