Josusmar Barbosa, do Jornal da Paraíba
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva inaugura nesta terça-feira (28), às 11h, o Campus Campina Grande do IFPB - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (antigo Cefet). Às 14h, entrega oficialmente o trecho duplicado de 46 quilômetros da BR-230, entre a localidade Café do Vento e João Pessoa, e assina o protocolo de intenções com o governador José Maranhão para a duplicação da BR-104, entre Campina Grande e Alcantil para completar o Circuito do Forró até Caruaru (PE).
A chegada de Lula ao aeroporto João Suassuna, em Campina, está prevista para ocorrer às 10h. O presidente, os ministros Fernando Haddad (Educação) e Alfredo Nascimento (Transportes) e possivelmente Dilma Rousseff (Casa Civil) serão recebidos pelo governador Maranhão e os prefeitos Veneziano Vital do Rêgo (Campina Grande) e Ricardo Coutinho (João Pessoa), além de deputados da base aliada. Em seguida, a comitiva se desloca de automóvel até o IFPB, na Zona Oeste da cidade.
Lula, inicialmente, fará uma visita às instalações do Campus e descerrará a placa de inauguração. Foram investidos R$ 5 milhões na obra. Mais duas instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica serão inauguradas pelo presidente da República, através de teleconferência: o campus Ipojuca, do Instituto Federal de Pernambuco, e o campus Floresta, do Instituto Federal Sertão Pernambucano. Em seguida, Lula fará um pronunciamento no palanque armado no interior do campus.
Encerrada a solenidade, o presidente segue em comitiva para a BR-230. No palanque climatizado na altura do km 95, próximo ao trevo de Gurinhém (Fazenda das Garças), Lula dará por inaugurado o trecho duplicado. O valor do convênio foi R$ 67,5 milhões.
O superintendente regional do Dnit, Expedito Leite da Silva, em entrevista coletiva ontem à tarde na Fiep, revelou que a primeira fase da duplicação entre Campina e João Pessoa foi concluída em 1998. Todavia, por conta de problemas administrativos, o Tribunal de Contas da União suspendeu a segunda etapa. O convênio para a construção da segunda etapa só foi assinado, em 2003, após os problemas serem sanados junto ao TCU.
Ainda no local, Lula e Maranhão assinarão o protocolo de intenções para a duplicação do trecho de 73 quilômetros da BR-104, entre Campina e Alcantil, no limite com Pernambuco. O projeto visa completar o Circuito do Forró, uma vez que os governos federal e pernambucano já iniciaram a duplicação entre Caruaru e a rodovia que dá acesso ao município de Santa Cruz do Capibaribe.
Concurso em campi
Ainda neste segundo semestre de 2009, o IFPB vai realizar concurso público para preenchimento de 605 vagas nos novos campi da instituição em Picuí, Monteiro, Princesa Isabel, Cabedelo e Patos. A revelação foi feita ontem pelo reitor do Instituto Federal da Paraíba, João Batista de Oliveira Silva, durante entrevista coletiva na Fiep.
Ele adiantou que as vagas serão para os cargos de professor e servidor. Ele também adiantou que serão criados mais cursos no Campus Campina Grande do IFPB. As atividades no atual prédio tiveram início no final de 2007, mas suas aulas já aconteciam temporariamente no Centro da cidade, desde o início daquele ano.
O campus oferece o curso superior de Tecnologia em Telemática e os cursos técnicos em Informática e Mineração. Atualmente, 729 estudantes estão matriculados na instituição. Já foram contratados por concurso 40 professores e 33 técnicos-administrativos para a instituição.
Também participou da coletiva Andrea Andrade, diretora de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação. Ela adiantou que durante todo o ano, 100 escolas serão entregues à população de todo o Brasil. De janeiro até hoje, 13 já foram entregues.paraiba1.
0 comentários:
Postar um comentário