A Arquidiocese da Paraíba divulgou na manhã de hoje uma portaria que regulamenta a participação de padres paraibanos em eleições e no exercício de cargos públicos. A Nota Normativa lançada pelo arcebispo Dom Aldo Pagotto revela que haverá suspensão do direito de celebrar missas e eventos religiosos a partir do momento em que os sacerdotes registrarem candidatura ou ocuparem cargos públicos remunerados.
A portaria entra em vigência a partir desta sexta-feira tem o objetivo de normatizar a filiação dos sacerdotes a partidos políticos, disputas a cargos eletivos e a participação em atividades político-partidárias ou trabalhos remunerados, como secretarias do Executivo. Contudo, a norma não impede que padres filiem-se a partidos.
A assessoria de imprensa da Arquidiocese informou que a decisão foi tomada em comum acordo entre os arcebispos da Paraíba, de Pernambuco, do Rio Grande do Norte e de Alagoas, a partir de orientações do Vaticano. Em um último encontro, o papa Bento XVI pediu que os padres não entrassem na política.políticaPB.
0 comentários:
Postar um comentário