BRASÍLIA - A Receita Federal lançou nesta sexta-feira mais um serviço para facilitar a vida dos contribuintes. A partir de agora, as pessoas físicas vão poder calcular e pagar o Imposto de Renda (IR) por meio de smartphones ou tablets.
Para isso, será preciso baixar o aplicativo Pessoa Física. Ele já está disponível para os aparelhos que utilizam o sistema operacional Android. Já para o sistema iOS, utilizado nos produtos da Apple, ainda será preciso aguardar alguns dias.
Segundo a coordenadora de sistemas da Coordenação de Tecnologia (Cotec) da Receita, Maria Rita Prudente de Abreu, para pagar o IR pelo telefone ou tablet, a pessoa terá primeiro que cadastrar o aparelho no site do Fisco (www.receita.fazenda.gov.br) no centro virtual de atendimento ao contribuinte (e-CAC).
Depois disso, basta informar alguns dados e o aplicativo mostrará ao contribuinte o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf) com o código de barras para fazer o pagamento. O serviço também fará automaticamente a atualização dos valores devidos com multa e juros. Poderão ser pagas cotas do IR desde 2006.
A coordenadora esclareceu que esse serviço não permite que as pessoas físicas façam a declaração do IR com smartphones ou tablets. Ele só permite acessar o Darf. Ela explicou que a Receita pretende permitir que os contribuintes façam o acerto de contas com o Leão por esses aparelhos no futuro, mas ainda não há prazo.
- A declaração será uma evolução, mas ainda temos algumas restrições. No desktop (computador de mesa) o contribuinte obtém, por exemplo, a declaração do ano anterior. Além disso, existe a questão de segurança. Nosso objetivo é fazer a declaração do IR por tablets ou smartphones no futuro - disse
Maria Rita.
Outro novo serviço permitirá que os contribuintes façam o cálculo mensal ou anual do IR devido. Para isso, bastará informar o valor do rendimento e das deduções. Mas esse é apenas um exercício para que as pessoas físicas saibam quanto terão de desembolsar no acerto de contas.
O aplicativo traz ainda uma série de perguntas e respostas para que os contribuintes possam tirar dúvidas sobre a declaração do IR 2013 e um jogo para testar os conhecimentos sobre a história do imposto.
O Globo
O Globo
0 comentários:
Postar um comentário