Pages

Tecnologia do Blogger.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Ganhos para os produtores de mandioca do sertão paraibano


O Sebrae, dentro da sua unidade de agronegócio, através da Agência Regional do Sebrae Patos, desenvolve, desde 2009, um trabalho dentro da mandiocultura, mais precisamente na Serra de Teixeira, abrangendo os municípios de Princesa Isabel, São José de Princesa e Tavares, conhecido como Projeto ‘Mandiocultura na Serra de Teixeira’.

Nestes três municípios, mais de 400 produtores, sendo 40 participantes do Projeto e membros das 05 (cinco) associações voltadas para o plantio e cultivo da mandioca na região, atuam na agricultura familiar, com propriedades de minifúndios produzindo a mandioca, além da disponibilidade de 20 casas de farinha fazendo o beneficiamento da raiz. E para 2012, através do Projeto ‘Produzir Desenvolvimento’, uma parceria entre o Governo do Estado da Paraíba e o BNDS, agricultores de associações destes três municípios terão o benefício de aproximadamente R$ 205 mil em máquinas e equipamentos que irão auxiliá-los no plantio e no cultivo da lavoura da mandioca.

Está previsto para esta sexta-feira, 20, na comunidade Lagoa de São João, município de Princesa Isbael, às 16h, a entrega de um trator, uma grade aradora, 16 discos, um carroção de madeira de seis toneladas e uma roçadeira mecânica que certamente contribuirão de maneira significativa nos avanços produtivos da raíz. Estarão presentes no local, representantes do Governo do Estado, da Prefeitura Municipal de Princesa Isabel, Emater e do Sebrae Paraíba.

O projeto “Mandiocultura na Serra de Teixeira” vem ganhando cada vez mais destaque em âmbito estadual e nacional, quando foi apresentado, em novembro de 2011, no XIV Congresso Brasileiro de Mandioca, pelo consultor Sebrae Francisco Almeida Ângelo e pelo Gerente Regional do Sebrae Patos, Aldo Nunes, ficando, o projeto, em evidência no Congresso.

Por Eduardo Silva

1 comentários:

Dedé da Sertaneja disse...

Viva a Capital da mandioca!

Carregando... Por favor aguarde...