
De acordo com o secretário executivo da Casa Civil, Walter Aguiar, a realização do Seminário, o primeiro de outros a serem realizados pela Paraíba, tem como maior potencial o de unir as pessoas que fazem o governo para socializar e unificar as ações que o governo já fez e está fazendo.
“Há muita coisa sendo feita em cada rincão desta Paraíba, e queremos traçar o panorama do que o governo tem feito, de forma unificada, para que as ações em curso aconteçam de maneira unificada e na mesma direção e assim conseguirmos os objetivos maiores do nosso programa de governo”, pontuou Aguiar.
A abertura do 1º Seminário Regional foi realizada pelo anfitrião do evento, sediado no auditório do Parque Ecológico Cultural Fausto Germano, o prefeito Acácio Araújo Dantas. Em sua fala inicial, o gestor exaltou a iniciativa do governo estadual. “Vemos por toda Paraíba as obras sendo executadas e de diversas magnitudes. Aliado a isto, a cidade de Picuí conta com o apoio da deputada Gilma Germano nas melhorias feitas dentro da cidade”, disse o prefeito.
Além de Gilma Germano, estiveram presentes o secretário executivo da Infraestrutura do Estado, Carlos Alberto; o secretário de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, Marenilson Batista; o diretor Administrativo da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep), João Fernandes; a diretora de Operações do Jornal A União, Albiege Fernandes; o presidente da Federação dos Municípios da Paraíba (Famup), Rubens (Buba) Germano; além de prefeitos e representantes municipais de cidades da 4ª região geoadministrativa.

Programação do Seminário – O espaço em que foi realizado o evento, um centro de capacitação de professores do Parque Ecológico, também foi obra do Governo do Estado, segundo o presidente da Famup, Buba Germano. “Famup tem presença para conhecer a realidade de cada município e ligação com o Governo do Estado. Transformamos o lixão da cidade em um equipamento público, que também terá campo de futebol, academia e parque ecológico”, detalhou.
Coube ao secretário de Estado dos Recursos Hídricos, do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia, João Azevedo, iniciar as palestras do Seminário, tratando sobre a infraestrutura da Paraíba. Em sua explanação, ele apresentou as fases em que estão obras estruturantes, tais como o Canal Acauã-Araçagi; o Programa Caminhos da Paraíba de construção de estradas; a implantação da Rede Paraibana de Alto Desempenho, conexões de fibra ótica pelo estado, entre outras.
O secretário explicou que há três grandes eixos de atuação em infraestrutura: recuperação e construção de estradas, segurança hídrica e instalação fibra ótica. “As ações nestes eixos tem resultados objetivos para a população, com a melhoria de sua qualidade de vida. Mas também formam a estrutura básica para que empresas possam se instalar em qualquer região do estado, gerando emprego e renda. O estado cria as condições para que as empresas se instalem”, detalhou João Azevedo.

Como complemento às ações da pasta, a presidente da Fundação de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente (Fundac), Sandra Marrocos, detalhou também as principais realizações do governo na política de atendimento socioeducativo de jovens e adolescentes em conflito com a lei.
Os potenciais econômicos da Paraíba e as oportunidades de investimento foram temas da palestra do secretário executivo do Empreender Paraíba, Tarcio Handel. Depois de explanar os principais resultados dos últimos três anos, o gestor apontou como principal missão a de inserir os jovens no mercado de trabalho e fomentar o desenvolvimento nas pequenas cidades. “Ao longo dos anos, o eixo econômico da economia paraibana esteve sempre polarizado entre João Pessoa e Campina Grande. Agora estamos criando possibilidades para que até em regiões com clima e vegetação adversas criemos soluções para gerar renda à população”, afirmou.

Novas edições do seminário serão realizadas nas outras 13 regiões geoadministrativas do Estado, Entre as principais regiões estão os municípios de João Pessoa, Campina Grande, Guarabira, Patos e Itabaiana. E o cronograma das próximas cidades a serem visitadas será divulgado posteriormente pela organização do evento vinculado à Casa Civil.
Roberto Guedes-Secom-PB
0 comentários:
Postar um comentário