Pages

Tecnologia do Blogger.

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Paraíba Notícia 28-04.10

















Senador Cícero Lucena vence no TSE que nega novo pedido de cassação contra senador

O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitou ontem, por unanimidade, recurso contra o senador Cícero de Lucena Filho, apresentado por Ney Suassuna, candidato derrotado ao Senado pela Paraíba nas eleições de 2006.
Suassuna pediu ao TSE a cassação do candidato vitorioso Cícero de Lucena sob o argumento de que ele teria praticado abuso de poder econômico, teria seu nome mencionado em inquéritos policiais e prestação de contas recusada pelo Tribunal de Contas da União.
Segundo Suassuna, Cícero de Lucena teria cometido abuso de poder econômico por mandar confeccionar e distribuir camisetas amarelas, que seriam iguais à cor da campanha de Cícero, a correligionários e eleitores durante o processo eleitoral. A lei eleitoral proíbe que candidato distribua a eleitores brindes e camisetas.
Relator do processo, o ministro Marcelo Ribeiro afirmou que o recurso não trouxe prova inconteste de que as camisetas se destinavam à propaganda eleitoral de Cícero de Lucena.
O ministro Marcelo Ribeiro disse ainda que o candidato Cícero de Lucena apresentou, nos autos do processo, certidão de que não teve contas rejeitadas no TCU. Com relação à questão de supostos crimes atribuídos a Lucena, o relator afirmou que ela foge à alçada de exame da Justiça Eleitoral.
TCE aprecia nesta quarta processo de indicação do novo Conselheiro Arthur Cunha Lima
Depois de ter percorrido os ritos normais pós escolha pelo plenário da Assembleia e confirmação pelo governador Zé Maranhão, Tribunal de Contas do Estado aprecia durante sessão do pleno que será realizada na manhã de hoje, o processo do deputado estadual Arthur Cunha Lima que foi escolhido pela Assembleia Legislativa para ocupar a vaga de conselheiro daquela Corte.
A vaga foi aberta com a aposentadoria de José Mariz.
Os conselheiros vão analisar se o escolhido preenche os pré-requisitos estabelecidos para ocupar o cargo, entre elas ter uma vida correta e ilibada, não ser filiado a nenhum partido político e não possuir nenhum trabalho.
Ainda sem data definida para a posse, depois de ter seu nome referendado pelo Corte de Contas, o novo Conselheiro Arthur Cunha Lima é que definirá a data de sua posse.
Desembargadores do Tribunal de Justiça do Estado escolhem na sessão desta quarta-feira nome para compor a corte do T.R.E
O pleno do Tribunal de Justiça realiza reunião administrativa na manhã desta quarta-feira para analisar trinta e dois processos como também decidirá sobre pedido do TRE para a indicação de magistrado para membro efetivo da Justiça Eleitoral, na categoria de juiz de Direito.
Na pauta judicial constam, dentre outros, processos contra o prefeito de Cacimba de Areia, Inácio Roberto de Lira Campos, acusado de fraude em licitação na compra de combustíveis; e contra o secretário de Segurança Pública do Estado, Gustavo Gominho envolvendo concurso público
Oficiais de Justiça do TJPB podem deflagrar greve a partir do dia 29 de abril
O Sindicato dos Oficiais de Justiça do Estado da Paraíba distribuiu nota com a imprensa ontem informando que os servidores do TJ poderão entrar em greve geral a partir do fim deste mês.
De acordo com a assessoria de imprensa da entidade, a decisão final será tomada durante assembleia que será realizada na próxima amanhã, no Fórum Criminal da Capital.
]A motivação da assembleia consiste no amplo debate sobre deliberações para solucionar, de imediato, duas pendências administrativas da atual gestão do Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba, como por exemplo:
Não-cumprimento da Resolução nº 48/07 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), determinando, no prazo de 90 dias, o envio de projetos de lei à Assembleia Legislativa para adequação do nível superior, preferencialmente Bacharel em Direito, como requisito de escolaridade mínima para o provimento do cargo de oficial de justiça, nas legislações de iniciativa do TJPB, onde constarão a nomenclatura do cargo oficial de justiça e a equiparação salarial dos atuais ocupantes com os futuros membros da categoria, que forem aprovados em concurso público e nomeados ainda em 2010;Cachaças paraibanas participam de Feira Internacional em São Paulo
De ontem até amanhã, a cachaça paraibana estará presente no principal evento do segmento, o Brasil Cachaça 2010- Feira Internacional da Cachaça, que acontece em São Paulo.
A 7ª edição do evento reúne marcas das melhores bebidas produzidas no país e a Paraíba levará 20 marcas para serem apresentadas ao público da feira.
As marcas paraibanas estarão presentes em dois espaços. Um idealizado pelo Sebrae, onde serão oferecidas em um bar cachaças do estado, de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Paraná e Ceará, preparadas em coquetéis e batidas.
Um outro estande, disponibilizado pelo Governo do Estado, terá um espaço de 100 m² em que os visitantes poderão degustar a bebida in-natura, além de conhecer produtos como a rapadura e o mel de engenho.
Existem atualmente, na Paraíba, mais de 40 marcas registradas de cachaça produzidas em 17 municípios paraibanos. Deste total, 50% são fabricadas em engenhos situados no Brejo Paraibano.
Os dados integram levantamento preliminar do projeto de cachaça de Alambique no Brejo Paraibano que é articulado pelo Sebrae Paraíba.TSE arquiva ações de suplente com pedido de cassação contra Marcondes Gadelha e Manoel Jr.
O ministro Aldir Passarinho, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), arquivou a petição nº 3030 movida pelo terceiro suplente do PSB, Marleno Barros, objetivando a cassação dos mandatos dos deputados federais Marcondes Gadelha e Manoel Júnior, por infidelidade partidária.
O ministro entendeu que por ser terceiro suplente, o autor da ação não tem legitimidade para pleitear a cassação dos parlamentares.
Segundo a jurisprudência do TSE, nas hipóteses de infidelidade partidária, somente o 1º suplente do partido detém interesse jurídico, uma vez que poderá assumir o mandato do parlamentar eventualmente condenado.
Sendo assim, apenas o primeiro suplente do PSB, Bonifácio Rocha de Medeiros, é que detém legitimidade para propor a ação contra os deputados infiéis.
Branco propõe que forró seja registrado como patrimônio imaterial da Paraíba
O deputado Branco Mendes está propondo a instituição do registro do forró como patrimônio imaterial da Paraíba; o projeto de lei foi registrado na Assembleia Legislativa.
Branco Mendes defende que o Estado e a sociedade participem do esforço permanente da preservação da cultura popular e considera importante a valorização do forró como instrumento de promoção social e de desenvolvimento comunitário de nossa sociedade.
Sendo patrimônio imaterial, o forró tende a ganhar mais visibilidade e a receber mais atenção da sociedade e das autoridades. Este seria o principal objetivo do projeto de Branco Mendes.
OAB-PB define data de eleição para escolha de candidato a desembargador pelo 5º Constitucional
Com a decisão final pelo Supremo que assegurou o direito de aposentadoria ao desembargador Marcus Souto Maior, a Ordem dos Advogados do Brasil, Paraíba definiu ontem a nova data para realização do processo eleitoral para escolha pelo voto direto e secreto dos nomes que irão integrar ta sêxtupla que será enviada ao Tribunal de Justiça da Paraíba para a indicação do futuro desembargador do Tribunal de Justiça pelo quinto Constitucional.
A eleição será no dia primeiro de junho, r nas sub-secções da OAB nos municípios de Campina Grande, Patos, Sousa, Cajazeiras, Itaporanga e Monteiro.
Em João Pessoa, o processo eleitoral será realizado no Ginásio de Esportes do Liceu Paraibano.
Com a composição da lista sêxtupla a mesma será encaminhada ao TJ-PB, que através da corte escolherá três, entre os seis, e a lista com os três nomes escolhidos pelos desembargadores, será encaminhada ao governador do Estado que entre os três escolherá apenas um.
Fonte: Edmilson Pereira

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Ministro da Saúde recomenda sexo para combate a doenças crônicas














O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, recomendou nesta segunda-feira (26) que as pessoas façam sexo como uma das medidas de combate a doenças crônicas. A declaração foi feita durante a cerimônia de lançamento da campanha nacional de prevenção à hipertensão arterial. O ministro repetiu a defesa do sexo como combate a doenças em uma entrevista após ao evento.

“Não é brincadeira, é sério, fazer atividade física regular significa também fazer sexo, com proteção sempre, claro”, afirmou Temporão.
Durante o evento, o ministro mencionou o tema por duas vezes. Ele chegou a brincar se seria possível fazer cinco vezes por dia, mas destacou que o sexo era recomendável pelo menos cinco vezes por semana. Ele destacou que esta atividade tem o mesmo efeito de outras no combate a doenças como a hipertensão.
“Dancem, façam sexo, mantenham o peso, mudem o padrão alimentar, façam atividades físicas e, principalmente, meçam sua pressão arterial”, disse ele ao encerrar o evento.
Na entrevista, Temporão manifestou preocupação com os hábitos das pessoas mais jovens em relação à alimentação e ao sedentarismo. “Temos nas mãos uma bomba de efeito retardado. Daqui a 20 anos vamos ter um percentual gigantesco da população brasileira com doença crônica, hipertensão, diabetes e colesterol alto”.
Durante o lançamento da campanha de combate à hipertensão, o ministério da Saúde divulgou uma pesquisa na qual o percentual de pessoas que declaram ter a doença subiu de 21,5% em 2006 para 24,4% em 2009.
Fonte: G1

Prazo para entrega de declaração do imposto de renda 2010 termina na próxima sexta

Os contribuintes têm neste sábado e domingo o último fim de semana para reunir documentos e preencher, com calma, o formulário da declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2010 já que o prazo para a entrega termina na próxima sexta-feira (30). A Receita Federal estima que 24 milhões de pessoas entreguem a declaração, que apresenta algumas novidades este ano, especialmente em relação à obrigatoriedade de apresentação.

O número representa uma redução de 3 milhões de declarações, já que, sem as mudanças, 27 milhões de contribuintes teriam que acertar as contas com o Fisco e prestar contas dos seus ganhos e patrimônio. Entre as mudanças promovidas este ano, está a que desobrigou sócios de empresas de apresentar declaração, desde que não se enquadre em outra obrigatoriedade. Já quem tem bens com valor acima de R$ 300 mil é obrigado a declarar. Até o ano passado, a entrega era obrigatória para contribuinte que tivesse bens em valores acima de R$ 80 mil.
É obrigada a declarar Imposto de Renda a pessoa física, residente no Brasil, que recebeu rendimentos tributáveis na declaração cuja soma foi superior a R$ 17.215,08. Abaixo desse limite, o cidadão está isento de declarar. O limite de dedução por dependente é de R$ 1.730,40 e, para dedução de despesas com educação é de R$ 2.708,94.
Na forma de tributação utilizando o desconto de 20% do valor dos rendimentos tributáveis na declaração, a chamada declaração simplificado, a dedução está limitada a R$ 12.743,63. Neste ano, existe uma ficha específica para a informação dos dependentes com preenchimento prévio obrigatório para posterior vinculação na ficha Pagamentos e Doações Efetuados.
Também é novidade a ficha específica para informação de rendimentos recebidos nessa qualidade. As informações preenchidas nessa ficha não são levadas em consideração na apuração do imposto. Uma outra novidade é a possibilidade de importar o demonstrativo do carnê-leão para os dependentes.
O programa exigirá, antes da informação dos dados do pagamento, que se informe o destinatário da despesa. Ou seja, o declarante deverá informar se a despesa foi realizada em benefício próprio ou com seu dependente, antes de informar o pagamento.
Fonte: Agência Estado

sábado, 24 de abril de 2010

Executiva do PSDB da Paraíba foi renovada no TRE









Com o aval da executiva nacional, foi renovada nesta sexta feira(23.04) a Executiva Regional do PSDB no estado. O documento foi encaminhado hoje e protocolado na sede do TRE aqui no estado. Com isso, a mesa diretora do Partido, comandada pelo senador Cícero Lucena, como presidente executivo e o ex-deputdo João Fernandes como secretário estarão a frente das decisões a serem tomadas, principalmente do destino partidário nas eleições deste ano.

A renovação do diretório, põe fim também a qualquer informação de ação da executiva nacional de cima para baixo, com objetivo de definir o destino da legenda na Paraíba.
Com a decisão, fica nas mãos da atual direção o destino da convenção do partido em Junho deste ano. A lista enviada ao TRE, ainda exclui o ex-presidente da Assembléia Legislativa da Paraíba, Arthur Cunha Lima, que integrava o diretório e que com sua indicação para o TCE, não mais poderá ser filiado a partido político, o quê representa uma baixa, no percentual do comando partidário, do grupo Cunha Lima.Hermes de Luna.

HOMENAGENS CANHOTO

















Dentre as homenagens pela passagem do segundo aniversario do
falecimento do grande artista princesense, aconteceu um evento que
ficará na historia da nossa cidade.
O grupo pernambucano "OS CHORÕES DO PAJEU", vindos de Triunfo, Serra
Talhada, Flores, Carnaiba, Afogados da Ingaseira, vieram a Princesa,
para homenagear o nosso grande artista. A proposta partiu deles
proprios, a qual foi incorporada ao evento planejado pelo pesquisador
da historia princesense Francisco Florencio e apoiado pela Prefeiitura
Municipal. O grupo, composto por 25 musicos, chegou a nossa cidade às
19 horas e partindo do Posto Ideal, no bairro Maia, saiu em serenata
pelas ruas da cidade, indo ao encontro do grupo de musicos
princesensense comandados pelo músico Antonio Delano que os esperava
na frente da casa onde nasceu Canhoto, na Praça Frei Damião.
No local, os musicos se confraternizaram ao som de "amigos para
sempre", e prestaram homenagem ao antigo morador da pequena casa. Dali
os dois grupos partiram juntos em desfile de serenata, até o ponto
final que era a Pizzaria "O Porão", no centro da cidade. Lá os
aguardavam um publico numeroso, o qual aplaudiiu efusivamente a
chegada dos seresteiros.
O show foi magnifico. Musica de primeira tocada por musicos
primeirissimos! Princesa nunca viu recentemente um evento dessa
qualidade. Ambiente agradavel, aniimado e festivo. Uma grande festa de
congraçamento de artistas.
Especial atenção foi o grupo de jovens estudantes de musica comandados
pelo Maestro Cacá, que deram um exemplo magnifico do bom resultado que
se consegue quando se investe em cultura. O Maestro Cacá foi um show a
parte, confirmando o que dele já se sabia como grande musico que é. O
nosso Delano tambem não deixou por menos, bem como outros musicos que
chamaram a atenção do publico, como o jovem André Vasconcelos e seu
violão. Tudo isso acompanhado de um otimo sistema de som embalado pelo
nosso Zé Roxinho que mostrou que temos competencia tambem na boa
tecnica de som.
O espetaculo foi até a meia noite. Teve tambem a esposição do Memorial
Chico Soares - o Canhoto da Paraiba, organizado pelo pesquisador
Francisco Florencio, exposto no casarão antigo ao lado da Pizzaria.
Fotos, documentos, informavam sobre a vida do homeageado da noite.
Uma noite inesquecivel. E que se repita por muitos e muitos anos.Blog Fábio Arruda.

FORBES BECKHAM,CRISTIANO RONALDO E KAKÁ SÃO OS JOGADORES MAIS RICOS




















O que você faria se tivesse uma renda de aproximadamente R$ 70 milhões por ano? Como viveria, com o que - ou quem - gastaria seu rico dinheirinho? É com isso que o jogador de futebol David Beckham se preocupa normalmente. Aliás, ele, Cristiano Ronaldo e Kaká. Os três craques dos gramados encabeçam a lista da revista americana 'Forbes' como os jogadores mais ricos do mundo.

Bem, se você ainda não decidiu o que faria com essa grana, Beckham e sua mulher e fiel escudeira - nos gastos, inclusive - Victoria já: investir em propriedades, moda e carros.
Em segundo lugar no ranking de jogadores mais ricos da 'Forbes', Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, faturou o equivalente a R$ 53 milhões em 2009. O craque português, 25 anos e solteiro, tem um estilo de vida que inclui gastos com roupas, carros e propriedades, como todo mundo - que recebe o salário igual ao dele. Mas o gajo não abre mão, também, de boas e divertidas noitadas com mulheres, inclusive aquelas de famílias não muito respeitáveis...
Em terceiro lugar entre os craques mais ricos do mundo, está o nosso Kaká, que aos 28 anos possui receita anual de R$ 44 milhões, entre salários do Real Madrid e contratos de publidade.g1.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Boleto vencido poderá passar a ser pago em qualquer banco















Boletos bancários vencidos poderão passar a ser pagos em qualquer banco e não apenas no banco emissor do documento. Projeto de lei com essa finalidade, de autoria do senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) está pronto para entrar em votação na Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA). A proposta já foi aprovada pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e, depois do exame na CMA, segue para decisão terminativa na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE)

O projeto (PLS 138/09) também determina que, na hipótese de o pagamento ser realizado com atraso, a multa e os juros devidos pelo consumidor serão calculados pela agência bancária responsável pelo pagamento. A medida vai alterar a lei que dispõe sobre a atuação das câmaras e dos prestadores de serviços de compensação e de liquidação, no âmbito do sistema de pagamentos brasileiro (Lei 10.214/01).
Antônio Carlos Valadares destacou, ao justificar a proposição, que a intenção é evitar que o consumidor se desloque à agência do banco emissor do boleto bancário para pagar o título após a data de vencimento.
Para o autor da matéria, a medida tem viabilidade, uma vez que o sistema de pagamentos adotado no Brasil permite a integração entre as instituições financeiras e possibilita a cada uma delas, com base nas informações constantes no documento, fazer o cálculo do valor total a ser pago pelo consumidor. Instituições financeiras que descumprirem a determinação, prevê ainda o projeto de lei, ficarão sujeitas a sanções legais.
O relator na CMA, senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), apresentou voto favorável à matéria. Em seu parecer, ele observou que "o projeto vai poupar o consumidor do deslocamento até uma agência do banco emissor do boleto, das enormes filas e do consequente desperdício de tempo, no caso de pagamento após a data de vencimento do título".
Iara Farias Borges / Agência Senado

Sorriso largo pode aumentar expectativa de vida
















O estudo, divulgado na publicação especializada Psychological Science, acrescenta evidências ao pensamento de que uma perspectiva positiva sobre a vida pode ter um forte impacto sobre a saúde.
O segredo para uma vida longa pode ser simples: basta ter um sorriso que forme vincos ao redor dos olhos e levante as bochechas. É o que constatou uma pesquisa americana da Universidade Estadual de Wayne.
Os cientistas analisaram 230 fotografias de jogadores de beisebol da liga principal, tiradas em 1952, e os dividiram em três grupos: sem sorriso, sorriso parcial (quando mexe apenas os músculos ao redor da boca) e sorriso amplo (envolve músculos ao redor da boca e dos olhos). De acordo com o jornal Daily Mail, dos 184 esportistas que já haviam morrido, os da primeira categoria viveram, em média, 72,9 anos; os da segunda, 75; e os da terceira, 79,9. Portanto, os sorridentes tiveram sete anos a mais de vida em comparação com os que deixaram a expressão facial de lado.
Quem já começou a sorrir mostrando bem os dentes a toda hora pode desistir da ideia. Colocar um sorriso falso no rosto não oferece o mesmo benefício, já que a expectativa de vida extra tem relação apenas com um genuíno, conhecido como sorriso Duchenne, em homenagem ao neurologista francês Duchenne de Boulogne, que determinou que os sorrisos de felicidade verdadeira também utilizam os músculos dos olhos, além dos da boca.
O estudo, divulgado na publicação especializada Psychological Science, acrescenta evidências ao pensamento de que uma perspectiva positiva sobre a vida pode ter um forte impacto sobre a saúde.
Patricia Zwipp Especial para o Terra.

PRINCESA ISABEL (PB) - Ícone do violão brasileiro é homenageado com Roda de Choro





















Chorões do Pajeú promovem mais uma Roda de Choro, desta vez na cidade de Princesa Isabel/PB

A roda que acontece nesta quarta-feira (21), a partir das 20h, na Pizzaria "O Porão", tem a intenção de homenagear o músico Canhoto da Paraíba, grande referência do violão brasileiro, nascido em Princesa Isabel e falecido há dois anos, precisamente no dia 23 de abril.
O evento terá como tema:
"Relembrando Chico Soares - o Canhoto da Paraíba"
Esta é uma justa homenagem dos irmãos do Pajeú a este que é um dos ícones da música instrumental brasileira.
Serviço:
Roda de Choro - "Relembrando Chico Soares - o Canhoto da Paraíba"
Dia: 21 de abril de 2010
Horário: 20h

Local: Pizzaria "O Porão", Av. Cel. Marcolino (Rua Grande), Princesa Isabel/PB
Blog Fábio Arruda.

O TCM não existe mais















Anotem aí nos seus cadernos: a hipótese de se instalar um Tribunal de Contas dos Municípios na Paraíba é zero. Isto mesmo: o tal TCM não existe mais. E quem assim decidiu não foi ninguém não, foi o pleno do Tribunal de Justiça do Estado, convocado a se pronunciar sobre a matéria pela desembargadora Maria das Neves do Egito.
Portanto, essa onda midiática de se querer no estado um tribunal específico para julgar contas municipais não passa de um delírio. Conversei hoje com o conselheiro Nominando Diniz, do TCE, e ele se revelou impressionado com o nível de desinformação em torno deste assunto.
Nominando, nunca é demais repetir, sempre combateu (e ainda combate) a ideia de se criar um Tribunal de Contas dos Municípios na Paraíba. Desde o governo Cássio Cunha Lima. Teve audiências com o ex-governador e dele recebeu a informação de que o caso estava encerrado.
Mas o ex-deputado, hoje conselheiro, também conversou oficialmente sobre o tema com o governador José Maranhão. Ouviu dele que a criação de um TCM era assunto morto.
A pergunta que não quer calar é a seguinte: por que é que toda vez que há um problema político envolvendo, ainda que involuntariamente, o TCE, se volta com esta questão de um órgão duplicado para julgar contas de gestores públicos?
Nominando Diniz tem a resposta na ponta da língua: “ O que ocorre – diz ele – é que algumas pessoas procuram diminuir o trabalho do TCE para compensar as suas frustrações políticas”.
Tem toda razão. A opinião pública desde cedo entendeu que a eventual criação de um TCM não atende aos interesses públicos e, sim, aos interesses políticos. Afinal, o que querem os defensores desta tese: que o TCM seja mais flexível do que o TCE? Flexível em quê? No exame das contas públicas? Ou querem que o TCM seja um cabide de empregos para aliados ocasionais?
Pessoalmente acho que a melhor resposta a estas questões se dá com outra pergunta: o que realmente querem aqueles que, ardorosa e ansiosamente, defendem a criação de um tribunal destinado a fazer o que já está sendo feito, e muito bem feito?Agnaldo Almeida.

terça-feira, 20 de abril de 2010

Globo tira jingle do ar após críticas do PT à suposta mensagem pró-Serra












A TV Globo tirou do ar o jingle da comemoração dos 45 anos da emissora, veiculado desde ontem à noite. (Assista ao vídeo aqui, no lado direto d apágina, na seção 'Pimenta da Língua') Em nota, a emissora afirma que o filme foi criado em novembro de 2009, quando "não existiam nem candidaturas muito menos slogans".
"Qualquer profissional de comunicação sabe que uma campanha como esta demanda tempo para ser elaborada", diz nota da Central Globo de Comunicação. "Mas a Rede Globo não pretende dar pretexto para ser acusada de ser tendenciosa e está suspendendo a veiculação do filme."
A página da emissora que mostrava a propaganda também saiu do ar. Quem clica nela recebe a seguinte informação: página não encontrada.
A medida acontece logo depois de integrantes da pré-campanha da petista Dilma Rousseff criticaram a propaganda.
Na avaliação de Marcelo Branco, um dos responsáveis pela campanha de Dilma na internet, o jingle embute, de forma disfarçada, propaganda favorável ao tucano José Serra.
"Eu e toda a rede [vimos essa alusão]", escreveu Branco no Twitter em resposta ao comentário de que estaria enxergando na peça mensagem subliminar de apoio ao tucano.
De acordo com Branco, que corrobora tese difundida em sites de apoio ao PT, a mensagem estaria embutida no "45", o número do PSDB, e em frases do jingle como "todos queremos mais", o que seria, de acordo com os petistas, referência ao slogan "o Brasil pode mais" dito por Serra no lançamento de sua pré-candidatura.
Em seu blog, o secretário de Comunicação do PT, André Vargas, escreve: "Denúncia: Lema de Serra "inspira" jingle da Rede Globo
Jingle
No jingle aparecem atores, jornalistas e apresentadores da emissora comemorando os 45 anos da TV, que serão completados na próxima segunda feira.
Em determinado trecho da peça, os atores falam: "Todos queremos mais. Educação, saúde e, claro, amor e paz. Brasil? Muito mais."
FONTE: Folha on line

Temporal cai em Princesa Isabel e provoca alagamento em vários pontos da cidade.















A chuva, que veio acompanhada de ventos fortes não demorou muito, mas, foi o suficiente para que deixasse várias ruas da cidade alagadas.

Foi, na verdade, um temporal que, também, deixou vários moradores de alguns bairros periféricos da cidade assustados, principalmente, os locais onde não há saneamento básico, a exemplo dos bairros Macapá, São Francisco, Jardim Carlota e Maia.
E no domingo, voltou a chover novamente na cidade. Mas, com menos intensidade.
No começo da semana passada, a chuva caiu na região na segunda, terça e quarta-feiras, deu uma estacionada na quinta-feira e na sexta-feira, à noite, registrou-se uma rápida pancada de chuva.
Os agricultores estão bastante satisfeitos com as precipitações pluviométricas que vêm sendo registradas atualmente e, acreditam eles, lucrar alguma coisa no que se diz respeito a alguns plantios já feitos.Blog Fábio Arruda.
Da redação: José Fernandes.

sábado, 17 de abril de 2010

Previsão é de chuva forte em Sergipe, Alagoas e Bahia





















A chuva no Norte e Nordeste do país não deve dar trégua neste fim de semana. De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe), moradores da Bahia, Sergipe e Alagoas, os estados mais afetados, devem continuar atentos.

"Nas demais áreas do país, uma massa de ar seco deve reduzir a umidade relativa do ar, que poderá chegar ou ficar abaixo dos 30%", diz ao G1 o meteorologista Olívio Bahia do Sacramento Neto, do Cptec/Inpe.
Sul
Em grande parte da região, o sábado (17) será de sol. No leste e no norte do Rio Grande do Sul, o sol surge com nebulosidade variável. No sul do Paraná e em Santa Catarina, a previsão é de muitas nuvens e chuvas de forma isolada.
No domingo (18), em grande parte da região, o sol aparece entre poucas nuvens. Na faixa entre o sudeste do Rio Grande do Sul e sudeste de Santa Catarina, há possibilidade de pancadas de chuva no período da tarde. As temperaturas estarão baixas.
Sudeste
No sábado, na faixa leste entre o sul de São Paulo e o Espírito Santo, o sol aparece entre nuvens, e há possibilidade de pancadas de chuva no período da tarde. Nas demais áreas da região, o sol aparece entre poucas nuvens.
No fim de semana, em toda a região, o sol aparece entre poucas nuvens. As temperaturas estarão em elevação.
Centro-Oeste
Em grande parte da região, no fim de semana, o sol deve aparecer entre poucas nuvens. No norte de Mato Grosso, há possibilidade de pancadas de chuva.
Norte
No fim de semana, no sul do Tocantins e de Rondônia, o sol aparece entre poucas nuvens. No centro-norte de Rondônia e no Acre, a previsão é de sol com nebulosidade variável e chuva. Nas demais áreas da região, a previsão também é de muitas nuvens e chuva.
Nordeste
No fim de semana, no Recôncavo Baiano, e em Sergipe, a previsão é de muitas nuvens e chuva contínua ao longo do dia. No sudoeste da Bahia, o sol aparece entre poucas nuvens. Nas demais áreas da região, sol entre nuvens e pancadas de chuva. As temperaturas estarão estáveis.G1.

Pesquisa Datafolha aponta Serra com 38% e Dilma com 28%

O ex-governador de São Paulo, José Serra (PSDB), tem 38% das intenções de votos na corrida presidencial, segundo pesquisa Datafolha realizada nos dias 15 e 16 de abril, publicada pelo jornal “Folha de S.Paulo” neste sábado (17). De acordo com o levantamento, o tucano tem 10 pontos percentuais de vantagem sobre a candidata do PT à Presidência da República, Dilma Roussef, com 28%.

No fim de março, Serra e Dilma tinham, respectivamente, 36% e 27%, segundo o mesmo instituto de pesquisa. Levando-se em consideração a margem de erro de dois pontos percentuais (para mais ou para menos), o quadro não mostra alteração significativa.
Marina Silva (PV) teve 10% das intenções de votos. Ciro Gomes (PSB) soma 9%.
De acordo com o Datafolha, 7% dos entrevistados disseram que vão votar em branco, nulo ou em nenhum candidato, e 8% ainda não sabem em quem votar.Do G1, em São Paulo.

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Trócolli desabafa após derrota para Arthur: “não deu”

O deputado estadual Trócolli Júnior (PMDB) manifestou tranquilidade ao comentar a derrota na disputa pela vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado. Arthur Cunha Lima (PSDB) foi eleito por 22 votos a 14.
"Recebo o resultado com tranquilidade. Fiz a minha parte para poder contribuir da melhor forma com o processo democrático. Não deu, paciência", desabafou Trócolli.
Trócolli Jùnior foi candidato pela base governista. Dois deputados aliados ao Governo não votaram com ele e preferiram Arthur Cunha Lima.
O presidente da Assembléia se lançou candidato nos últimos dez dias. Em pouco tempo, conseguiu reverter o favoritismo do peemedebista.
MAIS PB

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Arthur Cunha Lima é eleito com 22 votos para vaga de conselheiro no Tribunal de Contas do Estado















O presidente licenciado da Assembleia Legislativa, Arthur Cunha Lima (PSDB), foi eleito para ocupar a vaga aberta no Tribunal de Contas do Estado (TCE) com a aposentadoria de José Mariz. Arthur obteve 22 votos dos colegas deputados contra 14 do deputado Trócolli Júnior (PMDB) que também concorria a vaga.
A eleição aconteceu após a abertura de uma sessão extraordinária presidida pelo presidente Ricardo Marcelo (PSDB). Antes do pleito, o secretário da Mesa Diretora, o deputado Lindolfo Pires (DEM), leu o que diz o regimento do TCE para a escolha do conselheiro. A votação aconteceu secretamente.
Na manhã de hoje a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou as indicações de Arthur Cunha Lima e Trócolli Júnior após uma sessão que durou mais de 3h. O processo foi encaminhado a CCJ que ofereceu um parecer sobre a eleição. Cabe agora ao presidente homologar a decisão e encaminhar ao presidente do TCE, Nominando Diniz.

Votaram pela ordem:
Dr. verissinho (PMDB)
Aguinaldo Ribeiro (PP)
Alexandre Brasil (PPS)
Antônio Mineral (PSDB)
Arnaldo Monteiro (PSC)
Arthur Cunha Lima (PSDB)
Branco Mendes (DEM)
Carlos Batinga (PSC)
Dinaldo Wanderley (PSDB)
Fabiano Lucena (PSDB)
Quinto de Santa Rita (PMDB)
Francisca Mota (PMDB)
Assis Quintans (DEM)
Gervásio Maia Filho (PMDB)
Guilherme Almeida (PSC)
Trócolli Júnior (PMDB)
Iraê Lucena (PMDB)
Ivaldo Moraes (PMDB)
Jacó Maciel (PDT)
Jeová Campos (PT)
João Gonçalves (PSDB)
João Henrique (PSDB)
José Aldemir (DEM)
Leonardo Gadelha (PSC)
Lindolfo Pires (DEM)
Manoel Ludgério (PDT)
Márcio Roberto (PMDB)
Socorro Marques (PPS)
Olenka Maranhão (PMDB)
Ricardo Marcelo (PSDB)
Raniery Paulino (PMDB)
Rodrigo Soares (PT)
Romero Rodrigues (PSDB)
Ruy Carneiro (PSDB)
Zenóbio Toscano (PSDB)
Pedro Medeiros (PSDB)


Politica PB.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Municípios que não assinarem termo de adesão com MEC ficam sem livro didático em 2011

Brasília - A partir deste ano, secretarias municipais e estaduais que quiserem receber as obras que são distribuídas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), do Ministério da Educação (MEC), terão que firmar um termo de adesão. O prazo termina em 31 de maio e até ontem (13) 2.237 secretarias tinham enviado o pedido ao ministério – pouco menos de 50% do total. Quem não formalizar o pedido não recebe os livros didáticos em 2011.
Até o ano passado, todas as escolas da rede pública recebiam o material, que era comprado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Em alguns casos, as redes de ensino podem optar por adquirir os livros didáticos de sua preferência. Segundo o diretor de Ações Educacionais do fundo, Rafael Torino, o objetivo da mudança é evitar o desperdício.
“Não havia um arranjo formal adequado do recebimento do material por estados e municípios. Nós adquirimos o livro, entregamos direto na escolas, mas em nenhum momento havia uma solicitação formal por parte dos secretários de Educação ou prefeitos. Isso acabou trazendo algumas situações complicadas de casos em que havia mau uso do material”, explica Torino.
Todos os anos, cada escola precisa escolher, entre uma lista de obras selecionadas pelo FNDE, os livros que pretende adotar. O processo é feito pela internet, a partir de uma senha que é enviada a cada unidade de ensino. A escola que não fizesse essa seleção recebia os livros que tinham sido mais pedidos em seu município. De acordo com Torino, cerca de 14% das escolas não escolhiam seus livros.
“E a gente não sabe se ela não escolheu porque não queria receber o livro ou se não conseguiu escolher a tempo, por exemplo. Mas a gente pode acabar mandando livros indesejados. Quando a escola recebe a carta do FNDE com a senha para selecionar as obras, muitas vezes se ela não tem interesse ela deixa de responder, mas continua recebendo o livro”, afirma.
A expectativa do FNDE é de que todos os municípios interessados irão enviar seus termos de adesão. Por dia, o fundo tem recebido em média 100 pedidos. O apelo é para que as secretarias de Educação fiquem atentas ao prazo. Quem não formalizar o termo de adesão fica sem os livros em 2011.
“A adesão ficará sempre aberta, mas depois do prazo as secretarias só receberão as obras das próximas edições do PNLD [a partir de 2012]. A gente precisa de um prazo para poder fazer o processamento e a aquisição do material. É necessário um tempo para a gente poder fechar quantas escolas, quantos alunos e quantos livros vamos comprar”, afirma.
As informações sobre as novas regras do PNLD e a lista dos municípios que já formalizaram a adesão estão disponíveis no site do FNDE (www.fnde.gov.br].

Agencia Brasil.

Dez Estados ameaçam aliança PT-PMDB












A aliança do PMDB com o PT está sob risco em pelo menos dez Estados, segundo cálculos dos próprios peemedebistas. Para discutir como encaminhar o assunto com o partido de Dilma Roussef, a quem o PMDB prometeu apoio na disputa de outubro, líderes do PMDB estão reunidos na residência oficial do presidente da Câmara, Michel Temer. Temer, como presidente do PMDB, é o interlocutor nas negociações com Dilma Roussef e com o presidente Lula.
Os Estados em que PT e PMDB não se entendem são: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Ceará, Rondônia, Acre, Maranhão e Pará – além de São Paulo e Bahia, onde sequer houve conversas nesse sentido. A gota d’água foi a decisão do PT de Minas de realizar prévias entre Fernando Pimentel e Patrus Ananias para escolher o candidato petista ao governo do Estado – o que significa que o partido não vai apoiar a candidatura de Hélio Costa (PMDB).
– Com o dia 21 de abril se aproximando, acho que estão querendo brincar de Tiradentes com o meu pescoço – disse o senador Hélio Costa, descontente com os caminhos do PT em seu Estados.
As dificuldades variam de Estado para Estado. Em Minas, o PMDB quer apoio a seu candidato ao governo, o senador Hélio Costa. Já no Ceará, a briga é porque o PMDB quer a vaga de senador para Eunício Oliveira, com a retirada da candidatura do petista José Pimentel. No Paraná, o PT não quer indicar Gleisi Hoffmann para a vice na chapa de Osmar Dias (PDT) – o que impede de abrir uma vaga par ao PMDB. No Pará, Jáder Barbalho já não se entende bem com a governadora Ana Júlia Carepa, com quem se aliou na disputa de 2006.
Segundo cálculos de peemdebistas, a aliança PT-PMDB em apoio à candidatura de Dilma Roussef estaria correndo forte risco se os delegados destes dez Estados votarem contra a proposta. O PMDB formalizou “pré-compromisso” com o PT, mas só vai formalizar a aliança em junho, em sua convenção nacional, portanto, depois da montagem dos palanques estaduais.
Isso indica que o PMDB vai aumentar a pressão sobre o presidente Lula com a ameaça de rompimento do pré-acordo. Lula, como se sabe, já disse muitas vezes que a eleição de Dilma Roussef depende de uma ampla aliança partidária, a começar com o apoio do PMDB.G1.

Arthur e Trocolli são os únicos inscritos para vaga de conselheiro do TCE


















O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Arthur Cunha Lima (PSDB) e o deputado estadual Trocolli Júnior (PMDB) foram os únicos inscritos para disputar a vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE) decorrente da aposentadoria de José Mariz. O prazo para inscrição expirou no final da tarde de hoje. Com um candidato da oposição e outro da situação, a polêmica se estendeu a um projeto de resolução apresentado por Arthur e que prevê a ascenção do vice, Ricardo Marcelo, à cadeira de presidente, e exclui a tese de uma eleição para a chefia do legislativo estadual em 30 dias, como ditava, anteriormente, o regimento interno.
O projeto foi aprovado com 22 votos a favor, um contra (Iraê Lucena) e 13 abstenções (da bancada governista. O líder do Governo, Gervásio Maia (PMDB), protestou contra a proposta e disse que ela acontece por "mero casuísmo".
Pelas normas da indicação do cargo, Arthur Cunha Lima deve ser sabatinado na próxima quinta-feira, 15, às 9h. Depois, às 11 horas, será a vez de Trocolli Júnior.
O plenário da Assembleia Legislativa deve votar a indicação do novo conselheiro em plenário até o próximo dia 26 deste mês. O Diário do Poder Legislativo desta segunda-feira traz a publicação de Ato da Mesa da Assembleia Legislativa comunicando a vacância do Cargo de Conselheiro do TCE e estabelecendo prazo de 2 (dois) dias úteis para inscrição de postulantes à vaga.
O Ato da Mesa que disciplina a escolha do novo Conselheiro do TCE.
Amparado na Resolução n° 469, de 28 de novembro de 1991, (Regimento Interno), e ainda,
Diz que; CONSIDERANDO ser necessário disciplinar a forma de indicação, no âmbito da Assembléia Legislativa, de candidatos ao preenchimento de vagas de Conselheiro do Tribunal de Contas, quando privativas do Parlamento Estadual.
R E S O L V E
Art. 1° Recebida a comunicação oficial do Presidente do Tribunal de Contas do Estado acerca da vacância do cargo de Conselheiro e publicado no Diário do Poder Legislativo, fica estabelecido um prazo de 2 (dois) dias úteis para a indicação de candidatos ao preenchimento da vaga.
Parágrafo Único – O requerimento solicitando a indicação deverá estar assinado por, no mínimo, 12 (doze) deputados estaduais, no exercício do mandato parlamentar, e ser dado entrada no Gabinete da Presidência no horário normal de expediente.
Art. 2º As candidaturas deverão cumprir as exigências estabelecidas no Art. 73 da Constituição do Estado e Art. 180 do Regimento Interno da Assembléia Legislativa.
Art. 3º O processo será devidamente autuado no Gabinete da Presidência, sendo mediante despacho, encaminhado à Comissão de Constituição, Justiça e Redação.
Art. 4º Publicado o parecer, o processo será inserido na Ordem do Dia para deliberação, em discussão e votação únicas, mediante escrutíneo secreto, pelo voto da maioria absoluta dos membros da Assembléia Legislativa.
Art. 5º Ficam adotados os procedimentos legislativos previstos para a eleição dos membros da Mesa, em especial, no tocante às cédulas de votação e a eleição do candidato mais idoso, em caso de empate.
Art. 6° Este Ato entra em vigor na data de sua publicação.
Paço da Assembléia Legislativa do Estado da Paraíba, “Casa de Epitácio Pessoa”, João Pessoa, 08 de abril de 2010.
Como o prazo é de 2 (dois) dias úteis para inscrição de candidatos, isto implica dizer que na quinta-feira (15.04), os nomes dos postulantes à vaga de Conselheiro estarão sendo encaminhados, pela presidência da Assembleia, à Comissão de Constituição e Justiça, que por sua vez terá um prazo de até 10 (dez) para fazer a argüição pública, analisar os currículos e encaminhamento da matéria para votação em plenário.
Como os prazos são levados em consideração contando apenas os dias úteis, conclui-se que a escolha do novo Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado poderá acorrer até o próximo dia 26 deste mês.parlamentopb.

terça-feira, 13 de abril de 2010

AL derruba veto e mantém reajuste de 5% para o servidor

Por 21 votos a 15, a Assembléia Legislativa do Estado da Paraíba derrubou o veto do Governador José Maranhão em relação à emenda aprovada por unanimidade na Casa que destinava 5% do orçamento para reajuste dos servidores estaduais.
A derrubada do veto só foi possível porque dois deputados integrantes da bancada governistas também votaram a favor da matéria, optando pela derrubada do veto. A votação aconteceu secretamente e o voto dos parlamentares não foi divulgado.
A matéria sobre o reajuste já estava na Casa desde o ano passado e gerou vários embates entre oposição e situação. O reajuste foi uma propositura do deputado Aguinaldo Ribeiro (PP).
Márcia Dias/Henrique Lima/PB Agora

Pulseiras do sexo proibidas












O promotor de Justiça Herbert Douglas Targino, titular de Defesa da Criança e do Adolescente, está recomendando aos diretores de escolas da rede municipal de ensino a proibição do uso das "pulseiras do sexo" no interior dos estabelecimentos. O entendimento do promotor é de que os alunos, funcionários e docentes não devem estar exibindo os acessórios nas instituições de ensino e por isso enviou à Secretaria de Educação do Município um ofício sugerindo a proibição. Ele alega que o uso do acessório é perigoso entre os jovens e não deve ser disseminado nas escolas.

Produto é vendido nos camelôs espalhados pelo centro da cidade Foto: Carlos Santos/DN/D.A Press
Herbert Targino tomou como base a Lei Federal 8.669/90, a qual resguarda o direito da criança e do adolescente. Ele ressaltou que o uso das pulseiras é um modismo e uma ameaça psíquica ao comportamento dos jovens, os quais se tornam presas fáceis na sociedade. "Em muitos casos, quem se aproveita desses jovens são adultos e por isso estamos solicitando, não só das escolas, mas também dos pais para que acompanhem o comportamento dos seus filhos. Isto é uma medida preventiva", afirmou Herbert.
O secretário de Educação de Campina Grande, Flávio Romero, entende que os professores devem debater o problema nas escolas. Ele explica que ao professores e supervisores cabe o papel de uma educação voltada para a formação da cidadania. Por este motivo, Romero defende que o tema seja levado para a sala de aula e discutido entre a comunidade estudantil visando a transformação do fator negativo em positivo, do ponto de vista didático. "A escola é a caixa de ressonância da sociedade e não pode ser excluída da questão", afirmou.
A procura pelas "pulseiras do sexo", em Campina Grande, é um fato que preocupa o Ministério Público Estadual. Os acessórios estão sendo vendidos ao preço, em média, de R$ 2, um pacote com 12 unidades, nas bancas de camelôs da cidade e segundo os vendedores a busca tem aumentado. O promotor de Defesa da Infância e Juventude, Herbert Douglas Targino, teme que menores venham a ser violentados ou protagonizem violência por incentivo do jogo, como aconteceu em Londrina (PR).
As "pulseiras do sexo", como ficou conhecido o acessório, são feitas de silicone e vendidas em várias cores. O conhecimento das cores é comum entre os jovens. Como um jogo, cada cor do acessório significa um tipo de "carinho" e quem a arrebentar recebe uma "prenda" do portador da mesma.Diario da Borborema .

Quadrangular final é definido

A Federação Paraibana de Futebol (FPF) divulgou ontem a tabela do quadrangular final do Campeonato Paraibano de 2010. A rodada de estreia tem início no próxinmo domingo, com a realização de duas partidas, a partir das 16h: Botafogo x Campinense (Almeidão) e Treze x Sousa (Amigão). A próxima fase da competição terá seis rodadas, com todos jogando entre so - ida e volta - onde quem fizer o maior número de pontos ganhos é o campeão paraibano da temporada. Os jogos acontecerão nos principais estádios da Paraíba, Almeidão (João Pessoa) e Amigão (Campina Grande), enquanto o Marizão, na Cidade Sorriso, vai depender da apresentação dos laudos técnicos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.
Caso o Marizão seja vetado, o Dinossauro pode realizar seus jogos no estádio José Cavalcanti, em Patos. Os quatro primeiros classificados foram definidos no último final de semana. O Treze terminou na primeira colocação, com 41 pontos, seguido do Campinense (34), Botafogo (29) e Sousa (29), com o alvinegro da capital levando a melhor em cima do Dinossauro no saldo de gols (19 contra 9).
Já as duas equipes rebaixadas para o Campeonato Paraibano da Segunda Divisão de 2011, foram o Atlético de Cajazeiras, que ficou na penúltima colocação, com 15 pontos ganhos, além da Queimadense, que somou apenas 13, conquistando a lanterna da disputa. Continuarão na competição do próximo ano: Nacional (27) e Esporte (21) de Patos, Desportiva Guarabira (20) e Auto Esporte (18).
Na fase anterior, foram realizados 90 jogos, com 260 gols marcados, numa média de 2.88 por partida. O ataque mais positivo e a defesa menos vazada foi a do Treze, que marcou 35 gols e levou 13, respectivamente. Já a Queimadense foi a defesa que levou mais gols (49) e o pior ataque (13). Os cinco principais artilheiros da competição são: Edmundo (Botafogo), com 20 gols, seguido de Thiago Cunha (Nacional de Patos), 11, Paloma (Atlético de Cajazeiras) e Delany (Esporte de Patos), 8, respectivamente, além de Manu (Sousa), 7.

Tabela do Quadrangular




18/04 -16h
Botafogo x Campinense (Almeidão)
Treze x Sousa (Amigão)

21/4 - 20h30
Campinense x Sousa (Amigão)
Botafogo x Treze (Almeidão)

25/4 - 16h
Sousa x Botafogo (Marizão)
Campinense x Treze (Amigão)

2/5 - 16h
Sousa x Treze (Marizão)
Campinense x Botafogo (Amigão)

9/5 - 16h
Sousa x Campinense (Marizão)
Treze x Botafogo (Amigão)

16/5 - 16h
Botafogo x Sousa (Almeidão)
Treze x Campinense (Amigão)


Diario da Borborema.

Concursos oferecem 941 vagas em Pernambuco

Os principais concursos realizados em Pernambuco estão oferecendo 941 vagas, de acordo com levantamento feito pelo JC Online. As inscrições de muitos deles terminam ainda neste mês de abril. Os salários iniciais variam de R$510,00 a R$3.713,74, dependendo da função desejada. Veja a lista das principais seleções:


Empresa Suape Complexo Industrial Portuário Eraldo Gueiros

Estão sendo oferecidas 112 vagas para cargos de nível superior, técnico e médio. Os salários variam de R$ 878,09 a R$ 2.705,34. As inscrições vão até 18 de abril.

Informações: www.upenet.com.br

Facape - Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina

A faculdade oferece 15 vagas para professor auxiliar nas áreas de direito, sociologia, psicologia, pedagogia, idiomas e economia. A remuneração é de R$1.528,00 (equivalente a 100 horas de aula por mês). As inscrições terminam no dia 3 de maio.

Informações: www.facape.br

Incra - Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária

Serão preenchidas 12 vagas de nível superior. Os salários são a partir de R$3.713,74. As inscrições começam dia 16 de abril e vão até 6 de maio.

Informações: www.institutocetro.org.br

Prefeitura de Barreiros

Oferece 20 vagas de nível médio para agente municipal de trânsito. O salário é de R$510,00. As inscrições seguem até 18 de abril.

Informações: www.ipad.com.br/barreiros2010

Prefeitura de Catende

A prefeitura abre 256 para 32 cargos públicos. Os salários vão de R$ 510,00 a R$ 1500,00. As inscrições seguem até 22 de abril.

Informações: www.asperhs.com.br

Prefeitura de Caruaru

São oferecidas 161 vagas para cargo de médico. O salário é de R$ 2.290,00 (vencimento base) mais R$ 1.710,00 (gratificação do SUS). As inscrições vão até 3 de maio.

Informações: www.ipad.com.br/caruaru_saude2010

Prefeitura de Ferreiros

Oferece 259 vagas para cargos de nível fundamental, médio, técnico e superior. A remuneração varia de R$510,00 a R$1.000,00. As inscrições vão até 14 de maio.

Informações: www.acaplam.com.br



UFPE - Universidade Federal de Pernambuco

São oferecidas 106 vagas de nível superior para professores. Os salários vão de R$557,51 a R$ 2.318,71 (vencimento básico, sem gratificações e retribuições por titulação). As inscrições terminam no dia 26 de abril.

Informações: www.proacad.ufpe.br

JC

Cidadão brasileiro poderá participar da elaboração, votação e controle dos orçamentos públicos















Os cidadãos brasileiros poderão participar, diretamente ou por meio de suas organizações, do processo de elaboração, aprovação e controle dos orçamentos da União, dos estados e municípios. Proposta que prevê a participação popular tanto na fase de elaboração pelos Executivos, quando na tramitação legislativa da Lei Orçamentária Anual, do Plano Plurianual e na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), nos três níveis de administração, pode ser votada nesta quarta-feira (14) pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

De autoria do senador Pedro Simon (PMDB-RS), a proposta (PLS 171/05 - Complementar) regulamenta dispositivo constitucional para assegurar a participação popular por meio de audiências públicas. O relator, senador Eduardo Suplicy (PT-SP), apresentou voto favorável, mas, em vez de uma nova lei, propõe que a norma determinando as audiências com participação dos cidadãos seja incluída na Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar 101/2000).
O projeto de Simon estabelece que os Executivos federais, estaduais e municipais, na fase de elaboração das leis relativas a seus orçamentos, dêem ampla publicidade às audiências públicas destinadas a receber propostas e sugestões populares.
A proposta estabelece ainda que o Congresso, as assembléias legislativas e as câmaras municipais realizem audiências públicas durante a votação do orçamento, da LDO e do plano plurianual, a fim de receber emendas e sugestões. Além disso, o texto prevê que sejam discutidos com a população e suas entidades representativas os relatórios dos tribunais de contas da União, dos estados e dos municípios. Eduardo Suplicy propõe a adoção das medidas por meio da inclusão de dois novos artigos na Lei de Responsabilidade FiscalAgencia Senado..

sábado, 10 de abril de 2010

Raio mata três pessoas que viajavam de moto na região do Cariri Paraibano









A queda de um raio provocou à morte de três pessoas em uma estrada de terra que dá acesso as cidades de São José dos Cordeiros à Taperoá, municípios do Cariri paraibano. O fato foi registrado no fim da tarde desta sexta-feira (9).
De acordo com informações obtidas pelo Portal Vitrine do Cariri, José de Anchieta Farias Gonzaga e os irmãos José Neto Bonifácio e Lucenildo Bonifácio, de idades ainda não reveladas, viajavam em duas motos da cidade de São José dos Cordeiros em direção ao município de Taperoá debaixo de muita chuva e teriam sido atingidas pelo raio ao descerem das motos e procurarem abrigo embaixo de uma árvore às margens da estrada.
A ocorrência foi registrada por volta das 17h30, porém, por causa das lamas provocadas pelas fortes chuvas, os carros do Instituto de Polícia Científica (IPC) e outras viaturas demoraram quase duas horas para chegar ao local onde os corpos foram encontrados.
Ainda segundo as informações, as três vítimas, que moram em Taperoá, haviam ido à cidade de São José dos Cordeiros, buscar uma motocicleta que haviam comprado.
Os rapazes já estavam mortos embaixo de um pé de algaroba quando foram avistados por moradores do Sítio Acácio, local onde foi registrada a queda de vários raios na tarde desta sexta-feira (9).
Os corpos foram removidos para a Unidade de Medicina Legal de Campina Grande (UMLCG), onde passarão por necropsia antes de serem liberados para sepultamento.
RETROSPECTIVA
No último dia 29 de março uma jovem de 15 anos também foi atingida por um raio na cidade de Monteiro quando falava ao telefone. Ela foi socorrida para o Hospital Regional da cidade e mesmo sofrendo um início de uma parada cardíaca conseguiu sobreviver.
Em menos de um ano este é o terceiro caso de descarga elétrica no cariri. Antes da descarga elétrica ocorrida em Monteiro e esta última nas proximidades de Taperoá, seis animais da raça bovina foram eletrocutados na zona rural do município de Monteiro.
Vitrine do Cariri






Ricardo participa de debate que discute o desenvolvimento de Cajazeiras e região
















O presidente estadual do Partido Socialista Brasileiro (PSB) e pré-candidato ao governo do Estado, Ricardo Coutinho, participou na noite desta sexta-feira do primeiro Fórum de Desenvolvimento de Cajazeiras, promovido pelo Movimento dos Amigos de Cajazeiras (MAC), organização da sociedade civil que integra os mais diversos segmentos sociais e empresariais da cidade e de diversos outros municípios da região polarizada por aquela importante cidade sertaneja.
Inicialmente Ricardo Coutinho ressaltou a necessidade de implantação de uma política que vise a integração das ideias entre as vertentes que buscam uma melhor condição de vida para a população.
O pré-candidato ao governo do Estado disse que a base de qualquer política de desenvolvimento não apenas para Cajazeiras, mas para todo o país, é investir na educação.
“Em João Pessoa, até o final deste ano serão 338 novas salas de aula construídas pela atual administração municipal”, reforçou.
Ele disse ainda que é preciso pensar o Estado numa perspectiva que contemple todas as regiões e compreender que o recheio da política são as ideias.
Ricardo Coutinho criticou o fato de que não existe atualmente uma política de ciência e tecnologia efetiva na Paraíba.
“No último ano, a inclusão digital não recebeu nenhum tipo de recurso, ao contrário dos investimentos em propaganda que hoje alcançam somas astronômicas”, destacou.
Habitação - O presidente estadual do PSB fez uma explanação sobre a política habitacional do partido e mostrou como João Pessoa foi a capital do nordeste que mais diminuiu o seu déficit habitacional nos últimos anos e disse que isso só foi possível com a democratização da gestão realizada através do Orçamento Democrático, instrumento que mudou a relação entre governo e a sociedade.
Para o socialista, faz-se necessário que a Paraíba saia da atual prática política inspirada na República Velha e incentive políticas públicas inspiradas na sociedade participativa através de debates com toda a sociedade paraibana, respeitando a diversidade que caracteriza cada região do estado.
O evento - Empresários, autoridades e integrantes de movimentos sociais de toda a região participaram do Fórum de Desenvolvimento de Cajazeiras, que teve toda a cobertura da imprensa local e contou também com as presenças do deputado estadual José Aldemir; do presidente da Câmara Municipal, vereador Marcos Barros e do ex-prefeito de Cajazeiras, Carlos Antônio.paraibaonline e Ascom.

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Chuvas na Paraíba




Aesa prevê para as próximas 48 horas chuvas no Cariri, Agreste, Brejo e Litoral
A Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (AESA) prevê nas próximas 48 horas chuvas moderadas a fortes nas regiões do Agreste, Brejo e Litoral da Paraíba. Nas últimas 24 horas foram registradas chuvas em 78 municípios, com destaque para a cidade de Santa Inês que atingiu 92 milímetros.
A meteorologista da AESA, Marle Bandeira, informou que essas regiões estão em pleno período chuvoso e dentro das previsões do órgão. “Nas regiões do Cariri, Curimataú e Sertão o período mais chuvoso é de fevereiro a maio. Já no Agreste, Brejo e Litoral esse período é de abril a julho. Essas chuvas irregulares estão dentro da previsão”, comentou.
Nas últimas 24 horas, a AESA registrou fortes chuvas nos municípios de Aparecida (60,2 mm), Damião (79,5mm), Santa Inês (92 mm), Santana de Mangueira (61,5 mm), São Sebastião do Umbuzeiro (84,2 mm) e Monte Horebe (86 mm).
Previsão de temperaturas nas próximas 48 horas na Paraíba:
  Litoral         Agreste      Cariri          Sertão          Brejo
32 máxima  32 máxima  33 máxima  35 máxima   30 máxima
24 mínima  22 mínima   22 mínima   23 mínima     22 mínima
Gledjane Maciel, da Secom-PB



O POETA JOÃO FURIBA VISITA A RÁDIO PRINCESA

















Quem esteve ontem quarta-feira, 07 de Abril de 20010 nos studio's da Rádio Princesa, foi o lendário Poeta João Furiba. Furiba é uma lenda viva do "mundo da poesia", que no alto dos seus 85 anos, ainda viaja, canta e escreve. João Batista Bernardo (João Furiba), possuio seis mulheres, teve dois casamentos e 44 filhos. Cantou com o famoso Pinto de Monteiro durante 15 anos consecutivos. Foi soldado da Aeronautica, e foi a guerra clandestinamente e participou do último combate no Monte Castelo. Andou quase todo o Brasil cantando e declamando versos ao lado de Pinto de Monteiro e outros companheiros de viola, tais como Lourival Batista, Dimas Batista, Otácilio Batista, Manoel Xudú, Elisio Félix, Canhotinho, José da Cruz(hoje professor Universitário), Olivio Livramento, João Batista Siqueira(Cancão), Os Nonatos e Pedro Bandeira todos poetas de renome no mundo encantado da Poesia. Atualmente morando na cidade de Goiania, capital do Estado de Goiais, onde está escrevendo um livro contando suas histórias e aventuras. João Furiba, andou em toda Paraíba, cantou nos Estados de Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Rio Grande do Norte, Bahia, Acre, Roraima e Paises como Venezuela e Bolivia.
Todos os dados colhi em um pequeno bate papo com o grande.Blog Fábio Arruda.

quinta-feira, 8 de abril de 2010

MPPB vai fiscalizar licitações e convênios firmados por prefeituras

Fiscalizar as licitações realizadas pelas prefeituras na área de obras de engenharia e os convênios firmados com as Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip). Essas são as principais ações que serão desenvolvidas nos próximos 40 dias pela equipe especializada em Patrimônio Público e Terceiro Setor do Ministério Público da Paraíba para combater a corrupção em 51 municípios do Sertão Paraibano.
No dia 28, os coordenadores da equipe especializada Clístenes Bezerra e Alexandre Nóbrega vão se reunir com os promotores de Justiça que atuam nas comarcas de Catolé do Rocha, Brejo do Cruz, São Bento, Paulista, Pombal, Coremas, Itaporanga, Piancó, Santana dos Garrotes, Princesa Isabel, Água Branca, Malta, Patos, Teixeira, São Mamede e Santa Luzia para discutir a operacionalização dos trabalhos. Nos 51 municípios do Sertão da Paraíba abrangidos por essas 16 comarcas vivem mais de 580 mil habitantes.
A equipe especializada vai disponibilizar a cada promotor de Justiça um “kit” com modelos de peças e ações e com informações sobre indícios de irregularidades já levantadas pelo Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco) e pela Comissão de Combate à Improbidade Administrativa e Irresponsabilidade Fiscal (CCIAIF). Também serão disponibilizadas informações sobre as fundações sediadas na Paraíba para que os representantes do MP possam fiscalizar, orientar e acompanhar o trabalho desenvolvido por elas. Até dezembro deste ano, o trabalho da equipe especializada será estendido a todos os municípios paraibanos que foram divididos em cinco microrregiões para facilitar a atuação do MPPB.
Investigações mais aprofundadas - O promotor de Justiça Clístenes Bezerra disse que o kit vai possibilitar a instauração de inquéritos civis públicos em vários municípios ao mesmo tempo. A ideia é fazer com que haja investigações mais aprofundadas capazes de subsidiar futuras ações civis públicas por atos de improbidade administrativa.
Nos próximos dez dias, serão identificadas e mapeadas as irregularidades já constatadas pelo Gaeco e pela CCIAIF nas cidades abrangidas pelas 16 comarcas localizadas no Sertão. Nos municípios em que o Gaeco e a CCIAIF não atuaram, a equipe especializada vai iniciar as investigações sobre as licitações de obras de engenharia. “Nos encontros regionais dos promotores de Justiça, o combate à corrupção – que é genérico – foi eleito como uma das prioridades para a atuação do MP. Escolhemos atuar na fiscalização das licitações de obras de engenharia porque essa é uma área problemática, onde ocorrem muitas irregularidades como desvio de verba pública e fraudes. A grande maioria das prefeituras do Estado apresentam irregularidades nessa área”, lamentou Clístenes.
Oscips - Além de identificar e realizar um trabalho mais eficaz de acompanhamento e orientação das fundações sediadas na Paraíba, os promotores de Justiça vão fiscalizar as parcerias firmadas entre as prefeituras e Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscips).
De acordo com um levantamento realizado pelo Tribunal de Contas da Paraíba, entre 2005 e 2007, as parcerias resultaram no repasse de mais de R$ 76 milhões dos cofres públicos municipais para as organizações, muitas delas provenientes de Estados vizinhos como Pernambuco e Rio Grande do Norte. “Vamos tentar acessar informações junto ao Tribunal para aferir a regularidade ou não do serviço contratado pelas prefeituras com essas oscips. A lei estabelece que todo ente parceiro tem a obrigação de fiscalizar a aplicação desses recursos e se o município não fiscaliza, o gestor pode responder por ato de improbidade administrativa”, explicou o promotor de Justiça Alexandre Nóbrega.parlamentopb.

sexta-feira, 2 de abril de 2010

MISSA DA PAIXÃO DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO















































Missa da paixão realizada agora a tarde na Igreja Matriz Nossa Senhora do Bom Conselho, com o celebrante Fr. Ricardo,OC.Blog Fábio Arruda.

Malhar o Judas


Foto: Fábio Arruda





































Malhar o Judas ainda é uma prática comum em Princesa Isabel, apesar do costume estar desaparecendo das grandes cidades, principalmente por falta de local adequado ou pelos perigos que representa. Hoje, a brincadeira está restrita, praticamente, a algumas cidades do interior do Brasil especialmente em princesa Isabel, que continuam preservando a nossa cultura e tradições populares. A brincadeira acontece na Semana Santa, especificamente no sábado de Aleluia. Bonecos de palha ou de pano, pendurados em postes de iluminação pública, galhos de árvores, porteiras, currais, são rasgados e queimados.

A mais de 290 km/h, cantor cego bate recorde de velocidade em uma Ferrari















O cantor pop turco Metin Senturk se tornou nesta sexta-feira (2) o motorista cego mais rápido do mundo, e disse que sentiu "dançar com a morte".Senturk chorou ao sair da Ferrari F430 no aeroporto de Urfa, no leste da Turquia, e logo em seguida foi informado por representantes do livro de recordes Guinness Book que sua velocidade média de 292,89 quilômetros por hora superou o recorde anterior de direção cega sem acompanhante, de 284 quilômetros por hora, mantido por um executivo britânico.

"Eu não acho que haja palavras para descrever essa sensação. Estou realmente feliz. Foi realmente difícil, como dançar com a morte", disse Senturk, cego desde os 3 anos.
Atrás de Senturk, em um veículo separado, estava o ex-piloto Volkan Isik, que guiou o motorista cego por rádio.G1.
Carregando... Por favor aguarde...