Pages

Tecnologia do Blogger.

quarta-feira, 23 de novembro de 2016

CBF divulga tabela básica e antecipa início da Copa do Nordeste

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou no início da noite desta quarta-feira (23) a tabela básica da Copa do Nordeste, que em 2017, pelo terceiro ano consecutivo, terá Campinense e Botafogo-PB como representantes da Paraíba.
A entidade resolveu antecipar o início do torneio. Antes marcado para o dia 1° de fevereiro, o começo do Nordestão agora está agendado para uma quinta-feira, 26 de janeiro.
Inserido no Grupo A, junto com Santa Cruz, Uniclinic-CE e Náutico, o Campinense estreia em casa, diante do Tricolor do Arruda, na reedição da final nordestina de 2016.
ccxsanta
Foto: Divulgação / ZenaideFerreira
Já o Botafogo-PB, que está no Grupo E, inicia sua caminhada na Copa do Nordeste em Natal, contra o América-RN. O Belo encara ainda Vitória-BA e Sergipe.
O regulamento e a fórmula de disputa da competição não mudaram. Assim como nas últimas duas edições, os 20 clubes dos nove estados da região foram divididos em cinco grupos de quatro integrantes cada.
Os primeiros colocados de cada chave e os três melhores vice-líderes se garantem nas quartas de final, seguindo no sistema de mata-mata ate a final, sempre em esquema de ida e volta.
A expectativa é de que em dezembro a CBF divulgue nova tabela, só que com os detalhes de horários e locais das partidas da fase de grupos.
Paraibaonline

segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Instagram ganha vídeo ao vivo e envio de fotos e vídeos que somem

Por Helton Simões Gomes
Do G1, em São Paulo
Instagram passa a fazer transmissões ao vivo em vídeo. (Foto: Divulgação/Instagram)Instagram passa a fazer transmissões ao vivo em vídeo. (Foto: Divulgação/Instagram)
Após aderir à publicação de “fotos da vida real”, o Instagram coloca de lado as imagens trabalhadas nos filtros Ludwig e Lo-Fi para fazer os usuários mostrarem com a cara e a coragem a seus amigos o que está rolando. Ao vivo. O aplicativo libera nesta segunda-feira (21) as transmissões em vídeo, além do envio por mensagem de vídeos e fotos que somem.
Liberados para apps Android e iOS, os vídeos ao vivo devem chegar a todos os usuários nas próximas semanas. Farão parte do “modo história”, incluídos no app em agosto deste ano. A modalidade permitia até agora o compartilhamento de fotos e vídeos gravados, que ficavam no ar por 24 horas.
Se com o “modo história” o Instagram atingia em cheio um dos trunfos do Snapchat, com as transmissões ao vivo a rede social passa a figurar como concorrente do Facebook, sua empresa-mãe, na hora em que o usuário pensar em vídeos em tempo real.
Facebook no ar
Só que, diferentemente do Facebook, no Instagram não tem replay. O “live” é ainda mais efêmero que as fotos e os vídeos publicados no "história". Podem ser visto enquanto durar a transmissão e só.
Essa é a principal diferença para o “live” do Facebook, que entrou no ar em agosto de 2015. Na rede social, os vídeos ao vivo também podem ser vistos depois da transmissão. No replay, as interações dos usuários (como comentários, “curtidas” e “reações”) são mostradas no momento em que ocorreram originalmente. Presente no Facebook, a possibilidade de incluir máscaras, filtros para alterar a cor da imagem e desenhos não existe no Instagram.
Assim como no Facebook, os vídeos ao vivo no Instagram poderão ser comentados e “curtidos” em tempo real. Os autores dos vídeos também podem bloquear usuários  inconvenientes. No Instagram, os vídeos ao vivo serão posicionados no topo do aplicativo, ao lado de outras "histórias"; outras transmissões de destaque serão mostradas na sessão “Explorar”, com posts populares. Segundo Shilpa Sarkar, gerente de vídeo no Instagram, não vai haver competição: "Usam Instagram e Facebook para coisas muito diferentes".
Desaparecendo
Para Shilpa, o “live” é um crescimento natural para o aplicativo, dado o sucesso do recurso que o antecedeu. Implantado há três meses, o “modo história” já é usado por 100 milhões de pessoas por mês. “Os vídeos no Instagram explodiram no ano anterior”, comenta.
O Instagram libera também o envio pelo bate-papo nativo, o “direct”, de fotos e vídeos que desaparecem assim que os contatos os veem. O autor é avisado quando esses conteúdos são visualizados novamente ou quando amigos fazem cópia deles. Essa forma privada de troca de mensagem só pode ocorrer entre contatos que se seguem.
Assim como o "modo história", essa forma de bate-papo que some, ainda que limitado a fotos e vídeos, segue o conceito explorado pelo Snapchat desde o seu nascimento.
Comparativo das transmissões de vídeo ao vivo de Facebook e Instagram. (Foto: ARTE/G1)

Fifa divulga indicados ao prêmio Puskas com Messi, Neymar e corintiano

  • REUTERS/Paulo Whitaker
    Marlone comemora o gol que lhe rendeu indicação ao prêmio de gol do ano
    Marlone comemora o gol que lhe rendeu indicação ao prêmio de gol do ano
A Fifa revelou nesta segunda-feira (21) os indicados ao prêmio Puskas deste ano. Ao lado de Messi e Neymar, o corintiano Marlone é um dos candidatos, graças ao gol marcado contra o Cobresal pela Copa Libertadores, no dia 21 de abril, na Arena Corinthians.
A lista divulgada foi selecionada por um grupo de jogadores e ex-jogadores, composto pela brasileira Marta, o argentino Gabriel Batistuta e o holandês Marco Van Basten.
Os outros indicados foram os espanhóis Mario Gaspar, Saúl Ñíguez, o galês Hal Robson-Kanu, a venezuelana Daniuska Rodriguez, o finlandês Simon Skrabb, o sul-africano Hlompho Kekana e o malasiano Mohd Faiz Subri.
Os gols considerados foram marcados entre os dias 30 de setembro de 2015 e 30 de setembro de 2016. O vencedor será o sucessor de Wendell Lira, ex-jogador brasileiro que levou a última premiação. Os finalistas do troféu serão anunciados no dia 2 de dezembro. A decisão será feita por voto popular no site da Fifa.

Marlone

Na jogada que resultou na indicação de Marlone, o Corinthians trabalhou a bola desde a retaguarda e avançou para o ataque com o lateral direito Edilson. O defensor cruzou para Marlone, que dominou no peito na entrada da área e emendou um voleio no canto esquerdo do goleiro Sebastián Cuerdo.

Banco do Brasil decide fechar cinco agências na Paraíba. CONFIRA RELAÇÃO

banco-do-brasil
O Banco do Brasil anunciou, nesta segunda (dia 21), o fechamento de 402 agências em todo o País, como parte do seu processo de restruturação, sendo que cinco serão na Paraíba. Mais 379 delas serão transformadas em postos de atendimento e 31 superintendências serão encerradas. Com a reorganização, o banco espera economizar R$ 3,79 bilhões.
A superintendência-geral na Paraíba ainda não se manifestou sobre o assunto. No Estado serão fechadas as seguintes agências…
bb-agencias-desativadas-na-paraiba
HélderMoura

sábado, 19 de novembro de 2016

Um Coronel e o seu Palácio Por:Thiago Pereira

 
 Thiago Pereira

Nada é mais significante para um regime monárquico que a relação soberana entre a figura regente e o seu palácio. Mais ainda quando o mesmo é sinônimo de bravura e força imperial (ou política). No Território Livre de Princeza não foi diferente. A coragem do seu povo e a ousadia de seu líder maior são, atualmente, representados pela imponência de um palacete de extrema beleza arquitetônica e inestimável valor histórico.

O “Palacete dos Pereiras”, como é conhecido, acomoda não apenas mosaicos austríacos e imensos janelões, entre paredes grossas e terraços exuberantes. Nele reside, principalmente, a história de uma família que dedicou sua vida pelo desenvolvimento da terra natal.

 Palacete do coronel José Pereira em frente a Praça Epitácio Pessoa

Tudo começou quando o membro de uma das principais famílias nordestinas, o senhor Epitácio Pessoa de Queiroz (Epitacinho), sobrinho do ex-Presidente da República, o senhor Epitácio Pessoa, cometeu um crime passional, na capital do estado de Pernambuco, assassinando o médico Bandeira de Melo, casado com uma prima legítima do senhor João Pessoa Cavalcanti de Albuquerque, que seria, depois, Presidente da província paraibana. Epitacinho, após o ato delituoso, refugiou-se em Princeza, sob a proteção do amigo próximo, o Coronal José Pereira Lima. É necessário lembrar que este crime e a atitude solidária do coronel tocaram, profundamente, a família do ex-Ministro e ex-Governador paraibano, João Pessoa, que, já prevendo suas intenções proclamou o seguinte:

- Se um dia eu vier a governar a Paraíba, acabarei com o prestígio de três famílias: os Dantas, de Teixeira; os Santa Cruz, da cidade de Monteiro; e os Pereira, da cidade de Princesa.
O Coronel, de forma cortês, como era seu costume, informou ao hóspede (assim como ao seu irmão, compadre do Coronel, o industrial José Pessoa de Queiroz), que receberia o foragido, da melhor maneira possível, até que o crime fosse julgado. Naturalmente, como adiantou o coronel, a depender da sentença final, transitada em julgado, o amigo permaneceria (ou não), em suas terras. Epitacinho e a família, seguros dos seus direitos, aceitaram as condições.

Epitácio Pessoa
 Coronel José Pereira Lima
José Pessoa de Queiroz

Em sua estada nas terras princesenses, o visitante, para seu melhor conforto e sob orientação do seu irmão, resolveu construir uma casa, segundo o seu estilo e de acordo com suas expensas, que não eram poucas. Contratou o artesão/construtor José Ferreira Dias, conhecido como “Ferreirão”, famoso em toda a região, por ter construído obras importantes, como a belíssima igreja de Triunfo - PE.

Ergueu-se, assim, um palacete com 46 (quarenta e seis) portas e janelas, piso em mosaico trazido da Áustria (em baixo relevo), 05 (cinco) quartos, salas de refeições, terraços, salas de recepção, cozinha, área de serviço e garagem externa, duas vezes maior à área construída.Após alguns anos, Epitacinho foi absolvido do crime, e resolveu retornar a sua terra natal, Recife – PE, mas guardou consigo o patrimônio nas terras revolucionárias paraibanas. Depois de algum tempo, o seu irmão José Pessoa de Queiroz, julgando desnecessária a manutenção do imóvel em nome da família e determinado a restituir o enorme favor prestado pelo seu amigo, o Coronel José Pereira, resolveu presentear, com o palacete, a sua afilhada, Luiza Pereira Lima, filha primogênita do coronel e irmã mais velha do ex-Deputado Estadual e ex-Secretário de Estado da Saúde, o médico Aloysio Pereira Lima.

 
Utensílios pertencentes ao coronel José Pereira Lima

Dona Luizinha, como era conhecida, foi uma dedicada dona de casa e habitou com o seu esposo no palacete até sua morte, em 27 (vinte e sete) de maio de 2002. O seu amado companheiro, Gonzaga Bento, faleceu após três meses, em 05 (cinco) de setembro do mesmo ano. Gonzaga foi vereador do município por dois mandatos, foi vice-prefeito, Prefeito da cidade de Tavares (sua terra natal), e ainda três vezes Prefeito de Princesa. Nunca perdeu uma eleição e (como bem pronunciou Hermosa Pereira Sitônio) “apesar de não ter o sangue, foi Pereira tanto quanto os que tinham, pois nunca deixou ser derrubada a bandeira política de seu sogro, o Coronel Zé Pereira”.

Após a morte dos proprietários, o Palacete e todo o espólio foram repassados aos herdeiros Rosane e Humberto, filhos de Gonzaga e Luizinha. Posteriormente, em conseqüência da conclusão da Ação de Inventário, a casa foi registrada em nome de Rosane Pereira de Sousa Soares, atual proprietária, que vem a ser, portanto, neta do Coronel José Pereira Lima e sua esposa Alexandrina Pereira Lima (Dona Xandú).

Coronel José Pereira e seus homens durante a Revolta de Princesa

Além de residência do Coronel José Pereira, por um breve período após a anistia, o Palacete, durante a famosa guerra ocorrida em de 1930, que alguns chamam de “Revolta de Princeza”, serviu de Hospital de Sangue, onde se salvaram inúmeros combatentes princesenses, além de membros da Polícia paraibana, que o coronel ordenava tratar com enorme respeito e atenção. Esse procedimento fez com que muitos aderissem à causa daquele povo sertanejo, que se insurgia contra o governo paraibano.O “Palacete dos Pereiras”, apesar das intempéries e da utilização ininterrupta, mantém-se erguido e majestoso, mas precisa, naturalmente, de atenção e carinho.

Nessa edificação grandiosa e charmosa, construída na década de 20 (vinte), do século passado, residiram membros das famílias mais importantes do Nordeste. Hospedaram-se ou foram recebidas figuras ilustres como coronéis, governadores, prefeitos, artistas, empresários, políticos diversos e personalidades valorosas, como Alcides Carneiro, Canhoto da Paraíba e Ariano Suassuna.Sua história é maior e mais admirável que suas curvas e desenhos arquitetônicos. Está ligada à memória do povo brasileiro e por isso desfez-se o seu caráter pessoal, individual, particular. O objetivo primordial de sua existência é público, coletivo, devendo ser amado, preservado e compartilhado, sob a égide dos Poderes Públicos, especialmente, Estadual e Federal, pois possuem recursos disponíveis.


O Palacete do Coronel José Pereira, em Princesa Isabel – PB, transpira história e arrepia, quase sempre, os seus visitantes. História verdadeira. História brasileira. História de um povo, constantemente, esquecido no alto sertão nordestino, mas que permanece aguerrido, lutador, trabalhador e vivo, como a sua memória.

Thiago Pereira de Sousa Soares
Bisneto do Coronel José Pereira Lima
Cariri Cangaço Princesa 2015
Princesa Isabel, Paraíba

segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Como funciona a universidade sem professores inaugurada nos EUA

BBC
Da BBC
Na universidade 42, os estudantes trabalham juntos na solução de problemas e avaliam o trabalho dos colegas. (Foto: Rick Friedmann/BBC)Na universidade 42, os estudantes trabalham juntos na solução de problemas e avaliam o trabalho dos colegas. (Foto: Rick Friedmann/BBC)
Uma universidade revolucionária, sem professores, onde não há livros e nada é pago, acaba de ser aberta no Vale do Silício, na Califórnia. A ideia é receber por ano 1 mil estudantes interessados em programação de computadores e desenvolvimento de software. Durante o curso, os alunos trabalham sempre em grupo e avaliam os trabalhos uns dos outros.
O nome da nova universidade, 42, é uma referência à resposta sobre qual seria o sentido da vida segundo o clássico de ficção científica "O Guia do Mochileiro das Galáxias" (The Hitchhiker's Guide to the Galaxy, no original em inglês) de Douglas Adams - criado nos anos 1970 como série de rádio da BBC e transformado em livro, peça de teatro, minissérie de TV, filme longa-metragem, revista em quadrinhos, livro ilustrado e jogo de computador.
"O Guia do Mochileiro das Galáxias" é o nome de um dicionário fictício, que tem definições e opiniões sobre todo o universo. O primeiro campus da 42 foi criado em Paris, em 2013, por Xavier Niel, um empresário e milionário do setor de tecnologia.
Muitos do que se formaram lá trabalham hoje em grandes empresas como IBMAmazon e Tesla. Alguns criaram suas próprias companhias.
Facebook e Airbnb como modelos
Xavier Niel e seus sócios - vindos de start-ups do setor de tecnologia - querem revolucionar a educação como o Facebook fez com a comunicação na internet e o Airbnb com a hotelaria convencional.
Brittany Bir, chefe de operações da 42 na Califórnia, diz que jovens acostumados a ensinar aos colegas têm mais iniciativa no ambiente de trabalho (Foto: Rick Friedmann/BBC)Brittany Bir, chefe de operações da 42 na Califórnia, diz que jovens acostumados a ensinar aos colegas têm mais iniciativa no ambiente de trabalho (Foto: Rick Friedmann/BBC)
Para atingir essa meta, a universidade combina uma forma radical de ensino colaborativo e aprendizagem por projetos. Os dois métodos são bastante populares entre educadores, mas normalmente envolvem a supervisão de professores.
Assim, os alunos da 42 podem escolher projetos - como criar um website ou um jogo de computador - que seriam executados se eles estivessem trabalhando em uma empresa como desenvolvedores de software.
Para colocar seu projeto de pé, eles usam as fontes gratuitas disponíveis na internet e recebem ajuda dos colegas. Todos trabalham lado a lado, em uma ampla sala, com várias fileiras de computadores. Depois, a avaliação será feita por um outro colega, escolhido aleatoriamente.
Como nos jogos de computador, os estudantes vão avançando no curso em níveis ou fases e competem com um mesmo projeto. Eles se formam ao atingir o nível 21 e isso geralmente leva de três a cinco anos. Ao concluir o curso, recebem um certificado, nada de diploma tradicional.
Fim do aprendizado passivo
Os criadores da 42 afirmam que esse método de aprendizagem é melhor que o sistema tradicional que, segundo eles, incentiva os estudantes a serem receptores passivos de conhecimento.
"O retorno que temos recebido dos empregadores é que os jovens que formamos são mais preparados para buscar informações por si mesmos, por exemplo, sem precisar perguntar ao supervisor o que devem fazer," diz Brittany Bir, chefe de operações da 42 na Califórnia e ex-aluna no campus de Paris.
Aprendendo com quem aprende
"O aprendizado colaborativo faz os estudantes desenvolverem a confiança necessária para buscar soluções de forma autônoma, com métodos criativos e engenhosos"", explica.
Ela afirma ainda que quem passou pela 42 é mais capaz de trabalhar em grupo, discutir e defender ideias - qualidades procuradas no mundo real do mercado de trabalho em tecnologia.
"Isso é especialmente importante na área de programação, onde há uma falta de determinadas habilidades humanas," acrescenta. O aprendizado colaborativo não é novidade e já é adotado em várias escolas e universidades, especialmente em áreas como engenharia.
Aliás, historiadores concluíram que, na Grécia antiga, o filósofo Aristóteles tinha na sua escola alunos que eram monitores e ajudavam os colegas. Pesquisas recentes mostram que o aprendizado colaborativo pode fazer o aluno desenvolver um conhecimento mais profundo sobre determinado assunto.
Especialista em educação, o professor Phil Race explica que assuntos difíceis são mais fáceis de entender quando explicados por alguém que os aprendeu sozinho, sem nenhuma ajuda.
Dan Butin, reitor da escola de educação e política social do Merrimack College de Massachusetts, nos EUA, defende que o aprendizado colaborativo e por projetos seja popularizado em colégios e universidades.
O professor Butin diz que esses métodos são "ferramentas de ensino" muito melhores do que palestras, por exemplo, que normalmente não propõem desafios ao raciocínio dos ouvintes.
'O momento do arrá!'
No entanto, Butin considera que a universidade 42 foi longe demais ao abolir os professores. Pesquisas feitas por ele indicam que a maneira mais eficaz de ensino colaborativo inclui a supervisão de um professor especializado.
"A razão decisiva para a existência de um professor é orientar os estudantes no enfrentamento de assuntos complexos, ambíguos e que geralmente escapam à sua capacidade de entendimento", acredita.
O pesquisador americano Dan Butin diz que os alunos precisam de professores que os desafiem. (Foto: Rick Friedmann/BBC)O pesquisador americano Dan Butin diz que os alunos precisam de professores que os desafiem. (Foto: Rick Friedmann/BBC)
"Bons professores são capazes de levar os estudantes ao que chamo de 'momento do arrá!'"
O pesquisador diz que "a função da universidade" é desafiar conhecimentos e opiniões preconcebidas. Uma universidade sem professores, continua Butin, pode permitir que os estudantes simplesmente "reforcem e regurgitem" ideias que já têm sobre o mundo.
O modelo da 42 poderia ser uma alternativa aos Massive Open Online Courses, os Moocs (cursos online abertos e massivos, em tradução livre), que permitem que um grande número de pessoas estude online gratuitamente ou pagando pouco.
Como os Moocs, a 42 oferece uma educação mais acessível que a universidade tradicional. Mas também oferece os chamados benefícios sociais como acesso a um prédio e interação diária com outras pessoas.
A abertura da 42 coincide com a popularização nos EUA de cursinhos rápidos e intensivos que atraem milhares por causa da grande procura por programadores e desenvolvedores de software.
Método exige aluno disciplinado
Mas será que o modelo sem professores da 42 daria certo em grandes universidades?
Britanny Bir admite que os novos métodos não servem para todos os alunos. Durante o mês de seleção, por exemplo, alguns candidatos ficam irritados pelo estresse de trabalhar tão próximos. E não é difícil imaginar uma reação assim se você recebeu nota baixa de alguém que está no computador ao seu lado.
"O método é indicado para pessoas muito disciplinadas e confiantes, que não se intimidam com a liberdade de trabalhar no seu próprio ritmo", diz Britanny. Nicolas Sadirac, diretor da 42 de Paris, destaca que esse modelo funciona particularmente bem para estudantes que sofreram fracassos ou foram deixados de lado pelo sistema tradicional de educação.
"Na França, o sistema de educação decepciona muitos jovens apaixonados, que se sentem frustrados com o que são obrigados a fazer e com a maneira como isso é exigido", acrescenta.
O processo de seleção da universidade 42 ignora qualificações acadêmicas anteriores. No campus de Paris, 40% dos estudantes não completaram o equivalente ao segundo grau. "A 42 lembrou a eles que aprender pode ser divertido se você seguir o seu interesse, em vez de ser ensinado por professores a focar em uma coisa só," conclui Sadirac.

Energisa: Patos, Sousa e CG receberão programa de negociação de dívidas

De 15 de novembro a 2 de dezembro, o programa de conciliação, solução e tratamento do superendividamento – o ProEndividados – será realizado em Patos, Sousa e Campina Grande. O Tribunal de Justiça da Paraíba, juntamente com a Energisa, vai promover audiências para diminuir o endividamento da população. Em Campina Grande, a abrangência do projeto foi ampliada aos clientes classificados como Comercial, através de parceria com a Associação Comercial e Empresarial da cidade.
Mais de 10 mil pessoas foram convidadas a participar do programa. Os clientes chamados são os que possuem duas ou mais faturas pendentes e têm os seus dados pessoais incluídos em serviços de proteção ao crédito. Os selecionados recebem uma correspondência informando a data da audiência e o valor do débito com a Energisa que poderá ser negociado em condições especiais.
A ação procura facilitar e resolver as pendências de diversos consumidores que se encontram em situação de inadimplência, prestes a sofrer interrupção no fornecimento de energia. A última edição do programa aconteceu em João Pessoa, com a convocação de cerca de cinco mil clientes. Foram fechados cerca de 500 acordos por dia, totalizando quase R$ 2,6 mil.
De acordo com o TJPB, o objetivo dessa ação é descentralizar o atendimento, facilitando o acesso do cidadão aos canais de atendimento para negociação de dívidas. Ainda segundo o Tribunal, a medida ajuda também a evitar uma enxurrada de demandas judiciais.
Serviço:
PATOS
Quantidade de convocados: quase 7 mil clientes
Valor total do débito: mais de R$ 1,5 milhão
Data: de 16 a 18 de novembro
Local: AABB (Associação Atlética do Banco do Brasil)
SOUSA
Quantidade de convocados: cerca de 4,7 mil clientes
Valor total do débito: quase de R$ 1, 7 milhão
Data: 21 a 25 de novembro
Local: Campus da UFCG
CAMPINA GRANDE
Quantidade de convocados: cerca de 17 mil clientes
Valor total do débito: mais de R$ 1,1 milhão
Data: 28 de novembro a 2 de dezembro
Local: Parque do Açude Novo
Mais-PB

Carregando... Por favor aguarde...