A Paraíba é um dos estados do Nordeste que desenvolve com êxito o Plano Viver sem Limite do Governo Federal. Essa foi a opinião externada pelo coordenador do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Elias Vieira Oliveira, na tarde desta quarta-feira (26), na Fundação Centro Integrado de Apoio aos Portadores de Deficiência (Funad), onde participou de uma reunião sobre o Plano com a presidente do órgão, Simone Jordão, a coordenadora estadual da Política da Pessoa com Deficiência, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (Sedh), Gabrielle Tayanne, e técnicos da área.
“A Paraíba está numa condição muito boa no trabalho do Plano. Aqui temos no eixo da educação, por exemplo, com relação ao Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC) na Escola, a adesão de quase 100% dos municípios paraibanos. Isso demonstra o comprometimento com a ação”, disse. O Plano Viver sem Limite contempla quatro eixos: saúde, educação, inclusão social e acessibilidade.
A presidente da Funad, Simone Jordão, destacou que o governador Ricardo Coutinho fez a adesão ao Plano Viver sem Limite há mais de ano e, com isso, muitas ações foram efetivadas na Paraíba para a pessoa com deficiência. “Em 2011, esse Plano foi lançado, mas naquele momento a Paraíba já tinha um Comitê instituído pelo Governador e, posteriormente, houve a adesão ao Plano Viver sem Limite. Isso teve uma importância muito grande e conseguimos implantar o primeiro Centro Dia em uma articulação com o município de João Pessoa, a Residência Inclusiva de João Pessoa e outra que está sendo implantada em Santa Rita com o co-financiamento do Governo do Estado, além do Centro de Reabilitação de Sousa, a oficina ortopédica da Funad, entre outras ações”, frisou.
De acordo com a coordenadora da política estadual da pessoa com deficiência, Gabrielle Tayanne, outra preocupação do Governo do Estado é oferecer cursos profissionalizantes para que o mercado possa contratar a pessoa com algum tipo de deficiência.
“A Paraíba avançou desde o lançamento do Plano Nacional, em novembro de 2011, até agora com a aquisição com recursos próprios de 213 transportes escolares acessíveis, a formação de professores e tradutores-intérpretes em Língua Brasileira de Sinais (Libras), a realização do Curso Buscando Competências para os educadores e outras ações”, citou.
Também como efetivação do Plano na Paraíba tem a implantação de duas Centrais de Libras, o Grupo Condutor para implementar a Rede de Cuidados para as Pessoas com Deficiência e o fortalecimento de 17 centros de reabilitação, além da qualificação de odontólogos nos Centros Especializados em Odontologia para tratar a pessoa com deficiência.
0 comentários:
Postar um comentário