Pages

Tecnologia do Blogger.

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Dom Aldo admite que a Igreja perdeu a guerra contra luxo dos casamentos na PB: “O poder da grana nos desmoralizou”


O Arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Pagotto, admitiu na noite desta quinta-feira, durante entrevista ao Conexão Direta, da TV Arapuan, que perdeu por completo a guerra contra o luxo dos casamentos celebrados na Paraíba. Em tom de desabafo, ele disse que a Igreja acabou “desmoralizada” pelo poderio financeiro. “Estou desmoralizado porque a coisa voltou. Perdi a guerra contra o dinheiro na Paraíba. Famílias que querem concorrer na vaidade e no luxo para aparecer nas colunas sociais gastam até trinta mil reais apenas com flores na Igreja. Estamos desmoralizados”, declarou Dom Aldo, admitindo que não teve apoio sequer dos próprios padres nesta luta para tornar as celebrações mais simples.
Ele disse que recorreu, inclusive, ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, temendo danos físicos às igrejas antigas de João Pessoa. “Temos igrejas com mais de 300 anos e pode acontecer um incêndio com aquela quantidade de holofotes”, disse, alegando que, particularmente, só tem realizado casamentos simples, incluindo o do governador Ricardo Coutinho e da primeira-dama do Estado, Pamela Bório.
Recém-chegado do Rio de Janeiro, onde teve um contato pessoal com o Papa Francisco, Dom Aldo ainda admitiu na entrevista que existem na Paraíba sacerdotes que abusam da ostentação material, algo abertamente reprovado pelo Santo Padre. E festejou o fato do Papa Francisco ter cobrado ainda que padres e bispos estejam mais próximos do povo, aproximando a Igreja Católica da vida do ser humano.
“O Papa Francisco deu um carão muito bem dado nos bispos e seminaristas para que a gente perca essa psicologia do príncipe, de querer privilégios, de acharmos que somos os donos da verdade”, declarou.

0 comentários:

Carregando... Por favor aguarde...