Investigar o que cada aluno sabe para planejar o que todos devem aprender. É o chamado diagnóstico inicial, ou sondagem das aprendizagens, uma das atividades mais importantes no diálogo entre o ensino e a aprendizagem.
No início do II semestre, logo na terça-feira, dia 15 de julho, as professoras do 3º e 5º ano do Ensino Fundamental aplicaram uma avaliação diagnóstica com 24 questões de Língua Portuguesa e 24 questões de matemática para conhecer o que os alunos já dominam da matriz de competências e habilidades do SAEPE, conforme modelo enviado pela Secretaria Estadual de Pernambuco. A orientação foi dada para que os professores não interferissem no resultado, deixando os alunos aplicarem seus conhecimentos e sua autonomia leitora na resolução das questões. “É preciso conhecer o que os alunos sabem para não repetir conceitos nem propor tarefas além do que a garotada é capaz de compreender, disse Josilene Quidute, educadora de apoio.
Os gráficos foram analisados em conjunto. Esse olhar é imprescindível para construir uma visão detalhada da turma e de cada estudante e, com isso, poder planejar as aulas com base nas reais necessidades de aprendizagem. Esse diagnóstico não tem como objetivo classificar ou rotular os alunos. A idéia é enxergar problemas semelhantes que permitam direcionar o planejamento das atividades. Várias questões foram levantadas:
ü Alguns alunos erraram por falta de atenção ao ler a questão.
ü Há habilidades que ainda não foram trabalhadas – as que apresentaram o maior número de erro.
ü Apenas dois alunos de cada turma estão abaixo da média em Língua Portuguesa e Matemática.
ü Algumas habilidades precisam ser retomadas com a turma toda e outras apenas com alguns alunos no reforço escolar.
ü O planejamento deve contemplar habilidades já trabalhadas para revisar e sistematizar os conceitos.
Para Josilene, o resultado do diagnóstico é essencial para entender as principais necessidades dos professores para orientar as formas de ensinar. Se ninguém conhece um conteúdo, é claro que ele tem de ser trabalhado de forma prioritária. Se a maioria já resolve bem determinadas questões, a chave é pensar em formas de dar mais atenção aos que estão um passo atrás. Daqui pra frente vamos considerar esse diagnóstico na realização do planejamento semanal e na pauta da formação continuada. A intervenção feita em tempo hábil favorece o crescimento no desempenho dos estudantes e nosso objetivo é atingir 100% de aproveitamento, até porque as turmas do 3º e 5º ano do Ensino Fundamental serão avaliadas pelo SAEPE.
CONHEÇA O RESULTADO:
3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. – TURMA DA PROFESSORA ÂNGELA OLIVEIRA.
LÍNGUA PORTUGUESA – 39 ESTUDANTES.
QUESTÃO ITEM - DESCRITORES
1 - Ler palavras formadas por sílabas canônicas.
2 - Localizar informação explícita em texto verbal.
3 - Inferir informação em texto verbal. –NÃO TRABALHADO
4 -Ler palavras formadas por sílabas canônicas.
5 - Interpretar texto que conjuga linguagem verbal e não‐verbal.
6 -Reconhecer o assunto de um texto - NÃO TRABALHADO
7 - Localizar informação explícita em texto verbal.
8 -Iden��ficar o conflito gerador do enredo e os elementos que compõem a narrativa - NT
9 - Ler frases.
10 - Reconhecer o assunto de texto
11 - Identificar o gênero de um texto.
12 - Estabelecer relação de causa/consequência entre partes e elementos do texto.
13 - Identificar a finalidade de textos de gêneros diversos.
14 -inferir o sentido de palavra ou expressão.- NT
15 - Ler frases.
16 - Interpretar texto que conjuga linguagem verbal e não‐verbal.
17 - Interpretar texto não‐verbal.
18 - Reconhecer o assunto de um texto.
19 -Ler frases.
20 -Identificar o gênero de um texto.
21 - interpretar texto não‐verbal.
2-Reconhecer o assunto de um texto.
23 -Ler frases.
24 - Interpretar texto que conjuga linguagem verbal e não‐verbal.NT
MATEMÁTICA – 39 ESTUDANTES.
QUESTÃO ITEM - DESCRITOR
1 - Ler informações e dados apresentados em gráficos (particularmente em gráficos de coluna).
2 - Relacionar números a diferentes representações escritas.
3 -Reconhecer e utilizar, em situações problema, as unidades usuais de medida de tempo: dia, semana, mês e ano.
4 - Identificar propriedades comuns e diferenças entre poliedros e corpos redondos.
5 - Calcular o resultado de uma adição ou subtração de números naturais.
6 - Resolver problema utilizando a escrita decimal de cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro. NÃO TRABALHADO
7 - Identificar propriedades comuns e diferenças entre figuras bidimensionais pelo número de lados e tipos de ângulos.
8- Resolver problema com números naturais, envolvendo diferentes significados das operações de multiplicação e divisão.
9 -Ler informações dados apresentados em tabela.
10-Resolver problema com números naturais, envolvendo diferentes significados das operações de adição e subtração.
11 -Identificar a localização/movimentação de objeto em mapas, croquis e outras representações gráficas.
12 - Num problema, estabelecer trocas entre cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro, em função dos seus valores.
13 - Comparar e/ou ordenar números naturais.
14 - Resolver problema utilizando a escrita decimal de cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro. NÃO TRABALHADO.
15 - Calcular o resultado de uma multiplicação ou divisão de números naturais.
16 - Identificar a localização/movimentação de objeto em mapas, croquis e outras representações gráficas.
17 - Resolver problema com números naturais, envolvendo diferentes significados das operações de multiplicação e divisão.
18 - Resolver problema com números naturais, envolvendo diferentes significados das operações de adição e subtração.
19 - Associar quantidades de um grupo de objetos à sua representação numérica.
20 - Identificar a localização de números naturais/inteiros/racionais/reais na reta numérica.
21 - Reconhecer e utilizar, em situações problema, as unidades usuais de medida de tempo: dia, semana, mês e ano. NÃO TRABALHADO
22 - Calcular o resultado de uma multiplicação ou divisão de números naturais.
23 - Identificar propriedades comuns e diferenças entre figuras bidimensionais pelo número de lados e tipos de ângulos.
24 - Ler informações e dados apresentados em tabela.
5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL – PROFESSORA MÔNICA FERNANDES.
LÍNGUA PORTUGUESA – 40 ALUNOS.
1- Reconhecer o assunto de um texto.
2 -Localizar informação explícita em texto verbal.
3 - Estabelecer relações lógico‐discursivas entre partes de um texto, marcadas por advérbios, locuções adverbiais, conjunções, etc.
4 - Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.
5 - Estabelecer relação de causa/consequência entre partes e elementos do texto.
6 - Identificar repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto.
7 - Reconhecer o assunto de um texto.
8 - Interpretar texto que conjuga linguagem verbal e não‐verbal.
9- Identificar efeitos de humor e ironia em textos diversos. NÃO TRABALHADO
10 - Reconhecer o efeito de sentido decorrente de pontuação e outras notações.NT
11 - Identificar a finalidade de textos de gêneros diversos.
12 -Identificar o gênero de um texto.
13 - Interpretar texto que conjuga linguagem verbal e não‐verbal.
14- Reconhecer o assunto de um texto.
15 - Inferir o sentido de palavra ou expressão.
16 - Identificar a finalidade de textos de gêneros diversos.
17 - Estabelecer relações lógico‐discursivas entre partes de um texto, marcadas por advérbios, locuções adverbiais, conjunções, etc. NT
18 - Diferenciar fato de opinião relativa a um fato.
19 - Reconhecer formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema.
20 - Localizar informação explícita em texto verbal.
21- Estabelecer relação de causa/consequência entre partes e elementos do texto.
22 - Reconhecer o efeito de sentido decorrente de pontuação e outras notações. NÃO TRABALHADO.
23 - Inferir o sentido de palavra ou expressão.
24 - Localizar informação explícita em texto verbal.
MATEMÁTICA – 40 ALUNOS.
1- Ler informações e dados apresentados em tabela.
2-Reconhecer e utilizar, em situações problema, as unidades usuais de medida de tempo: dia, semana, mês e ano.
3 - Resolver problema utilizando a escrita decimal de cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro.
4 - Identificar simetrias em figuras geométricas planas.
5 - Calcular o resultado de uma adição ou subtração de números naturais.
6 - Identificar a localização/movimentação de objeto em mapas, croquis e outras representações gráficas.
7 - Ler horas em relógio de ponteiros ou digital.
8-Reconhecer e utilizar características do sistema de numeração decimal, tais como agrupamentos e trocas na base 10 e princípio do valor
posicional.
9 - Reconhecer as diferentes representações de um número racional. NÃO TRABALHADO
10 - Identificar o número de faces, arestas e vértices de figuras geométricas tridimensionais representadas por desenhos.
11 - Resolver problema envolvendo o cálculo de perímetro de figuras planas, com ou sem malhas.
12 - Resolver problema com números naturais, envolvendo diferentes significados das operações de multiplicação e divisão.
13 - Identificar fração como representação que pode estar associada a diferentes significados.
14 - Num problema, estabelecer trocas entre cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro, em função dos seus valores.
15 - Resolver problema que envolva porcentagem. NÃO TRABALHADO.
16 - Identificar propriedades comuns e diferenças entre poliedros e corpos redondos.
17 - Resolver problema com números naturais, envolvendo diferentes significados das operações de adição e subtração.
18 - Resolver problema envolvendo o cálculo de área de figuras planas, com ou sem malhas.
19-Resolver problema utilizando relações entre diferentes unidades de medida: km/m/
cm/mm, t/kg/g/mg, L/mL.
20- Reconhecer a composição e a decomposição de números naturais nas suas diversas ordens e na sua forma polinomial.
21 - Reconhecer a conservação ou modificação de medidas dos lados, do perímetro, da área em ampliação e/ou redução de figuras poligonaisusando malhas quadriculadas.
22 - Identificar a localização de números naturais/inteiros/racionais/reais na reta numérica.
23 - Identificar propriedades comuns e diferenças entre figuras bidimensionais pelo número de lados e tipos de ângulos.
24- Estabelecer relação entre horário de início e término e/ou intervalo de duração de um evento ou acontecimento.
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