Pages

Tecnologia do Blogger.

segunda-feira, 22 de março de 2010

CGU detectou irregularidades na aplicação de recursos em todos os municípios fiscalizados na PB















A Controladoria-Geral da União (CGU) detectou irregularidades na aplicação de recursos repassados pela União nos 70 municípios paraibanos fiscalizados nos últimos cinco anos. Entre os ilícitos mais comuns está o desvio de verba pública que seria destinado a obras.
As primeiras inspeções em 60 municípios brasileiros deste ano foram iniciadas na última quinta-feira. Na Paraíba estão sendo fiscalizados os municípios de Passagem, Natuba e Caldas Brandrão. A iniciativa chega a sua 31ª edição fiscalizando 1.530 municípios em todo o Brasil, sendo 70 municípios na Paraíba.
“Nós da CGU do estado iremos divulgar o conteúdo dos relatórios para a população provavelmente em 30 dias, previsão de término do relatório”, destacou o chefe da Controladoria Geral da União da Paraíba, Jacir Fernandes.
Jacir Fernandes, explicou que os municípios foram selecionados por meio de sorteio para que fosse preservado, segundo ele, o principio de isonomia do órgão. “Nós fazemos sorteio para que, principalmente em ano eleitoral como este, não nos acuse de perseguição política”, explicou.
De acordo com o chefe da CGU na Paraíba, todos os anos são realizadas quatro inspeções na Paraíba. Este número é baseado na quantidade de municípios do Estado e no grau de corrupção existente. Conforme informou o chefe da Controladoria, a Paraíba passa hoje por um grande número de inspeção por apresentar muitas irregularidades. Em ano eleitoral o número de inspeções cai para três. As próximas fiscalizações da Controladoria estão marcadas para os meses de maio e junho.
O chefe da controladoria disse por fim, que os servidores da CGU já estão fazendo o trabalho de campo nos municípios selecionados para que possa ser feito o relatório descritivo com tudo que foi levantado durante a inspeção. Esses relatórios serão enviados para órgãos controladores como o Ministério Público Federal; a Polícia federal e o Tribunal de Contas da União. “Todos esses órgãos irão tomar as providências cabíveis”, disse.PolíticaPB.

0 comentários:

Carregando... Por favor aguarde...