Pages

Tecnologia do Blogger.

sábado, 30 de novembro de 2013

Consumo de energia elétrica cresce 4,3% em outubro e atinge a maior demanda do ano

Nielmar de Oliveira
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - O consumo de energia na rede elétrica do país cresceu 4,3% em outubro deste ano, comparativamente ao mesmo mês do ano passado, atingindo 39.442 gigawatts-hora (GWh), a maior demanda registrada no ano. Com a expansão de outubro, a demanda por energia elétrica acumulada no ano registra crescimento de 3,3%.
As informações fazem parte da Resenha Mensal do Mercado de Energia Elétrica, divulgada hoje (29) pela Empresa de Pesquisa Energética – EPE.
Mais uma vez, a maior contribuição para o aumento do consumo veio da baixa tensão, em que são atendidos os consumidores residenciais e grande parte do setor de comércio e serviços. O consumo das famílias cresceu 7,6% no mês e o do setor terciário 7,3%. Tomados em conjunto, esses segmentos explicam 75% da expansão do consumo de energia no mês de outubro e quase 80% do aumento no ano.
O consumo na indústria voltou a crescer depois de nove meses, chegando a 1,4% a mais na comparação com outubro de 2012 e atingindo uma demanda de 15.766 GWh. Em relação à setembro, houve avanço de 1,2 % na série dessazonalizada.
Edição: Fábio Massalli

Seminário Regional discute políticas governamentais para a região de Picuí

Servidores estaduais de Picuí e de toda 4ª região geoadministrativa da Paraíba participaram, na última quinta-feira (28), do 1º Seminário Regional do Governo do Estado da Paraíba, em Picuí. O evento foi uma realização da Casa Civil, e teve como objetivo informar sobre as obras e ações em execução em cada região do Estado, bem como dialogar e ouvir as demandas dos servidores para contribuir com desenvolvimento da Paraíba.
De acordo com o secretário executivo da Casa Civil, Walter Aguiar, a realização do Seminário, o primeiro de outros a serem realizados pela Paraíba, tem como maior potencial o de unir as pessoas que fazem o governo para socializar e unificar as ações que o governo já fez e está fazendo.
Há muita coisa sendo feita em cada rincão desta Paraíba, e queremos traçar o panorama do que o governo tem feito, de forma unificada, para que as ações em curso aconteçam de maneira unificada e na mesma direção e assim conseguirmos os objetivos maiores do nosso programa de governo”, pontuou Aguiar.
A abertura do 1º Seminário Regional foi realizada pelo anfitrião do evento, sediado no auditório do Parque Ecológico Cultural Fausto Germano, o prefeito Acácio Araújo Dantas. Em sua fala inicial, o gestor exaltou a iniciativa do governo estadual. “Vemos por toda Paraíba as obras sendo executadas e de diversas magnitudes. Aliado a isto, a cidade de Picuí conta com o apoio da deputada Gilma Germano nas melhorias feitas dentro da cidade”, disse o prefeito.
Além de Gilma Germano, estiveram presentes o secretário executivo da Infraestrutura do Estado, Carlos Alberto; o secretário de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, Marenilson Batista; o diretor Administrativo da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep), João Fernandes; a diretora de Operações do Jornal A União, Albiege Fernandes; o presidente da Federação dos Municípios da Paraíba (Famup), Rubens (Buba) Germano; além de prefeitos e representantes municipais de cidades da 4ª região geoadministrativa.
Para acompanhar as demandas sobre desenvolvimento econômico e potenciais da região, o diretor da Cinep, João Fernandes, participou de conversas com políticos e empresários durante o Seminário. “A participação da Cinep no evento teve como objetivo perceber necessidades dos prefeitos, gestores e empresários da região para fazer com que o Estado atue cada vez mais como articulador do desenvolvimento econômico que já está mudando a realidade de cada cidade do nosso estado”, comentou.
Programação do Seminário – O espaço em que foi realizado o evento, um centro de capacitação de professores do Parque Ecológico, também foi obra do Governo do Estado, segundo o presidente da Famup, Buba Germano. “Famup tem presença para conhecer a realidade de cada município e ligação com o Governo do Estado. Transformamos o lixão da cidade em um equipamento público, que também terá campo de futebol, academia e parque ecológico”, detalhou.
Coube ao secretário de Estado dos Recursos Hídricos, do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia, João Azevedo, iniciar as palestras do Seminário, tratando sobre a infraestrutura da Paraíba. Em sua explanação, ele apresentou as fases em que estão obras estruturantes, tais como o Canal Acauã-Araçagi; o Programa Caminhos da Paraíba de construção de estradas; a implantação da Rede Paraibana de Alto Desempenho, conexões de fibra ótica pelo estado, entre outras.
O secretário explicou que há três grandes eixos de atuação em infraestrutura: recuperação e construção de estradas, segurança hídrica e instalação fibra ótica. “As ações nestes eixos tem resultados objetivos para a população, com a melhoria de sua qualidade de vida. Mas também formam a estrutura básica para que empresas possam se instalar em qualquer região do estado, gerando emprego e renda. O estado cria as condições para que as empresas se instalem”, detalhou João Azevedo.
A segunda apresentação do dia foi da secretária de Desenvolvimento Humano, Aparecida Ramos, que falou sobre as ações sociais realizadas pelo governo nas diversas regiões da Paraíba. A apresentação pontuou realizações quanto à política de acolhida de pacientes em tratamento oncológico, estruturação da acolhida para pessoas da 3ª idade e implantação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar.
Como complemento às ações da pasta, a presidente da Fundação de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente (Fundac), Sandra Marrocos, detalhou também as principais realizações do governo na política de atendimento socioeducativo de jovens e adolescentes em conflito com a lei.
Os potenciais econômicos da Paraíba e as oportunidades de investimento foram temas da palestra do secretário executivo do Empreender Paraíba, Tarcio Handel. Depois de explanar os principais resultados dos últimos três anos, o gestor apontou como principal missão a de inserir os jovens no mercado de trabalho e fomentar o desenvolvimento nas pequenas cidades. “Ao longo dos anos, o eixo econômico da economia paraibana esteve sempre polarizado entre João Pessoa e Campina Grande. Agora estamos criando possibilidades para que até em regiões com clima e vegetação adversas criemos soluções para gerar renda à população”, afirmou.
O evento foi concluído com uma grande plenária, na qual os representantes do governo puderam ouvir dos funcionários dos mais diversos órgão estaduais e municipais as principais observações e necessidades da região. Estes pontos foram observados pela Casa Civil e demais pastas, para que sejam incluídos nas políticas públicas do governo.
 
 
Novas edições do seminário serão realizadas nas outras 13 regiões geoadministrativas do Estado, Entre as principais regiões estão os municípios de João Pessoa, Campina Grande, Guarabira, Patos e Itabaiana. E o cronograma das próximas cidades a serem visitadas será divulgado posteriormente pela organização do evento vinculado à Casa Civil.
Roberto Guedes-Secom-PB
 
 
 
 

Petrobras reajusta preços da gasolina e do diesel nas refinarias

São Paulo – A Petrobras reajustou hoje (29) os preços da gasolina e do óleo diesel para as refinarias. Segundo fato relevante divulgado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) no início da noite de hoje, a gasolina será reajustada em 4% e o óleo diesel em 8%. De acordo com o comunicado, os novos valores entrarão em vigor a partir da meia-noite desta sexta-feira.
O último reajuste da gasolina ocorreu no dia 30 de janeiro, um aumento de 6,6%. Já o diesel subiu 5,4% e mais 5% no dia 6 de março. 
Segundo a Petrobras, o reajuste busca alcançar “a convergência dos preços no Brasil” com os preços vigentes no mercado internacional.
O valor do reajuste, segundo a empresa, não inclui os tributos federais (PIS/Cofins e a Cide) e estaduais (ICMS).
Hoje o ministro da Fazenda Guido Mantega, que preside o Conselho de Administração da Petrobras, esteve na sede da empresa, em São Paulo, reunido com o conselho, que definiu o valor do reajuste.
 
Edição: Aécio Amado: Agencia Brasil

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Emprego com carteira assinada tem crescimento em relação a 2012

Brasília - Segundo os dados divulgados hoje (21) pelo Ministério do Trabalho e Emprego sobre o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), em outubro houve uma abertura de 94.893 vagas, um crescimento de 0,23% em relação ao mês anterior e de 29,4% em relação ao mesmo período do ano passado. Ao todo foram 1,8 milhão admissões com Carteira de Trabalho assinada e 1,7 milhão de desligamentos no período. No acumulado do ano o emprego cresceu 3,7%.
Os setores que mais colaboraram para esse resultado foram o comércio, com a abertura de 52.178 vagas (+0,58%); a indústria de transformação, com 33.474 novos postos (+0,4%), melhor resultado dos últimos três anos; e serviços, responsável pela contratação de 32.071 pessoas (+0,19%).
Por motivos sazonais, o setor agropecuário registrou uma redução de 22.734 postos (– 1,36%). Ainda assim, os empregos formais no setor tiveram um aumento de 2.512 postos no ramo de cultivo de soja. A Construção Civil também foi outro setor que apresentou uma redução nos empregos formais com o fechamento de 2.152 postos de trabalho (-0,07%).
O estado que relatou o maior saldo foi Alagoas, com 15.953 empregos , um aumento de 4,65%. Já Minas Gerais ficou em último no ranking, com o fechamento 6.296 (-0,15%) postos de trabalho, em relação ao mês anterior.
Edição: Marcos Chagas
Da Agência Brasil

Detran-PB vai abrir novas vagas para Programa de Habilitação Social

O Governo do Estado vai anunciar novas vagas para que candidatos carentes obtenham a Carteira Nacional de Habilitação sem custos, por meio do Programa de Habilitação Social. O decreto do governador Ricardo Coutinho regulamentando o procedimento de concessão do Programa de Habilitação Social foi publicado no Diário Oficial desta quinta-feira (21) e revoga o decreto número 32.947 que criou o programa em 15 de maio de 2012.
O Habilitação Social é um programa social de formação, qualificação e habilitação profissional de condutores de veículos automotores, cuja finalidade é possibilitar o acesso das pessoas de baixo poder aquisitivo, gratuitamente, à obtenção de Autorização para Condução de Ciclomotores – ACC e da primeira Carteira Nacional de Habilitação nas categorias A ou B, na hipótese de adição de categoria A ou B, bem como a mudança de categorias para C, D ou E.
Por meio do programa, o candidato é dispensado do pagamento das taxas relativas aos exames de aptidão física e mental; das taxas para adição de categoria; mudança de categoria; do pagamento da Licença para aprendizado de direção veicular – LADV; do pagamento para Permissão para dirigir A ou B e do pagamento de taxas para realização dos cursos teórico-técnicos e de prática de direção veicular.
De acordo com o regulamento do Programa, 80% das vagas serão para candidatos à obtenção da primeira Carteira Nacional de Habilitação e 20% para os candidatos à mudança categoria. As vagas destinadas aos candidatos que se inscreverem para a primeira habilitação serão subdivididas em 70% para a categoria A (motos) e 30% para a categoria B (carros).
A seleção dos beneficiários do Programa será precedida de inscrição dos candidatos através do sitewww.habilitacaosocial.pb.gov.br, nos termos previstos no edital. Cada classificado deverá preencher formulário próprio, declarando que atende a todos os requisitos necessários para participar do Programa de Habilitação Social.
A divulgação dos resultados será publicada em diário oficial e no endereço www.habilitacaosocial.pb.gov.br, sendo divididos por região geoadminsitrativa, de modo que o Programa contemple candidatos em todos os municípios paraibanos.
Os candidatos selecionados deverão comprovar os dados cadastrais mediante apresentação dos documentos exigidos. Os candidatos que não comprovarem a veracidade das informações prestadas durante a inscrição “online” serão eliminados e substituídos por candidatos inscritos dentro do prazo legal e que constarão no cadastro reserva.
Quando lançou o Programa de Habilitação Social , em 2012, o Governo do Estado abriu, inicialmente, 2 mil inscrições. Na ocasião, foram inscritos mais de 108 mil candidatos levando o Governo do Estado a ampliar o número de vagas para 3 mil.
O superintendente do Departamento Estadual de Trânsito, Rodrigo Carvalho, disse que “o Programa de Habilitação Social é considerado um dos maiores programas de inclusão social lançados pelo Governo da Paraíba em todos os tempos e chamou a atenção de outros Detrans que enviaram representantes à Paraíba para conhecerem os critérios de distribuição das vagas, sempre atrelados ao lado social dos candidatos e sem qualquer risco de apadrinhamento”.
Rodrigo Carvalho explicou que o programa lançado pelo Governo do Estado é executado por meio de uma parceria entre o Detran e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano responsável pela verificação da documentação referente aos dados apresentados por ocasião da inscrição no Programa de Habilitação Social, garantindo que os beneficiados atendam aos critérios determinados pelo edital.
Ele lembrou que ‘a carteira de habilitação é um dos documentos mais importantes de inclusão social e exercício da cidadania considerando que, além de ser reconhecida legalmente como identidade, a CNH ajuda muita gente a ingressar no mercado de trabalho”.
Antes da implantação do Programa de Habilitação Social o acesso ao documento era condicionado, exclusivamente, ao pagamento pelos serviços dos Centros de Formação de Condutores, as antigas autoescolas.
Hoje o custo de carteira de habilitação passa de R$ 1 mil. Por meio do Programa de Habilitação Social, o Governo do Estado dispensa os candidatos beneficiados do pagamento das taxas e assume os custos cobrados pelos Centros de Formação de Condutores credenciados.
Secom-PB

Parabéns ao nosso ex-aluno por esta brilhante conquista!

 
 




 
 

A EEEB.N.SRA. DO BOM CONSELHO está de parabéns. A mesma apresenta a sociedade princesense e demais localidades o ingresso do ADLY LOENDGY VIRGULINO XAVIER, no curso de Engenharia Civil, na Faculdade Maurício de Nassau, 
campus
 de João Pessoa – PB.O Bom Conselho prova por a+ b que seus professores direcionam, através de suas dedicações, seus alunos para galgarem o nível profissional que eles tanto almejam.O mais novo fera,oriundo do Bom Conselho, a vencer o vestibular. Que sirva de exemplo a todos que fazem o corpo discente da EEEB.N.Sr do Bom Conselho. Afinal,o seu sucesso, caro educando, é fruto do seu esforço. Os Professores são agentes que lhes levam os seus saberes para que vocês, educandos, construam e ampliem os seus. Parabéns pro ADLY e que veja que o saber, enquanto material, é finito, mas dentro de suas limitações,busque o máximo de sua dedicação para tornar-se um renomado profissional. Todos que fazem a EEEB.N.Sr DO bom conselho lhe desejam sucessos extremos
 

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Mapa da dengue mostra que 157 municípios estão em situação de risco

 
Brasília - O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, divulgou hoje (19), o novo mapa da dengue no país. Ele participou do lançamento da campanha de mobilização contra a doença. O mapa mostra que 157 municípios do país estão em situação de risco e outras 525 em estado de alerta.
Os dados são do Levantamento Rápido de Índice para Aedes Aegypti. Na ocasião o ministro assinou a portaria que dobra o investimento previsto de combate à doença para 2014, que passa a ser de R$ 1,2 bilhão.
De acordo com o Ministério da Saúde, o reforço na assistência básica ao paciente contaminado pelo inseto vem sendo ampliado ano a ano e resultou na redução dos casos graves da doença em 61% quando comparado aos dados de 2010. Também diminuíram em 10% os casos de mortes pela dengue, mesmo com o crescimento dos números de notificações da doença.
Neste ano, foram notificados 1,4 milhão de casos prováveis de dengue no país em decorrência de uma circulação do subtipo 4 do vírus, que respondeu por 60% dos casos. O levantamento foi feito nos meses de outubro e no início de novembro servindo para identificar onde estão concentrados os focos de reprodução do mosquito transmissor em 1.315 cidades.
Segundo Padilha, os números ainda não são para comemorar. “Queremos reduzir cada vez mais a chance de óbito neste país. Essa é a principal ação do Ministério da Saúde agora”. Ele ressaltou que, com o Mais Médico, as ações serão reforçadas uma vez que os profissionais contratados já enfrentaram a dengue nos países de origem, além de ter larga experiência.
Três capitais estão em situação de risco: Cuiabá, Rio Branco e Porto Velho. Outras 11 apresentaram situação de alerta: Boa Vista, Manaus, Palmas, Salvador, Fortaleza, São Luís, Aracaju, Cuiabá, Rio de Janeiro e Vitória. Sete cidades ainda não apresentaram os resultados do Levantamento Rápido de Índice para Aedes Aegypti e as outras capitais têm níveis considerados satisfatório.
 
 
Edição: Marcos Chagas
Agência Brasil

ALPB aprova projeto que prevê tratamento de graça para lesões geradas pela diabetes

 

27-2-13_JG_SSOrd (140)
A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou, nesta terça-feira (19), o projeto de lei de autoria do deputado estadual Trócolli Júnior (PMDB) que vai beneficiar os quase 200 mil portadores de diabetes da Paraíba. Intitulado de Programa Paraibano de Saúde do Pé Diabético, a proposta faz com que o poder público ofereça serviços para o diagnóstico precoce e para o tratamento de graça das lesões ocasionadas pela doença nos pés dos pacientes. Isso irá reduzir o número de amputações causadas por conta da diabetes melhorando a qualidade de vida e diminuindo os efeitos psicológicos deste procedimento.O projeto agora será encaminhado para o Poder Executivo para a sanção do governador. “O plenário da Assembléia Legislativa da Paraíba aprovou meu projeto de lei que trata do “Pé Diabético”, causa de mais de 20% das amputações dos portadores de diabetes no Brasil. Agora devemos cobrar do Governo do Estado que o sancione e que seja distribuído em toda rede pública, onde podólogos sejam disponibilizados para tratarem desses pacientes e de suas lesões”, cobrou Trócolli Júnior.
O deputado lembrou a importância desses tratamentos para quem tem diabetes. “É uma contradição que, apesar dos grandes processos no conhecimento e no tratamento da diabete, ‘o pé diabético’ continue sendo um grande causador de mutilações e amputações nesses pacientes. Isso ocorre por que não existem atividades educativas sobre o tema, que busquem prevenir as complicações relacionadas a essa doença. A mesma deve ser reconhecida e tratada de maneira apropriada, com o emprego de todos os esforços no sentido de prevenir e reabilitar essas pessoas”, ressaltou o legislador.
Trócolli, que tem a defesa dos portadores do diabetes como uma de suas bandeiras parlamentares, informou que com a lei os hospitais da rede estadual de saúde e clínicas conveniadas serão obrigados a oferecer aos pacientes diabéticos, serviços de podologia, com finalidade exclusivamente terapêutica, em datas e horários agendados; e atividades educativas, esclarecendo e ensinando como prevenir complicações relacionadas às lesões.
“Diabete e problemas dos pés são quase que sinônimos. É fato conhecido que os diabéticos são propensos a doenças dos pés, áreas povoadas por uma imensa quantidade de bactérias, que facilmente provocam infecções difíceis de controlar em pacientes que sofrem desta patologia. Tendo ainda, o temor da gangrena, que está sempre presente na mente dos diabéticos que se esforçam para manter sua saúde e proteger suas vidas”, enfatizou.
O projeto do deputado Trócolli prevê que as despesas decorrentes da execução da lei correrão à conta das dotações orçamentárias próprias. “Os Encargos econômicos, associados às complicações do ‘pé diabético’ e às amputações são muito altos e traumáticos, bem diferentes do que desejamos instituir com esse programa de prevenção ora apresentado. Além dos custos diretos como despesas de internação, tratamento e cirurgia, existem outros custos indiretos como auxílio-doença e aposentadoria por invalidez”, explicou.


sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Governo realiza jogos escolares nas 14 gerências regionais de educação

Secom-pb
A Secretaria de Estado da Educação (SEE), por meio da Gerência Operacional de Desporto Escolar (Gode), realiza de 18 de novembro a 13 de dezembro os jogos das escolas estaduais da Paraíba. O evento será realizado nas 14 gerências regionais de educação, envolvendo alunos do Ensino Médio, de 14 a 18 anos de idade, nas modalidades de atletismo, basquetebol, futsal, handebol e voleibol, para ambos os sexos.
Nos municípios que compõem a 1ª Gerência de Educação, com sede em João Pessoa, os jogos começam no dia 9 de dezembro e as inscrições devem ser ser efetuadas pelo diretor da escola, na Gode, no 3º andar do Bloco I, no Centro Administrativo Estadual, em Jaguaribe, até o dia 22 de novembro, das 8h30 às 11h30 e das 14h30 às 17h30. Para realizar as inscrições, o gestor deverá enviar ofício informando em quais modalidades a escola vai participar.
De acordo com o gerente operacional de desportos da SEE, José Geraldo, os jogos serão realizados em 14 etapas com alunos matriculados na rede estadual. “Por meio da prática de esportes, os alunos aprendem a melhorar o convívio, beneficiando seus aspectos cognitivos, físicos e sociais, desenvolvendo assim sua capacidade de atenção, concentração e equilíbrio, tempo de reação e raciocínio lógico”, ressaltou.
18 a 22 de novembro:
6ª GRE – Patos
9ª GRE – Cajazeiras
25 a 29 de novembro
5ª GRE – Monteiro
8ª GRE – Catolé do Rocha
10ª GRE – Sousa
11ª GRE – Princesa Isabel
02 a 06 de dezembro:
3ª GRE – Campina Grande
4ª GRE – Cuité
7ª GRE – Itaporanga
12ª GRE – Itabaiana
09 a 13 de dezembro:
1ª GRE – João Pessoa
2ª GRE – Guarabira
13ª GRE – Pombal
14ª GRE – Mamanguape

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

IVAN E MAÍRLA SÃO HOMENAGEADOS EM BRASÍLIA PELA CONQUISTA DO PRÊMIO NACIONAL DOS CORREIOS.

 

          O gestor da Escola Tomé Francisco da Silva, e a aluna Maírla Marina Ferreira Dias, vencedora da fase nacional do 42º Concurso Internacional de Redação de Cartas para Jovens, promovido anualmente pela União Postal Universal (UPU) e realizado no Brasil pela ECT, foram homenageados durante a comemoração do Dia Mundial dos Correios, que ocorreu em Brasília na quarta-feira (30/10)
            A jovem Maírla, acompanhada de sua mãe, Rejane, leu sua redação e recebeu certificado e troféu das mãos do presidente da empresa, Wagner Pinheiro de Oliveira. Como parte da premiação, a EscolaTomé Francisco da Silva,  abrigou, em setembro, oficinas esportivas para os estudantes, além de capacitação para os professores de educação física e distribuição de material esportivo. A ação foi promovida pelos Correios em parceria com a Confederação Brasileira de Tênis (CBT).
              No concurso deste ano, 5.151 alunos de mais de 3 mil escolas do Brasil escreveram redações para explicar “por que a água é um recurso precioso”. A estudante de Lagoa da Cruz, pernambucana se destacou com uma carta dirigida a “todos os jovens do mundo”, na qual retratou o drama da seca vivido pelos sertanejos desde o início de 2012 e os convoca a preservar e economizar água. A carta de Maírla representou o Brasil na etapa internacional do concurso no início de outubro, em Berna, na Suíça.
         “ O esforço da aluna merece os nossos parabéns, como também o mérito do trabalho desenvolvido pela escola e pela professora de Língua Portuguesa Rosineide Alves de Almeida Oliveira que orientou e revisou a produção do texto vencedor”, disse o gestor Ivan, confiante na conquista de mais alunos em concursos, olimpíadas e avaliações externas, o que continua fazendo da Escola Tomé Francisco Referência Nacional em Educação
 

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Governo inicia aulas de primeiros socorros nas escolas estaduais

Terça-feira, 05 de novembro de 2013 - 16h19
Aproximadamente 300 alunos da 1ª a 3ª série do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Francisco Gomes, localizada no bairro Ernesto Geisel, em João Pessoa, participaram da primeira aula prática do projeto “Introdução aos primeiros socorros nas escolas”. A ação, realizada nesta terça-feira (5), é resultado de parceria entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE), e o Centro Universitário de João Pessoa (Unipê).
Os alunos aprenderam técnicas de massagem cardíaca, mobilização e transporte e como reagir em casos de fraturas, luxações, hemorragias, queimaduras e engasgos, além da importância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Além disso, a ação incluiu a realização de testes de glicemia e aferição da pressão arterial.
De acordo com o gerente operacional de Desporto Escolar (Gode/SEE), José Geraldo Castro, o objetivo do projeto é conscientizar os estudantes sobre os riscos e prevenção de acidentes corriqueiros. “Queremos mostrar aos alunos como evitar contusões, lesões, engasgos e como agir nestes casos, ou seja, saber socorrer alguém”, afirmou, completando que o projeto será realizado quinzenalmente em escolas da Capital.
A gerente da 1ª Regional de Educação, Wleica Aragão, compareceu à primeira aula do projeto. “É importante que os alunos saibam o que podem e devem fazer no caso de algum acidente, já que eles são passíveis a isso o tempo todo. Por isso, é importante a parceria entre o Governo do Estado e o Unipê”, afirmou. O professor de Artes, Erisvaldo Pedro, também afirmou que a ação é de fundamental importância para os estudantes.
Estamos lidando com adolescentes. A maioria deles tem irmãos pequenos, alguns têm até filhos já e os socorristas trataram de assuntos corriqueiros, como engasgo e acidentes domésticos. Então, são coisas que se você não tiver o mínimo conhecimento de como lidar, pode entrar em desespero e causar um dano maior. Então, acho que é fundamental para a educação, de modo geral, que haja esse tipo de treinamento e conscientização de como agir num momento desses. São precauções necessárias para, até mesmo, salvar uma vida”, salientou o professor Erisvaldo.
Aprovação – O estudante Jackson de Assis Hermógenes, da 2ª série do Ensino Médio, disse que gostou bastante do que aprendeu nesta terça-feira. “O que aprendemos hoje pode ser usado no dia a dia, pois são acidentes que não são raros de acontecer, podem acontecer com qualquer pessoa. No almoço você está em casa com a família e alguém de repente engasga. Aí, você já sabe como agir. Aprendi qual é a hora certa de tossir, como deitar a pessoa e onde pressionar nas costas”, explicou.
A estudante Beatriz Sabrina Ferreira, da 1ª série do Ensino Médio, afirmou que o que mais gostou de aprender foi a massagem cardíaca. “A gente sabe que em todas as ocasiões podem acontecer acidentes, tanto em casa como na rua e nos ônibus, e precisamos estar sempre preparados para alguma coisa que possa acontecer. A gente tem que aprender porque isso acontece no nosso cotidiano, especialmente com bebês, que são mais frágeis. Eu gostei de aprender a massagem cardíaca porque meu pai faleceu de ataque fulminante, então, se acontecer com mais alguém da minha família, eu já sei como agir”, afirmou.
Parceria – A parceria entre Secretaria de Estado da Educação (SEE) e Centro Universitário de João Pessoa (Unipê) já conta com outros projetos em desenvolvimento, como a Escolinha de Esportes, que atende cerca de 800 estudantes de 13 escolas da rede estadual de ensino em modalidades esportivas como handebol, futsal e atletismo, e ginástica laboral, três vezes por semana, com os funcionários da Secretaria.
 
 Secom-PB

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

TCE vai discutir impacto da nova contabilidade pública no Sagres


O impacto da nova contabilidade pública nas informações de gestores paraibanos ao Sistema de Acompanhamento da Gestão dos Recursos da Sociedade (Sagres) é um dos temas a serem levados à discussão, no próximo dia 8 de novembro, às 8h45, no Auditório da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), durante o 1º Seminário Contábil, Fiscal e de Sistema Aplicado ao Setor Público.
Promovido pelo Conselho Regional de Contabilidade (CRCPB), com o apoio institucional do TCE e da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), o Seminário vai ser aberto um dia antes (7 de novembro), às 14 horas. Participarão da solenidade o presidente do Tribunal, conselheiro Fábio Nogueira, o presidente do CRCPB Gilsandro Costa de Macedo e o coordenador do Sistema Integrado de Governança do Estado da Paraíba (Sige-PB), Gilmar Martins de Carvalho Santiago.
Na abertura da última sessão plenária do TCE, o conselheiro Fábio Nogueira recomendou o comparecimento dos jurisdicionados ao Seminário destinado à apresentação do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi), ferramenta em desenvolvimento pela STN para maior transparência das informações da execução orçamentária e financeira em meios eletrônicos de acesso público.
O propósito é reunir no mesmo ambiente do Siconfi as informações contábeis e fiscais de todos os entes federados em substituição ao atual Sistema de Coleta de Dados Contábeis dos Entes da Federação (SISTN). O projeto deve servir tanto ao cumprimento dos novos comandos legais quanto ao maior acompanhamento pela sociedade dos atos e gastos públicos.
A primeira palestra do Seminário – “O Siconfi sob a perspectiva dos municípios” – será feita no dia 7, às 14h30, pelo analista de Finanças e Controle e gerente do Núcleo de Consolidação e Transparência das Contas Públicas, Bruno de Sousa Simões. Ele também é responsável pelo Projeto Siconfi.
Encarregado da equipe técnica que elabora o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, o gerente de Normas e Procedimentos de Gestão Fiscal, Thiago de Castro, falará, duas horas depois, sobre “O mapeamento das informações que devem ser apresentadas nos Demonstrativos Contábeis e Fiscais pelos municípios ao Siconfi”.
A terceira palestra, no dia 8 de novembro, às 8 horas, será feita professor Antonio Firmino Neto, membro da equipe técnica que elabora o novo Manual de Contabilidade. Ele, que também coordena o grupo STN/Esaf, dedicado ao estudo do Patrimônio Público, vai falar sobre “O Plano de Transposição para Implantação dos novos procedimentos da Contabilidade Pública”.
Pelo Tribunal de Contas falará, no mesmo dia 8, às 9h45, o auditor Ed Wilson Fernandes de Santana, um dos técnicos responsáveis pela criação do Sagres, ferramenta também a serviço do controle externo de todas as receitas e despesas públicas realizadas na Paraíba, no âmbito dos Três Poderes. Implantado em 2002, uma década antes da vigência das Leis da Transparência e do Acesso à informação, o Sagres é modelo buscado por onze Tribunais de Contas do País.
Ed Wilson mostrará como os novos procedimentos da contabilidade pública vão se refletir nas informações repassadas ao Sagres pelos gestores públicos paraibanos, submetidos à jurisdição do Tribunal de Contas do Estado.
1º SEMINÁRIO CONTÁBIL, FISCAL E DE SISTEMA APLICADO AO SETOR PÚBLICO
Programação
Quinta-feira (07/11/2013)
14h00 – Solenidade de abertura
- Gilsandro Costa de Macedo – Presidente do CRCPB
- Fábio Túlio Filgueira Nogueira – Presidente do TCE- PB
- Gilmar Martins de Carvalho Santiago – Coordenador do Sistema Integrado de Governança do Estado da Paraíba (Sige-PB)
14h30 – O Sistema de Informações Contábeis e Fiscais – SICONFI sob a perspectiva do municípios
• Bruno de Sousa Simões (Analista de Finanças e Controle; Gerente do Núcleo de Consolidação e Transparência das Contas Públicas – Responsável pelo projeto SICONFI)
• Gianluca Garbellotto (Consultor Internacional do Projeto SICONFI. Especialista reconhecido internacionalmente nos aspectos técnicos do XBRL e XBRL Global Ledger Framework, e tem experiência na sua implementação no governo e no setor privado. Atual Presidente do Grupo XBRL Global Ledger Working)
16h30 – O Mapeamento das informações que devem ser apresentadas nos Demonstrativos Contábeis e Fiscais pelos municípios ao SICONFI
• Thiago de Castro (Analista de Finanças e Controle; Gerente de Normas e Procedimentos de Gestão Fiscal. Responsável pela equipe técnica que elabora o Manual de Demonstrativos Fiscais)
Sexta-feira (08/11/2013)
08h00 – Plano de transição para implantação dos novos procedimentos da contabilidade pública
• Antonio Firmino Neto (Professor e Contador, Membro da equipe técnica que elabora o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público; Coordenador do grupo STN/ESAF que se dedica ao estudo do Patrimônio Público)
09h45 – O impacto dos novos procedimentos da contabilidade pública nas informações encaminhadas ao TCE-PB através do sistema SAGRES.
• Ed Wilson Fernandes de Santana (Chefe da Assessoria Técnica do TCE-PB)
10h45 – Espaço aberto para perguntas e debates: Mesa redonda STN, TCE-PB e CGE-PB
- Antonio Firmino Neto (STN)
- Bruno de Sousa Simões (STN)
- Ed Wilson Fernandes de Santana (TCE)
- Gilmar Martins de Carvalho Santiago (Sige-PB)
12h00 – Encerramento
ASSESSORIA DE IMPRENSA DO TCE – 31 10 13
Frutuoso Chaves

Trinta municípios paraibanos aderem ao Plano Viver sem Limite

 
A Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência realizou, nesta sexta-feira (1), em Itabaiana, com apoio do Governo do Estado e a Prefeitura municipal, a I Adesão Coletiva ao Plano Viver sem Limite. Cerca de 30 prefeitos paraibanos assinaram a adesão e terão acesso a recursos para obras e ações que contemplem os quatro eixos do programa: educação, saúde, acessibilidade e inclusão social.
O Governo da Paraíba já havia aderido ao Viver sem Limite em 2012 e até o final de novembro uma segunda adesão coletiva acontecerá em João Pessoa. A presidente da Funad, Simone Jordão, representou o Governo no evento e destacou que vários benefícios já estão presentes na Paraíba em diversas cidades. A própria Funad foi beneficiada com ônibus adaptado e nesta sexta-feira recebeu mais dois veículos.
O Centro de Reabilitação da cidade de Sousa, ora em construção, é um desses resultados da adesão do Estado. “O Governo tem colaborado muito para disseminar o plano no Estado e hoje essa adesão coletiva de municípios tem uma importância relevante porque é o compromisso dos gestores abertos para pensar políticas e ações para pessoas com deficiência”, ressaltou. Na Paraíba, a Funad é o principal instrumento de apoio ao Viver sem Limite.
O secretário nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Antonio José Ferreira, um pernambucano que é deficiente visual, convocou todos os prefeitos paraibanos a aderirem ao Plano Viver sem Limite. “O plano envolve 15 ministérios, tem um investimento de R$ 7,6 bilhões que estão sendo investidos nos estados e municípios até 2014”, destacou.
Antonio José ressaltou que a Paraíba já desenvolve muitas ações do Plano Viver sem Limite, a exemplo de ônibus acessíveis para estudantes de todos municípios paraibanos, residências inclusivas, além do Centro de Referência em Saúde para Pessoa com Deficiência. No país mais de 1.000 municípios já assinaram a adesão.
O prefeito de Itabaiana, Antonio Carlos Rodrigues, afirmou que os gestores municipais devem ter a sensibilidade e prontamente aderir ao Viver sem Limite para que as pessoas portadoras de alguma deficiência possam melhor usufruir de seus direitos, a exemplo da inclusão social. Itabaiana tem cerca de 25 mil habitantes e desse total cerca de 8.500 são pessoas com algum tipo de deficiência, “Seja essa deficiência motora, visual, auditiva, intelectual e dentro desse contexto a gente visualiza a necessidade dessa sensibilidade em busca do acolhimento a essas pessoas que devem ter suas vidas reconhecidas e incluídas na nossa sociedade”, disse o prefeito, acrescentando que a parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Humano e da Funad, tem sido fundamental.
Na abertura da solenidade os dançarinos Maria José Medeiros e Valdir Gomes se apresentaram para o público. O presidente do Conselho Estadual das Pessoas com Deficiência, Genésio Vieira, também deficiente visual, se dispôs a colaborar com os prefeitos nas orientações sobre o Plano Viver sem Limite.
O prefeito de Lucena, Marcelo Monteiro, assinou a adesão ao plano e adiantou que o município já desenvolve ações voltadas para pessoas com deficiência. “Os recursos do plano Viver sem Limite vão possibilitar a ampliação de nossas ações nessa área”, declarou.
José Maria de Lucena, prefeito de Cabedelo, avalia que a adesão ao plano vem reforçar o trabalho que já existe no município, que é referência e representou a Paraíba recentemente em evento em São Paulo, na USP, apresentando o Centro de Inclusão que atua principalmente na educação.
O Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Viver sem Limite foi lançado no dia 17 de novembro de 2011 (Decreto Nº 7.612) pela presidenta Dilma Rousseff, com o objetivo de implementar novas iniciativas e intensificar ações que, atualmente, já são desenvolvidas pelo governo em benefício das pessoas com deficiência.
 
Secom-PB
Carregando... Por favor aguarde...