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sábado, 23 de janeiro de 2010

Turistas elegem Coqueirinho como praia mais bonita da Paraíba



A pesquisa revelou os pontos turísticos mais visitados da região metropolitana de João Pessoa. O Mercado de Artesanato continua em primeiro lugar com 68,91%, seguido do Farol do Cabo Branco (61,19%), Pôr-do-sol em Jacaré (55,72%), Estação Ciência(50,75%), Hotel Tambaú (46,02%), Parque Sólon de Lucena (43,78%), Centro Histórico de João Pessoa (38,31%), e a Igreja de São Francisco (29,85%). É importante frisar que o mesmo turista pode ter visitado vários pontos e por isso, a soma ultrapassa 100%.

Segundo os turistas o maior atrativo da Paraíba são as praias. Por serem centrais, as mais visitadas foram: Tambaú (84,33%) e Cabo Branco (75,37%). Segundo os visitantes, as praias consideradas mais bonitas ficam no litoral sul. Coqueirinho foi eleita, pelo quinto ano consecutivo, a mais bela da Paraíba, com 28,11%. Em seguida aparece Tambaba (13,43%). Apesar das praias mais bonitas estarem no litoral sul, vários turistas sugeriram melhorar o acesso, a segurança, reclamaram da ausência de salva vidas, de poucas placas de sinalização e a pouca infra-estrutura dos bares de coqueirinho.
Frequência da visita
Com relação a frequência de visitas, a maioria (51%) dos turistas entrevistados afirmou que estava visitando a Paraíba pela primeira vez, enquanto que 49% afirmaram que já haviam visitado a Paraíba. Esse resultado é o indicativo de que os turistas estão satisfeitos com a oferta turística da RMJP e, na ótica econômica, representa um efeito multiplicador, pois além de seu retorno, o turista se torna um espontâneo divulgador dos atrativos da região, indicando-a como roteiro turístico para outras pessoas. O tempo médio de permanência no estado é de 12 dias.
Como forma de acompanhar o comportamento do turista, a sondagem procurou conhecer se o turista havia visitado outras cidades antes de chegar a capital. Os dados da pesquisa mostraram que a maior parte 74% dos visitantes escolheu a RMJP como destino de sua viagem, contra 26% que passaram antes por outras cidades. Das cidades visitadas pelos turistas antes de chegarem a João Pessoa, destacaram-se Pernambuco (44,12%), Rio Grande do Norte (26,47%) e Ceará (10,78%). Deve-se ressaltar que alguns turistas afirmaram que não viajaram diretamente para a Paraíba porque o número de voos diretos é limitado e as passagens aéreas para João Pessoa são bem mais caras do que as de Recife, sendo mais vantajoso desembarcar na capital pernambucana e vir de ônibus.
O gasto médio dos turistas que estiveram na região metropolitana de João Pessoa é de R$1.498, superior em 25,04% ao registrado no mesmo período do ano passado quando o gasto médio do turista naquela ocasião atingiu o patamar de R$1.198,00.
Serviços turísticos
No que se refere à utilização de serviços turísticos, a Gastronomia paraibana foi bem conceituada, sendo avaliada como “ótima ou boa” por 88,34% dos turistas. O atendimento no aeroporto foi elogiado por 79,67%, Comércio (79,12%), Vida noturna (76,92%), Serviços de hospedagem (76,83%) e Serviços de restaurantes e bares (74,93%). Apesar do bom conceito, uma parte dos visitantes apresentou algumas sugestões. As principais foram: melhorar os pontos de orientações turísticas, aumentar a quantidade de placas de sinalização turística e criar um sistema efetivo de atendimento ao turista através de postos permanentes de informações que divulguem a realização de eventos, pontos turísticos, casas noturnas, bares e restaurantes. Também recomendaram melhorar o atendimento nos bares e restaurantes, qualificar os profissionais que trabalham no setor. “Isso mostra que o nível de exigência dos turistas é cada vez maior”, comentou o presidente da Fecomércio-PB.
Com relação à expectativa do turista após conhecer a Paraíba, a maioria (52,74%) afirmou que suas expectativas foram totalmente correspondidas. Para 38,56% dos turistas entrevistados, as expectativas em relação à Paraíba, especialmente a RMJP, ficaram acima do esperado. Já para uma parcela de 6,47% de entrevistados, suas expectativas após conhecer o Estado não foram correspondidas. Vale salientar que uma pequena parte de turistas (2,24%) não soube ou não quis responder a esse quesito.blog rogal e hermes de luna.

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