Pages

Tecnologia do Blogger.

terça-feira, 29 de julho de 2014

Sai resultado da primeira chamada do Sisutec; matrícula começa quarta-feira e vai até sexta

O resultado da primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) está disponível para consulta pela internet. Os candidatos pré-selecionados têm os dias 30 e 31 próximos e 1º de agosto para fazer a matrícula diretamente nas instituições que oferecem os cursos.
Os estudantes que não foram selecionados na primeira chamada terão nova chance na segunda convocação, a ser divulgada em 5 de agosto.
Para esta edição do Sisutec, foram oferecidas 289.341 vagas em cursos técnicos e gratuitos em instituições públicas e particulares e nos serviços nacionais de aprendizagem (sistema S), distribuídas em 466 municípios das 27 unidades da Federação.
As vagas serão preenchidas prioritariamente por pessoas que tenham cursado o ensino médio completo em escolas da rede pública ou, em instituições particulares, na condição de bolsistas integrais. Além disso, os candidatos devem ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 e obtido nota na redação que não seja zero.
Criado em 2013, o Sisutec integra o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que até julho deste ano registrou 7,6 milhões de matrículas em todo o país.
A relação dos convocados na primeira chamada pode ser consultada na página do Sisutec na internet.
Assessoria de Comunicação Social-MEC

Pauta do TCE tem contas de 6 Prefeituras e quatro Câmaras

O Tribunal de Contas da Paraíba vai se reunir, nesta quarta-feira (30), a partir das 9 horas, para o exame, entre outros, de processos de prestação de contas oriundos de seis Prefeituras Municipais e quatro Câmaras de Vereadores. Na mesma sessão plenária, ainda serão analisadas as contas do Instituto de Assistência à Saúde do Servidor (Ipep) referentes ao exercício de 2012.
O TCE verificará as contas de 2012 dos atuais prefeitos de Riachão do Bacamarte (José Gil Mota) e Joca Claudino (Lucrécia Adriana de Andrade Barbosa) e, também, as dos ex-prefeitos de São José de Piranhas (Domingos Leite da Silva Neto), Carrapateira (José Adirson Pereira), Poço Dantas (Itamar Moreira Fernandes) e Parari (Solange Aires Caluête Guimarães).
As Câmaras de Vereadores com prestação de contas anuais na pauta do TCE são as de Camalaú (exercício de 2013), Juarez Távora, Belém e Bananeiras (2012). As sessões da Corte ocorrem às quartas-feiras, a partir das 9 horas, com acesso público permitido e transmissão ao vivo por meio do Portal do TCE (www.portal.tce.pb.gov.br).
Ascom TCE-PB // Frutuoso Chaves

Paraibanos aparecem em lista dos "cabeças"do Congresso e parlamentares em ascensão

Share on facebookShare on twitterSha
Os senadores paraibanos Vital do Rêgo (PMDB), presidente da CCJ, e Cássio Cunha Lima (PSDB)  aparecem citados como os “cabeças” do Congresso Nacional em um estudo realizado pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP) divulgado nesta terça-feira (29). De acordo com o DIAP, os “Cabeças” são aqueles parlamentares que conseguem se diferenciar dos demais pelo exercício de todas ou algumas das qualidades e habilidades como conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações.
Na lista, entre os paraibanos ainda aparecem citados como políticos em ascensão Manoel Junior (PMDB) e Wellington Roberto (PR) e Efraim Filho (DEM), sendo este último, uma novidade na lista.
Para a classificação e definição dos nomes que lideram o processo, o DIAP adotou critérios qualitativos e quantitativos que incluem aspectos posicionais (institucionais), “reputacionais e decisionais”. “Entendemos como critério posicional ou institucional, o vínculo formal ou o posto hierárquico ocupado na estrutura de uma organização; o reputacional, a percepção e juízo que outras pessoas têm ou fazem sobre determinado ator político; e o decisional, a capacidade de liderar e influenciar escolhas”, explica o DIAP em documento.
A pesquisa inclui apenas os parlamentares que estavam exercendo  mandato no período de avaliação, correspondente ao período de fevereiro a junho de 2014. Assim, quem esteve ou está licenciado do mandato, mesmo influente, não faz parte da publicação. Por isto, não constam entre os 100 mais influentes: o deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), que tomou posse como ministro de Estado dos Esportes, o deputado Jilmar Tatto (PT-SP), 
que assumiu a Secretaria Municipal de Transportes de São Paulo, o deputado Ricardo Berzoni (PT-SP), ministro de Estado chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, e a senadora nomeada ministra de Estado da Cultura, Marta Suplicy (PT-SP). Entre os 100 parlamentares que comandam o processo decisório no Congresso, 63 são deputados e 37 são senadores. 

Os dois partidos com maior número de parlamentares destacados são o 
PT, ao qual é filiada a presidente da República, e o PMDB, partido 
do vice-presidente da República e dos presidentes da Câmara dos 
Deputados e do Senado Federal.
da Redação (com assessoria)
WSCOM Online

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Número de candidatos solteiros cresce 26% em quatro anos


Evolução do estado civil dos candidatos das eleições de 2014
O número de candidatos solteiros aumentou 26,2% entre as eleições de 2010 e de 2014, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Há quatro anos, 5.992 pessoas que concorreram ao pleito eram solteiras; neste ano, são 7.564. A maioria dos candidatos é de casados. Neste ano, 55,8% dos concorrentes tem este estado civil. A proporção, porém, vem caindo já há alguns anos. Na disputa eleitoral de 1998, ela era de 66,3%. Ao mesmo tempo, o percentual de solteiros está em alta constante. De 18,3% em 1998, passou para os atuais 30,3%. A proporção de divorciados também tem crescido, apontam os dados do TSE. O índice passou de 6,2%, em 1998, para 10,4% neste ano. Já os percentuais de viúvos se mantêm constantes, e os de separados judicialmente, em queda.
G1

domingo, 27 de julho de 2014

Brejo desponta com produtos e serviços que desenvolvem a economia e autoestima da PB


Brejo desponta com produtos e serviços que desenvolvem a economia e autoestima da PB
 Não importa se a Paraíba é conhecida como terra quente, de sol e calor o ano todo, em algumas regiões, o frio também dá o ar de sua graça e desenvolve no povo e na economia um jeito diferente de receber e de produtos típicos para oferecer. Um destes produtos é o Caminhos do Frio, um projeto cultural e econômico que aquece a economia da região brejeira da paraíba entre os meses de julho e agosto.

Uma das cidades que consegue há oito anos participar com desevolvimento de produtos e serviços aos residentes e turistas é Pilões. Com o apoio do Sebrae, vários empreendedores têm despertado para os potenciais locais e da boa vontade do seu povo de aprender coisas novas e assim dar a quem procura um turismo de experiência que faz com que quem visite não esqueça a vivência e queira cada vez mais o produto oferecido. 

O sucesso de alguns empreendimentos é notável e a divulgação profissional e boca a boca tem deixado vários micro e pequenos empresários bem atarefados, movimentando e diversificando a economia local da região.

Em Pilões, um dos engenhos que mais se destaca é o Olho DÁgua. Com sua cachaça temperada por três meses em 12 ervas, rapadura e um colhe e pague com flores tropicais, o local é um convite para os sentidos.

 

Os proprietários oferecem ainda, caso seja agendado, um passeio inesquecível com clima de volta no tempo, num jantar no memorial da cachaça, com tochas, lamparinas e um founde de queijo de coalho a noite ao som do sax, ou um rubacão no almoço. Além do colhe e pague, onde você pode colher as flores tropicais para um arranjo que o cliente mesmo faz e leva para casa. Um turismo de experiência completo. Um resgate das tradições para que o turista e o morador local conheça um pouco mais do passado do local.

Dois grupos de mulheres também chamam a atenção com sua forma de receber e os produtos oferecidos. O Grupo Flores para Sempre faz o Chá na varanda que com uma bela vista pode ser tomado um café, suco com bolos e tapiocas, um local para relaxar e curtir. Além disso, no local são feitas flores de tecido e outros artigos de artesanato que encantam pelos detalhes e aproveitamento de tecido de uma maneira sustentável. As mulheres envolvidas tiveram sua autoestima estimulada porque antes trabalhavam apenas com plantio e cultivo de cana de açúcar e hoje, podem além de ter uma renda a mais, receber os elogios dos turistas que apreciam seus produtos e seus serviços feitos com carinho e cuidado, de sabor maravilhoso.

Outro grupo é o das Mulheres em Ação que ficam trabalhando num assentamento rural em Pilões. Para chegar lá, o turista entra num caminho cheio de expectativas, verde e plantações locais de cana de açúcar, bananas e mandiocas.

As 12 mulheres recebem muito bem os visitantes com seus quitutes e histórias de vida, de superação e autoestima que foi elevada depois do empreendimento que desenvolve os dotes culinarários e artesanais das envolvidas que nem sabiam que podiam aprender cada vez mais e empreender, ganhando dinheiro fazendo coisas que adoram fazer.

No local também funciona uma casa de farinha que ainda produz farinha de mandioca e goma para a culinária. Num salão são realizados cafés especiais e chás da tarde que podem ser agendados para os turistas e moradores que desejarem conhecer um pouco mais da cultura rural e seus produtos culturais e gastronômicos.

Uma visita rica de cultura e alimentação nutritiva cheia de novidades como o petisco feito da casca da mandioca frita no azeite, além das macaxeiras fritas em formato chips, e as tradicionais comidas de milho e tapioca. Um local para apreciar vários aspectos sensoriais. 

Um destaque especial ficou por conta de uma propriedade rural, Engenho Várzea do Coaty que apesar de ser em Areia, tem servido como local de encontro de moradores desta cidade e de Pilões e região, além dos turistas que chegam nestas cidades e proximidades. O Local é uma sede de engenho que foi construida em 1920 e até hoje funciona, não mais como outrora, com sua casa de farinha e budega, mas com um espaço para receber pessoas para uma boa refeição, ao som de música e visita a Casa Grande, uma viagem no tempo.

A casa, com arquitetura influenciada por um engenheiro inglês, foi a primeira na região a utilizar cimento na construção, importado da Inglaterra. Na época usava-se cal e óleo de baleia para concretar as paredes. Sua disposição é bem diferente das casas tradicionais, pois não tem corredor e os quartos são interligados. Salas grandes e varandas, além de uma cozinha e copa, ainda guardam os móveis antigos, feitos de madeira de lei. Um local imperdível de conhecer e apreciar. Ainda tem um pesque pague para os visitantes se divertirem e venda de queijos e rapadura.



A representante do Sebrae, Regina Amorin destacou que os projetos de experiência e produto turístico desenvolvido pelos empreendedores de Pilões e Areia visam potencializar desde 2006 o que o Brejo tem para mostrar tanto em produtos culinários, como receptividade rural, aconchegante e artesanal. " Viemos inovar e resgatar o produto local, são pessoas simples sempre prontas para aprender e se desenvolver. Estão felizes com os resultados e querem crescer cada vez mais, aumentando a renda e a auto estima destas mulheres empreendedoras e demais envolvidos. Uma valorização e resgate cultural para fazer todos felizes", destacou Regina.

Vanessa de Melo

PB Agora

sábado, 26 de julho de 2014

O país que é um lixão


Leandro Mazzini - Coluna Esplanada
 Após quatro anos da sanção da lei sobre o prazo para fim dos lixões, que termina daqui a oito dias, o Brasil figura como quarto maior gerador de lixo do mundo, e mais de 3 mil das 5 mil cidades brasileiras não cumpriram a meta de instalar aterros sanitários, como determina a Política Nacional de Resíduos Sólidos. O País desperdiça R$ 8 bilhões por ano por não reciclar.
“Menos de 10% dos municípios apresentaram plano de gerenciamento compartilhado dos resíduos no Brasil”, destaca Sebastião Carlos dos Santos, presidente da Associação de catadores de Material reciclável do Jardim Gramacho (RJ) e Consultor do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Tião dos Santos tornou-se estrela internacional após protagonizar o documentário Lixo Extraordinário, do artista plástico Vik Muniz, premiado em vários festivais. A Confederação Nacional dos Municípios, que abrange mais de 3 mil prefeituras, prepara levantamento.

Escrito por Magno Martins, 
 

Onda de calor faz chineses lotarem parque aquático; VEJA FOTOS



 
Chineses em parque aquático por conta de onda de calor (Foto: STR/AFP)Parque aquático ficou lotado na China devido às altas temperaturas (Foto: STR/AFP)
Uma onda de altas temperaturas que atinge o sudoeste da China levou centenas de pessoas a um parque aquático de Suining, na província de Sichuan, nesta sexta-feira (25).

Segundo informações da imprensa local, as temperaturas ultrapassaram os 37ºC até mesmo em locais cobertos, o que fez o departamento meteorológico do país emitir um alerta laranja na região.
Chineses em parque aquático por conta de onda de calor (Foto: STR/AFP)Chineses em parque aquático nesta sexta-feira (Foto: STR/AFP)
Chineses em parque aquático por conta de onda de calor (Foto: STR/AFP)Chineses brincam na água em busca de refresco devido às altas temperaturas (Foto: STR/AFP)
Chineses em parque aquático por conta de onda de calor (Foto: STR/AFP)Chineses lotam parque aquático no sudoeste do país (Foto: STR/AFP)
Do G1, em São Paulo

Cássio lidera pesquisa com 45,5%, Ricardo aparece com 29,2% e Vital tem 4,4%

A pesquisa foi encomendada ao Instituto Souza Lopes e ouviu 1500 pessoas
A pesquisa Correio/Souza Lopes divulgada pelo sistema Correio da Paraíba na noite desta sexta-feira, aponta que o senador Cássio Cunha Lima (PSDB), da ‘Coligação A Vontade do Povo’, aparece na liderança com 45,5% das intenções de votos na disputa pelo Governo do Estado. O governador Ricardo Coutinho (PSB), da ‘Coligação A Força do Trabalho’ está em segundo lugar com 29,2% das intenções de votos. O senador Vital do Rêgo (PMDB), da ‘Coligação Renovação de Verdade’, que pela primeira vez aparece nas pesquisas, foi a escolha de 4,4% dos eleitores ouvidos.
O deputado federal Major Fábio (PROS) aparece em quarto lugar com 0,8%, seguido de Antônio Radical do PSTU e Tárcio Teixera do PSol que estão empatados com 0,1%
A pesquisa foi encomendada ao Instituto Souza Lopes e ouviu 1500 pessoas entre os dias 19 e 22 de julho em 55 municípios da Paraíba e foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) no último dia 20, sob o protocolo PB-00013/2014.
A margem de erro da pesquisa é de 2,6 pontos percentuais para mais ou para menos e o intervalo de confiança é de 95%.

Da redacão com TV Correio
WSCOM Online

sexta-feira, 25 de julho de 2014

Segunda etapa do concurso dos cartórios extrajudiciais será realizada neste domingo

Um total de 1.532 candidatos participam da 2ª etapa do 1º Concurso Público para os Cartórios Extrajudiciais da Paraíba, que será realizado neste domingo (27), no Centro Universitário João Pessoa (Unipê), situado na BR 230 - Km 22, Bairro Água Fria. As provas começam às 14h, mas os candidatos devem se apresentar no local com, no mínimo, 30 minutos de antecedência. O certame visa ao preenchimento de 278 vagas.
Na segunda fase, a avaliação consiste em prova escrita (quatro questões teóricas) e prática (duas questões). Será admitida apenas a consulta à legislação. O texto deverá estar desacompanhado de qualquer comentário, anotação, jurisprudência ou súmula dos Tribunais. É vedada ainda a utilização de qualquer tipo de cópias xerográficas, especialmente de livros e/ou de obras publicadas.
Os trabalhos de aplicação das provas contam com um contingente de 90 pessoas, entre coordenadores, fiscais e suporte, além dos membros da Comissão e respectivos assessores, que promoverão a fiscalização dos materiais permitidos para consulta durante a realização da etapa.
O Documento de Confirmação de Convocação, com datas e locais de prova, pode ser acessado pelos candidatos no site do Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES - www.cartorio.tjpb.ieses.org), responsável pelo certame. A confirmação também pode ser feita pelo link "Concursos/Seleção", localizado no portal do Tribunal de Justiça (www.tjpb.jus.br).
Comissão - O presidente em exercício da Comissão, desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, substitui o desembargador Romero Marcelo da Fonseca Oliveira, que assumiu, temporariamente, a Presidência do TJPB.
A comissão é integrada também pelos juízes Antônio Silveira Neto, Meales Medeiros de Melo e Romero Carneiro Feitosa; pelo representante do Ministério Público, procurador de Justiça José Raimundo de Lima; pelo representante da Ordem dos Advogados do Brasil - Secção Paraíba, Carlos Otaviano de Medeiros Mangabeira e pelos representantes dos titulares das Serventias Extrajudiciais, notário Germano Toscano de Brito e o registrador Válber Azevêdo de Miranda Cavalcanti.

http://www.clickpb.com.br

quinta-feira, 24 de julho de 2014

Equipe da Tomé lamenta a morte do escritor e dramaturgo Ariano Suassuna

Imortal o autor
Imortal o escritor
Imortal o poeta
Imortal o professor
Imortal o construtor
ARIANO SUASSUNA

               Morreu no Recife, nesta quarta-feira (23), o escritor, dramaturgo e poeta paraibano Ariano Suassuna, aos 87 anos. Ele estava internado desde a noite de segunda (21) na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Português, onde foi submetido a uma cirurgia na mesma noite após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) do tipo hemorrágico.
               A equipe da Escola Tomé Francisco recebeu por duas vezes o escritor Ariano Suassuna, na segunda aula-espetáculo  “ Tributo a Capiba”, proferida pelo escritor e grupo de Teatro Arraial, no dia 24 de abril de 2012, o imortal deixou um depoimento emocionante para a plateia da Tomé: “ Já andei o país inteiro, mas nunca senti tamanha emoção na recepção preparada para mim nessa escola”. A Biblioteca recebeu seu nome “Ariano Suassuna” e sua simplicidade já faz parte da história dessa instituição. Para os brasileiros, deixou um legado inegável na literatura, no teatro, nas artes plásticas e na música. 
             Gestores, professores, funcionários, alunos e comunidade escolar e local receberam a notícia da sua morte com muita tristeza, mas com a certeza de que seu nome será imortalizado.

TRIBUTO A ARIANO

Minha mãe é a Paraíba
O meu pai é Pernambuco
Muito bem falou Ariano
Quando aqui um dia esteve.
Falo de Lagoa da Cruz
No Sertão localizada
Da Paraíba e Pernambuco
Uma filha muito amada.

Deus quis que uma escola
Em seu solo fosse construída
Em terras de Pernambuco
Para a alegria de todos erguida.
Os destinos se cruzaram
E o ilustre escritor
Do auto da compadecida
Apareceu em nossas vidas.

 A ele agradecemos
A honra concedida
Sua aula-espetáculo
Há muito tempo prometida
Acontece em grande estilo
Finalmente é cumprida
A palavra que foi dada
Por ele não foi esquecida.


Direção e professores da ETFS







Brasil sobe uma posição em ranking de desenvolvimento humano e ocupa 79º lugar

Wellton Máximo – Repórter da Agência Brasil Edição: Luana Lourenço
O Brasil subiu no ranking mundial de desenvolvimento humano em 2013. Segundo dados divulgados hoje (24) pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), o país ficou em 79º lugar no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) no ano passado, uma posição acima da registrada em 2012. Apesar da melhora, o Brasil continua abaixo de outros países latino-americanos como Chile, Argentina, Cuba e Uruguai.
Com IDH 0,744, o país registrou a mesma nota da Geórgia (república da região do Cáucaso) e de Granada (país do Caribe). Pela metodologia das Nações Unidas, o Brasil é considerado um país de alto desenvolvimento humano por ter registrado nota acima de 0,7. O IDH varia de 0 a 1, grau máximo de desenvolvimento. Em 2013, o indicador abrangeu 187 países.
A Noruega foi o país com maior IDH no ano passado, com índice de 0,944, seguida de Austrália (0,933), Suíça (0,917) e Holanda (0,915). Em relação aos países latino-americanos, os mais bem classificados foram Chile (41º lugar, com nota 0,822), Cuba (44º, com nota 0,815) e Argentina (49º, com nota 0,808), considerados com grau muito alto de desenvolvimento humano por terem obtido nota acima de 0,8.
Entre o Brics, grupo que reúne as cinco principais economias emergentes do mundo, o Brasil registrou o segundo melhor IDH, atrás da Rússia (57º lugar, nota 0,778). Com nota 0,719, a China ficou na 91ª posição. A África do Sul ficou em 118º no ranking (nota 0,658); e a Índia, em 135º (nota 0,586).Na América Latina e no Caribe, Uruguai (50º noranking, com nota 0,790), Barbados (59º, nota 0,776), Antígua e Barbuda (61º, nota 0,774), Trinidad e Tobago (64º, nota 0,766), Panamá (65º, nota 0,765), Venezuela (67º, nota 0,764), Costa Rica (68º, nota 0,763), México (71º, nota 0,756) e São Cristóvão e Nevis (73º, nota 0,750) também registraram IDH mais alto que o Brasil.
Apesar da melhoria de 2012 para 2013, o Brasil acumula queda de quatro posições em relação a 2008, quando estava em 75º na lista geral. De acordo com o Pnud, o IDH brasileiro melhorou em todos esses anos. No entanto, quatro países – Irã, Azerbaijão, Sri Lanka e Turquia – tiveram crescimento maior que o Brasil no período, resultando na perda de posições.
Criado em 1980, o IDH mede o desenvolvimento humano por meio de três componentes: expectativa de vida, educação e renda. Em 2013, o Brasil registrou 73,9 anos de expectativa de vida, 7,2 anos de média de estudo, 15,2 anos de expectativa de estudo para as crianças que atualmente entram na escola e renda nacional bruta per capita de US$ 14.275 ajustada pelo poder de compra.
O IDH do Brasil em 2013 subiu 36,4% em relação a 1980. Naquele ano, a expectativa de vida correspondia a 62,7 anos, a média de estudo era de 2,6 anos, a expectativa de estudo somava 9,9 anos, e a renda per capita totalizava US$ 9.154. “O Brasil é um dos países que mais evoluíram no desenvolvimento humano nos últimos 30 anos”, disse o representante residente do Pnud no Brasil, Jorge Chediek. Ele destacou que as mudanças são estruturais e têm ocorrido em todos os governos.
Por causa de mudanças na metodologia, a série histórica do IDH foi revista. Pelo critério anterior, o Brasil tinha ficado em 85º em 2012. Com a mudança de cálculo, o país subiu para a 80ª colocação no ano retrasado.

Dilma se encontra com Campos no velório de Ariano Suassuna

 Adversários nestas eleições, a presidente Dilma Rousseff e o ex-governador Eduardo Campos (PSB-PE) encontraram-se nesta quinta-feira (24) no Recife, durante o velório do escritor paraibano Ariano Suassuna.

Durante o encontro, Dilma passou por uma saia justa, pois o público cantou a música "Madeira do Rosarinho", canção que Suassuna entoava em todos os comícios de Campos desde a eleição de 2006, quando o pernambucano foi eleito governador pela primeira vez.

Suassuna era casado com a tia de Renata Campos, mulher do ex-governador. Desde pequeno, Campos convivia com o artista paraibano. O ex-governador tem feito uma série de críticas ao governo Dilma.

A presidente chegou ao Palácio do Campo das Princesas, sede do governo de Pernambuco, por volta das 14h20, acompanhada pelo governador Jaques Wagner (PT-BA) e pelo ministro Aldo Rebelo (Esporte), além de correligionários pernambucanos.

Enquanto Campos estava mais recuado, ao lado do governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), Dilma ficou à frente, com o governador de Pernambuco, João Lyra Neto (PSB).

Quando Dilma sentou-se ao lado da viúva, Zélia Suassuna, o público presente puxou a canção carnavalesca usada nas campanhas de Campos. Foi então que o presidenciável veio à frente e ficou próximo ao caixão.

"E se aqui estamos cantando esta canção. Viemos defender a nossa tradição e cantar bem alto que a injustiça dói. Nós somos madeira de lei que cupim não rói", diz o refrão da música.

Antes de ir embora, Dilma deu dois beijinhos em Campos e eles trocaram algumas palavras.

A presidente partiu depois de quase meia hora, sem dar entrevistas. Do Recife, ela seguiria para o Rio de Janeiro, onde tem compromissos ainda nesta quinta. Campos viaja somente nesta sexta-feira (25) para cumprir agenda em São Paulo.


Folha

quarta-feira, 23 de julho de 2014

Morre no Recife aos 87 anos Ariano Suassuna

 / Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem

Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem

Seria bom se Ariano Suassuna tivesse aquele jeitinho mirabolante de João Grilo para conseguir driblar a morte como o seu inesquecível personagem. Um dos maiores escritores e dramaturgos da língua portuguesa faleceu no fim da tarde desta quarta-feira (23), às 17h15 horas, no Real Hospital Português, aos 87 anos. O paraibano radicado em Pernambuco desde 1942 foi internado na noite da última segunda-feira (21) após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico. Passou por cirurgia para a colocação de dois drenos. Ficou em coma e passou a respirar com a ajuda de aparelhos , quando acabou morrendo com uma parada cardíaca provocada pela hipertensão intracraniana. 
O velório será aberto ao público a partir das 23h desta quarta-feira (23), no Palácio do Campo das Princesas, na área Central do Recife. Já o enterro será no Cemitério Morada da Paz, às 16h, desta quinta-feira (24). Ariano Suassuna morreu no mesmo dia que completava  um ano da morte do sanfoneiro Dominguinhos, que morreu aos 72 anos, no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, em decorrência de complicações infecciosas e cardíacas. 
Nesta quinta-feira (23), o Jornal do Commercio vai publicar uma edição especial na versão impressa para prestar uma homenagem ao escritor. 
A divulgação da morte de Ariano foi informada através de uma nota oficial do Hospital Português:
O escritor Ariano Suassuna, em decorrência de grave Acidente Vascular Cerebral (AVC) Hemorrágico, faleceu nesta quarta-feira (23/07), às 17h15, no Real Hospital Português, onde estava internado desde a última segunda-feira (21/07). O paciente teve uma parada cardíaca provocada pela hipertensão intracraniana. A família ainda não informou os detalhes do funeral.
Ariano já tinha sofrido um AVC, mas do tipo isquêmico, que é considerado mais fraco. Já no dia 21 de agosto de 2013, teve um infarto, mas também conseguiu se recuperar.
Dono de uma das principais trajetórias da literatura e da dramaturgia nacional – um raro caso de nome e rosto conhecido até mesmo pelo grande público –, Ariano Suassuna nasceu em João Pessoa, em 1927. Com três anos, se mudou com a família para o interior da Paraíba, após o assassinato do pai João Suassuna por motivos políticos. Temendo que os filhos se vingassem, a mãe de Ariano, Cássia Vilar, levou todos para Taperoá.
A perda fatídica nunca foi superada por Ariano. “Desde esse dia eu me vi / como um Cego, sem meu Guia, / que se foi para o Sol, transfigurado”, escreveu no poema Fazenda Acauhan. O escritor declarou diversas vezes que começou a escrever e ler para continuar se relacionando com o pai através da sua biblioteca. Outra imagem da morte na sua obra é a da Onça Caetana, mulher convertida em mistura de onça, cobra e três aves-de-rapina.
Ariano veio para o Recife anos mais tarde, para terminar os estudos e cursar Direito. Sua estreia na literatura se deu nas páginas do Jornal do Commercio, em 1945, com o poema "Noturno". Pouco depois, ele escreveria sua primeira peça, a tragédia "Uma mulher vestida de sol". A essa altura, já havia fundado com o colega Hermilo Borba Filho o Teatro do Estudante de Pernambuco e, mais tarde, criaria com ele o Teatro Popular do Nordeste, antes de um rompimento.
Apesar da estreia teatral no universo trágico, seria na comédia, no entanto, que sua produção alcançaria o maior êxito, notadamente com "Auto da Compadecida", escrita em 1955 e encenada pela primeira vez dois anos depois, no Rio de Janeiro, pelo Teatro Adolescente do Recife. O texto, um dos mais adaptados e conhecidos da dramaturgia brasileira, virou filme em três ocasiões, sendo a última delas a mais famosa, criada pelas mãos do cineasta Guel Arraes e exibida também como minissérie em 1999. Entre as outras peças do autor, destacam-se "O santo e a porca" (1957), "Farsa da boa preguiça (1960)" e "As conchambranças de Quaderna" (1987).
Na prosa, a grande obra de Ariano seria publicada na década de 1970: "O romance d'A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta", mais tarde adaptada para o teatro e para a TV, virando minissérie da Globo em 2007. O autor trabalhava recentemente no livro "O jumento sedutor", misto de romance, poesia e teatro.
Mentor do movimento armorial, que buscava criar obras artísticas a partir das raízes populares do Nordeste, Ariano ainda foi um importante pensador da cultura nacional. Professor de Estética na UFPE, nunca evitou debates e posicionamentos sobre temas como a cultura estrangeira e o tropicalismo, por exemplo. "Iniciação à estética", de 1975, é uma de suas principais obras de teoria. Essas reflexões seriam levadas junto a seus causos para as suas tão famosas aulas-espetáculo, que correram Pernambuco e o Brasil.
Se os debates estéticos sempre o interessaram, Ariano também sempre fez questão de se posicionar politicamente. Ele era, nas suas próprias palavras, “de esquerda”, mas não marxista. Depois da ditadura, sua trajetória passou a estar intimamente ligada ao Partido Socialista Brasileiro (PSB), a partir da amizade com Miguel Arraes. Inúmeras vezes subiu em palanques para cantar o frevo que ele transformou em hino político, "Madeira que cupim não rói". Ariano foi Secretário de Cultura na primeira gestão de Eduardo Campos e ocupava atualmente a Secretaria Especial da Assessoria do Governo de Pernambuco. Além da arte e da política, outra paixão do autor era o Sport. O atual modelo de uniforme do time pernambucano é uma homenagem a Ariano e traz uma frase dele impressa.
Uma das últimas agendas do escritor e dramaturgo seria no final de agosto, quando receberia uma celebração com uma mostra de filmes, exposição de fotografias e aula-espetáculo, intitulada "Ariano Suassuna – Arte como missão", na Caixa Cultural do Recife, mas o evento foi cancelado depois do internamento do autor.

Do JC Online

Carregando... Por favor aguarde...