

A presidente da Funad, Simone Jordão, destacou que o governador Ricardo Coutinho fez a adesão ao Plano Viver sem Limite há mais de ano e, com isso, muitas ações foram efetivadas na Paraíba para a pessoa com deficiência. “Em 2011, esse Plano foi lançado, mas naquele momento a Paraíba já tinha um Comitê instituído pelo Governador e, posteriormente, houve a adesão ao Plano
Viver sem Limite. Isso teve uma importância muito grande e conseguimos implantar o primeiro Centro Dia em uma articulação com o município de João Pessoa, a Residência Inclusiva de João Pessoa e outra que está sendo implantada em Santa Rita com o co-financiamento do Governo do Estado, além do Centro de Reabilitação de Sousa, a oficina ortopédica da Funad, entre outras ações”, frisou.

De acordo com a coordenadora da política estadual da pessoa com deficiência, Gabrielle Tayanne, outra preocupação do Governo do Estado é oferecer cursos profissionalizantes para que o mercado possa contratar a pessoa com algum tipo de deficiência.
“A Paraíba avançou desde o lançamento do Plano Nacional, em novembro de 2011, até agora com a aquisição com recursos próprios de 213 transportes
escolares acessíveis, a formação de professores e tradutores-intérpretes em Língua Brasileira de Sinais (Libras), a realização do Curso Buscando Competências para os educadores e outras ações”, citou.

Também como efetivação do Plano na Paraíba tem a implantação de duas Centrais de Libras, o Grupo Condutor para implementar a Rede de Cuidados para as Pessoas com Deficiência e o fortalecimento de 17 centros de reabilitação, além da qualificação de odontólogos nos Centros Especializados em Odontologia para tratar a pessoa com deficiência.
0 comentários:
Postar um comentário