Pages

Tecnologia do Blogger.

segunda-feira, 25 de março de 2013

Coordenação do Samu de Princesa Isabel comunica interrupção do 192 central Piancó.


A Central de Regulação do Samu em Piancó está realizando essa semana a mudança de prédio. Com as novas instalações, o 192 que é o telefone de emergência para Samu, vai passar cerca de 3 dias sem funcionar, até que a equipe se instale no novo prédio. Com isso as bases municipais do SAMU, como exemplo Princesa Isabel estarão funcionando emergencialmente por outro telefone disponibilizado pela central Piancó: 3452- 2026. Segundo informações do Coordenador do SAMU em Princesa Isabel, Leonardo Campos Lima, além do telefone fixo que a central disponibilizou, já que o serviço não pode parar, Leonardo orienta para que as pessoas de Princesa Isabel em qualquer ocorrência durante essa semana procurem a BASE do SAMU que fica no Bairro Maia, e solicitem o serviço. O Coordenador frisou que em breve o 192 voltará a funcionar normalmente.

Sabrina Barbosa

Pelo interior, Serra Talhada conquista a única vitória ao bater o Salgueiro

Três jogos pelo interior completaram a 8ª rodada do Campeonato Pernambucano, neste domingo. A única vitória ocorreu no Sertão, com o Serra Talhada batendo o Salgueiro por 2 a 0, no estádio Nildo Pereira. Os gols foram marcados por Negrete, aos 4 minutos, e Alisson, aos 20, todos no segundo tempo.
Em Belo Jardim, o time da casa ficou no 2 a 2 com o Pesqueira. Foram três gols no primeiro tempo. Aos 15, Deisinho abriu o placar para o Pesqueira, Candinho empatou aos 24 e nove minutos depois o time de fora voltou a ficar na frente novamente com Deisinho. Na etapa final, Muller empatou para o Belo Jardim, aos 27 minutos.
O Chã Grande também empatou com o Porto por 1 a 1, no Barbosão. Edmilson abriu o placar aos 42 minutos do primeiro tempo para o time da casa. No segundo tempo, aos 35, Joelson empatou para o Gavião numa cobrança de pênalti.

GLOBOESPORTE.COM 

PSDB realiza convenção e elege Dr. Sidney presidente da legenda em Princesa Isabel -PB

















































































Governo do Estado paga folha de março na quarta e quinta da Semana Santa

Mantendo a política de pagar a folha dentro do próprio mês trabalhado, o governo do Estado da Paraíba paga os salários dos servidores estaduais referentes a este mês de março, nos dias 27 e 28 próximos ( quarta e quinta).
Os aposentados e pensionistas, como nos meses anteriores, recebem logo no primeiro dia, ou seja, na quarta-feira (27)
O pagamento será encerrado na quinta-feira (28), quando estarão recebendo os servidores da administração direta e indireta. Sexta-feira é feriado nacional e não haverá expediente bancário.

Fonte: Edmilson Pereira

Secretaria diz que ‘cultura está viva em Princesa Isabel’

A secretária municipal de Cultura, Esportes e lazer, Socorro Maria, avaliou neste domingo (24) que a 1ª Semana da Cultura de Princesa Isabel foi “um sucesso” e que, apesar da crise financeira que sufoca o município, todos conseguiram “dar conta do recado”.
Segundo ela , “com um orçamento limitado, estrangulado, conseguimos mostrar que a cultura está viva em Princesa Isabel, e que temos inúmeros atores, protagonistas culturais que estão mostrando que chegou a hora de acontecer”.

Duarte Lima

sexta-feira, 22 de março de 2013

PSBD de Princesa escolhe novo diretório neste domingo


O PSDB de Princesa Isabel realiza neste domingo (24) convenção para escolha dos novos integrantes do Diretório Municipal.
A sigla deve manter no comando o atual dirigente, o ex-prefeito Dr. Sidney.
A convenção acontece das 9h às 17h, na Praça José Nominando Diniz, no centro da cidade, e deverá reunir, além de convencionais e filiados, simpatizantes, lideranças tucanas e de outras agremiações.

Duarte Lima

quinta-feira, 21 de março de 2013

Abertura da 1ª Semana de Cultura de Princesa Isabel destaca artesanato local

 Sabrina Barbosa

A 1ª Semana de Cultura de Princesa Isabel teve abertura oficial nesta terça-feira (19) e em praça pública artistas locais puderam expor as suas artes nas mais diversas modalidades. Além das apresentações culturais, o destaque foi para o artesanato que ocupou um extenso espaço na Praça da Estrela, com produtos de barro, madeira, arte em biscuit, pintura em tela, e artigos para decoração. O Prefeito de Princesa, Domingos Sávio (PSDB) esteve visitando cada uma das barracas expositoras. Estavam presentes na abertura a Secretária de Cultura Socorro Mandú, a Secretária de Saúde Vitória Augusta, a Secretária de Ação Social Flora Diniz, Secretário de Comunicação Juarez, Secretário de Educação Onézio, Chefe de Gabinete Thiago Pereira e a participação da Gerente da 11ª GRE Marta Santos. A Programação se estende até a sexta-feira (22) com apresentações na Praça da Estrela. Confira as fotos da 1ª noite:

quarta-feira, 20 de março de 2013

GOVERNO INICIA REFORMA NA ESCOLA TOMÉ FRANCISCO



     O mês de março começa movimentado na Escola Tomé Francisco. Uma nova organização dos espaços, a convivência diária com trabalhadores e serviços modificam a rotina dos profissionais e alunos. Tudo isso, apesar de difícil adaptação enche de orgulho e alegria os corações dos integrantes dessa escola, pois o governo de Pernambuco, Eduardo Campos,comprometido com educação de qualidade social, retribui e devolve em benefícios os excelentes resultados apresentados e a conquista do Prêmio Destaque Brasil em 2012.


     Segundo o gestor Ivan, é impossível não reconhecer o retorno que a escola vem recebendo após a conquista desse prêmio. Depois de serem contemplados com mobiliário novo, armários, mobiliário para biblioteca, agora estão reformando os banheiros, a cozinha, as áreas externas com calçamento, a rede elétrica e hidráulica, alambrado na quadra e ainda ampliação do parquinho e os reparos necessários em toda escola.

Cada conquista da Tomé Francisco alimenta o orgulho da equipe de profissionais desta instituição, pois pais, alunos, professores, funcionários e comunidade sabem que nada acontece por acaso. Com uma equipe gestora que luta diariamente pela melhoria da qualidade de ensino ofertada, ao longo dos 14 anos que o professor Ivan Nunes está à frente da equipe pode-se enumerar muitos avanços não só na área pedagógica como no espaço físico. Mas não é o fim da luta, Ivan diz que faz parte dos sonhos da equipe a construção de 01 auditório, refeitório, almoxarifado, outros laboratórios, reforma da quadra e ampliação da área administrativa. Estas solicitações já foram encaminhadas para as autoridades competentes e hoje se encontram na pauta de reivindicações do gestor, um verdadeiro sonhador, expresso nas palavras de Paulo Coelho 
“O Mundo está nas mãos daqueles que tem coragem 
de sonhar, e correr o risco de Viver seus SONHOS”.

terça-feira, 19 de março de 2013

Dia de São José: Cagepa inicia racionamento no Açude de São Gonçalo; Em Cajazeiras situação é muito crítica




Situação do açude de Engenheiro Ávidos
No “Dia de São José”, que é comemorado em 19 de março, portanto amanhã, que é o Santo conhecido popularmente por “auxiliar nas chuvas”, o Sertão da Paraíba, amanhece com uma triste notícia, que haverá racionamento em um dos mais importantes mananciais do Estado.

Foi o que anunciou a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), na tarde desta segunda-feira (18). Segundo informações do Órgão, devido a baixa quantidade de água do Açude de São Gonçalo, a partir dessa terça-feira (19), será desligada uma das bombas de captação.

A bomba será desligada durante 30 dias, entre 17h e 4h da manhã, gerando uma economia de 25% ao mês.

Segundo a Cagepa, após esse prazo, caso a população não se conscientize da necessidade de economizar água e a chuva não venha, serão adotadas medidas mais drásticas, inclusive o racionamento efetivo de água, no formato de 24 horas com abastecimento e 24 horas sem abastecimento.

Cajazeiras
Em Cajazeiras a situação não é diferente, e segundo informações da Cagepa, o racionamento das águas de Engenheiro ávidos pode ser iniciado já no mês de abril.

Diário do Sertão

Campanha de Hanseníase e Geohelmintíases tem participação de Manaíra e mais 14 municípios

IMG_0558
O Governo do Estado, em parceria com 15 municípios paraibanos, iniciou nessa segunda-feira (18) a Campanha Nacional de Hanseníase Geohelmintíases que faz parte do Plano Integrado de Ações Estratégicas do Ministério da Saúde. Na Paraíba, a campanha vai se estender até o dia 22 de março e será coordenada pela Gerência Executiva de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (SES), que fará o monitoramento dos dados. A meta é investigar os sinais e sintomas da hanseníase em 70% dos escolares; tratar 90% dos escolares (população alvo) com idade entre 5 e 14 anos para geohelmíntiases e realizar, no mínimo, 80% do tratamento dos casos positivos e de seus contatos de acordo com as normas padronizadas pelo Ministério da Saúde.
Os municípios que vão participar da campanha são João Pessoa, Campina Grande, Cajazeiras, Alhandra, Araruna, Cacimbas, Cajazeirinha, Casserengue, Damião, Manaíra, Itatuba, Santa Cecília, Vierópolis, Bananeiras e Riachão. Eles foram escolhidos por critérios populacional e de desenvolvimento humano dentre outros determinados pela Portaria No 2.556 de 28 de Outubro de 2011 que estabeleceu repasse fundo a fundo para implantação, implementação e fortalecimento da Vigilância Epidemiológica destes agravos para o ano de 2012.
No caso da campanha para Geohelmintíases, o público alvo será os estudantes de 5 a 14 anos da Rede Pública de Ensino Fundamental que é considerada a faixa etária mais vulnerável à doença. Talita Tavares explica que por meio da campanha será possível fazer a detecção rápida da doença o que possibilita o tratamento mais rápido e eficaz do agravo. Os casos suspeitos de hanseníase serão encaminhados à rede básica de saúde para confirmação e tratamento. “Uma vez identificado um caso em uma criança ou adolescente, se faz necessário desencadear ações de vigilância epidemiológica para identificação de novos casos na comunidade”, explicou.
A Campanha também tem como objetivo reduzir a carga dos geohelmintos (parasitas intestinais conhecidos como lombrigas, que causam anemia, dor abdominal e diarreia), que podem prejudicar o desenvolvimento e o rendimento escolar da criança. As atividades da Campanha incluem ainda, mobilização e orientações para os professores e escolares, subsidiadas por material didático confeccionado para esse fim.
Para o tratamento da Geohelmintíases, o Governo Federal já disponibilizou para o Estado o medicamento Albendazol 400mg. Esse remédio será repassado à Assistência Farmacêutica das Gerências Regionais de Saúde e será administrado por meio do Programa Saúde na Escola. Talita Tavares explicou que a oferta e a supervisão do tratamento de geohelmintos nos escolares serão realizadas por profissionais de saúde da área de abrangência das unidades básicas.
Sobre as Doenças
Hanseníase: É uma doença infecciosa, crônica, causada pelo Mycobacterium leprae que acomete principalmente a pele e os nervos periféricos. É preciso observar manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo e áreas da pele que não coçam; mas, que causam a sensação de formigamento e ficam dormentes, com diminuição ou ausência de dor, da sensibilidade ao calor, ao frio e ao toque.
Geohelmintíases: De acordo com a Gerência de Vigilância Ambiental as Geohelmintíases constituem um grupo de doenças parasitárias intestinais que acometem o homem e são causadas principalmente pelo Ascaris lumbricóides, Trichuris trichiuria e pelos ancilostomídeos. Os casos portadores dessas parasitoses são detectados de forma passiva pelas unidades de saúde no Brasil. Estima-se que a prevalência do país varie de 2 a 36%; com maior destaque em municípios com baixo IDH.

SECOM-PB

segunda-feira, 18 de março de 2013

Ricardo parabeniza Campinense e anuncia obras no Estádio Amigão


Governo da PB


O governador Ricardo Coutinho prestigiou, nesse domingo (17), a final da Copa do Nordeste, no estádio Amigão, em Campina Grande. Acompanhado da primeira-dama, Pâmela Bório, dos filhos e da secretária de Estado da Comunicação Institucional, Estela Bezerra, Ricardo parabenizou a Raposa pelo título inédito.

“O Campinense faz jus a esse título. É uma conquista importante e o time foi o melhor, desde o início da competição. Foi mais coeso, mais forte, mais determinado e soube decidir na hora exata. Esse título ajuda a formatar e a empoderar o futebol da Paraíba. Nós precisamos ter muitos times fortes com investimentos e o Governo do Estado está fazendo sua parte investindo R$50 milhões nos estádios, fazendo com que todos os estádios passem por reformas”, disse Ricardo.
Jogando em casa, o time da Paraíba venceu o ASA, de Alagoas, por 2 a 0. A conquista é a mais importante da história do futebol paraibano, pois é a primeira vez que um clube estadual vence uma competição organizada pela Confederação Brasileira de Futebol.

Ainda durante a partida, Ricardo anunciou o início das obras o estádio Amigão e a autorização da ordem de serviço para as obras de mais dois estádios.  “Seguramos a obra, até agora, por conta da final da Taça Nordeste, mas agora vamos começar as obras do Amigão e, na próxima sexta-feira (22), vamos autorizar as ordens de serviços do Perpetão (Estádio Perpétuo Corrêa Lima- Cajazeiras) e do Marizão (Estádio Antônio Mariz – Sousa) para que possamos ter estádios mais adequados”, informou o governador.
O vice-governador, Rômulo Gouveia, Raposeiro desde criança, comemorou a vitória inédita e ressaltou o investimento no esporte. “A vitória do Campinense é a vitória da Paraíba. Esse título projeta e valoriza não só a cidade de Campina Grande, mas todo Estado. É importante ressaltar os investimentos do Governo na área esportiva, são R$50 milhões”, enfatizou Rômulo.

Para o secretário da Juventude, Esporte e Lazer, Tibério Limeira, o título confirma a excelente campanha realizada pelo Campinense. “Foi um momento ímpar para o futebol paraibano, pois ter um time como o melhor do Nordeste é motivo de muita satisfação. O melhor de tudo é que foi um título conquistado com méritos, já que o clube teve a melhor campanha de toda competição”, comemorou Tibério.
O diretor de competição da Confederação Brasileira de Futebol, Virgílio Elizio, parabenizou a torcida Raposeira e agradeceu pela acolhida do povo paraibano. “A Paraíba está de parabéns por essa conquista. Além de ter um povo acolhedor, provou que gosta de futebol e a maior prova disso é o estádio lotado e o torcedor do Campinense fazendo essa grande festa”, disse o diretor.

O presidente do clube, William Simões, agradeceu a torcida pela garra e pelo apoio durante toda campanha. “Temos uma torcida maravilhosa que nos acompanha pelos quatro cantos da Paraíba para fazer essa festa bonita”, disse emocionado.
O ex-campeão paraibano e hoje gerente de futebol do Campinense, Kléber Romero, falou da emoção de ver o time do coração ganhar o título inédito. “Como jogador do Campinense consegui ser campeão paraibano, mas faltava algo de maior expressão como uma competição de nível nacional. Agora, como gerente de futebol, consegui ajudar esse clube que tem uma torcida apaixonada, a levantar a taça de melhor do Nordeste.

Segurança – Para garantir a segurança dos torcedores, um esquema especial de segurança envolveu 450 policiais militares, 50 policiais civis e 45 bombeiros militares. Os ônibus dos times e torcedores receberam escolta no percurso até o estádio.
Não foi permitida a entrada de bebidas alcoólicas nem de fogos de artifício nas dependências do Amigão que, até o fim do jogo, teve o policiamento intensificado. A Polícia Militar também garantiu a segurança durante as comemorações nas ruas de Campina Grande.

O Comandante do 2º Batalhão, tenente coronel Souza Neto, destacou a importância da integração das forças de segurança. “Tivemos um bom planejamento, durante toda a semana, e nesse domingo contamos com a contribuição da Polícia Rodoviária Federal nas estradas, a Polícia Civil nas delegacias de plantão esperando o pronto atendimento para qualquer tipo de ocorrência e os bombeiros dentro do estádio garantindo com a PM a segurança. Essa soma de forças foi fundamental para se chegar a esse resultado de tranquilidade em um espetáculo de tamanha magnitude”, destacou o comandante.

União iniciou bem temporada 2013


União iniciou bem temporada 2013.

A equipe do União Princesa Clube de Veteranos, iniciou sua temporada neste domingo, 17/03/13, vencendo sua co-irmã União São João, no Estádio "O Gonzagão" pelo placar de 3 x 0, sendo 2 (dois) gols do meia direita Plínio e 1(um) gol do zagueiro Edson Fidelis.
















A equipe do União Princesa Clube de Veteranos, iniciou sua temporada neste domingo, 17/03/13, vencendo sua co-irmã União São João, no Estádio "O Gonzagão" pelo placar de 3 x 0, sendo 2 (dois) gols do meia direita Plínio e 1(um) gol do zagueiro Edson Fidelis.

domingo, 17 de março de 2013

Dia de São José



Olhos atentos ao céu, oração firme e a esperança em São José. Assim será na próxima terça-feira, dia 19, quando os agricultores aguardarão ansiosos que caiam as milagrosas gotas do céu, no Dia de São José. A chuva no dia 19 de março é o sinal de um bom inverno, o que garante riqueza nas plantações e nas colheitas.
“Você chama pelo santo e se ele acolhe, se chove no seu dia, é como se ele desse a permissão e intercedesse para que haja um bom inverno. É uma questão do ideário popular que foi passado através da literatura folclorista, como Câmara Cascudo que semeou a ideia de que para se ter um bom inverno precisa chover no Dia de São José. Por isso as pessoas aguardam com tanta expectativa essa data”, frisou a doutora em Antropologia Elizabeth Christina.
O padre Edílson Figueiredo acredita que a tradição teve início principalmente pelo fato de São José ser o padroeiro dos trabalhadores. “Essa ligação é muito forte, sobretudo no interior.
Para o agricultor, nada mais justo que recorrer a São José e pedir que ele mande chuva. Temos que rezar, sim, para cair mais chuva no Sertão, mas principalmente cobrar aos políticos que adotem medidas para minimizar o sofrimento de quem padece com a seca”, disse.


VITRINE DO CARIRI



sábado, 16 de março de 2013

Seca provoca aumento dos preços de produtos na feira livre de Princesa Isabel


Duarte Lima
DSC04698
A pior seca do Nordeste nas últimas décadas provocou mudanças sensíveis na qualidade e nos preços de frutas, verduras e legumes na feira livre de Princesa Isabel, tradicionalmente realizada aos sábados.
Segundo o feirante André Cordeiro, de 26 anos, a maioria (90%) dos produtos é trazida do Vale do São Francisco, e a produção local e regional, que supria a demanda por itens como tomate, banana, coentro, pimentão e alface, foi reduzida pela metade.
André, há 16 anos no ramo, disse que a disparada dos preços é algo surpreendente, e comentou que a alta provocou diminuição do consumo e, ainda, redução da margem de lucro dos revendedores.
“Em outubro do ano passado, por exemplo, a gente vendia um molho de alface por R$ 1,00, agora custa R$ 2,50. Fica até difícil pra gente explicar o aumento dos preços. Com a elevação, caiu o consumo e também a nossa margem de lucro. A reclamação é geral, do consumidor ao vendedor”, ressaltou.
DSC04692 
André exibe o repolho, 2º na lista dos aumentos

A seca traz prejuízos à população, que reclama nas bancas da escalada desenfreada dos preços, que podem aumentar ainda mais caso a estiagem se prolongue, com sérios reflexos na economia e, principalmente, na mesa dos princesenses.
DSC04689 
Marcela reduziu consumo por causa da alta

O funcionário público estadual Armando Medeiros, de 53 anos, costumeiramente faz a feira de carne e verdura e deixa os demais itens a cargo da mulher. Ele avalia que os preços “subiram um absurdo, que a gente até não acredita, só comprando pra sentir no bolso”. Já a professora Marcela Pereira, de 30 anos, revela que alta elevada a obrigou a reduzir o consumo “ de forma involuntária, pois tudo é caro demais, e a gente tem que priorizar o básico”.
DSC04682 
Armando diz que aumentos são absurdos

De forma geral, os produtos registraram altas acentuadas nos últimos seis meses, de 100% até 250%. O repolho, por exemplo, é o item que assumiu a vice-liderança, cujo preço aumentou de R$ 2,00 para R$ 7,00, com variação de 250%, só perdendo para o coentro (300%). A laranja foi o produto que registrou a menor alta (20%), com a unidade subindo de R$ 0,20 para R$ 0,25. A média geral dos aumentos foi de 107,1%,
Abaixo, tabela comparativa feita pelo blog, após pesquisa na feira livre, com preços praticados em outubro de 2012 e na atualidade:
Produto
Quantidade / Peso
R$ (Outubro 2012)
R$ (Março 2013)
Alta
Alface
Molho
1,00
2,50
150%
Coentro
Molho
0,25
1,00
300%
Pimentão
3 unidades
0,50
1,00
100%
Banana Prata
12 unidades
2,00
4,00
100%
Tomate
1 Kg
1,50
3,00
100%
Laranja
Unidade
0,20
0,25
25%
Cebola
Kg
2,00
4,00
100%
Batata Inglesa
Kg
2,00
4,00
100%
Repolho
Kg
2,00
7,00
250%
Chuchu
Kg
0,50
1,00
100%
Uva
Kg
4,00
5,00
25%
Cenoura
Kg
2,00
3,00
50%
Melancia
Fatia
  
100%
Beterraba
Kg
2,00
3,00
50%
Carregando... Por favor aguarde...