Pages

Tecnologia do Blogger.

quarta-feira, 29 de junho de 2011

CCJ do Senado aprova o fim das coligações em eleições proporcionais

Com 14 votos favoráveis e seis contrários, foi aprovada nesta quarta-feira (29), na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), proposta de emenda à Constituição que acaba com as coligações partidárias nas eleições proporcionais. A matéria será enviada para votação em Plenário.

A proposta (PEC 40/2011) foi apresentada pela Comissão da Reforma Política do Senado e recebeu voto favorável do relator, senador Valdir Raupp (PMDB-RO). De acordo com o texto, são admitidas coligações apenas nas eleições majoritárias (presidente, governador, prefeito e senador).

A PEC mantém determinação constitucional que assegura autonomia dos partidos para estruturação e organização interna, prevendo em seus estatutos normas de fidelidade e organização partidária. Também mantém a não obrigatoriedade de vinculação entre as coligações em âmbito nacional, estadual, distrital e municipal.

A favor da proposta, diversos senadores argumentaram que coligações em eleições proporcionais (vereador e deputado federal, distrital e estadual) têm sido uniões passageiras, visando aumentar o tempo de propaganda eleitoral no rádio e na TV de partidos maiores e viabilizar um maior número de cadeiras por partidos menores.

No debate, diversos senadores se posicionaram pelo fim das coligações, como Demóstenes Torres (DEM-GO), Pedro Simon (PMDB-RS), Alvaro Dias (PSDB-PR), e Pedro Taques (PDT-MT), entre outros. Os parlamentares defenderam a redução do número de partidos e o fortalecimento das legendas habilitadas a funcionar no Congresso.

Os integrantes da CCJ rejeitaram emenda apresentada pelo senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), abrindo a possibilidade de união de duas ou mais legendas para formar uma federação de partidos. Valadares buscava assegurar mecanismo para que pequenos partidos consigam eleger seus representantes.

Voto em separado

O senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) apresentou voto em separado pela manutenção da possibilidade de coligações partidárias nas eleições proporcionais. Para o senador, a PEC 40/2011 "conflita com o pluralismo político, um dos cinco fundamentos da República Federativa do Brasil", conforme expresso na Constituição federal. Inácio Arruda considera que o fim das coligações fere direito de associação entre partidos, previsto na Carta.

Ele argumenta que as coligações nas eleições proporcionais são necessárias para que os partidos consigam superar "excessivas cláusulas de barreira existentes".

- Não podemos aceitar que as conquistas dos partidos em termos de liberdade de se coligarem sejam retiradas. É um retrocesso - protestou Inácio Arruda. Seu voto em separado foi apoiado pelos senadores Antônio Carlos Valadares; Marcelo Crivella (PRB-RJ); Magno Malta (PR-ES); Randolfe Rodrigues (PSOL-AP); Sérgio Petecão (PMN-AC) e Eduardo Amorim (PSC-SE).

Para Sérgio Petecão, o debate na CCJ mostrou uma visão distorcida com relação às pequenas legendas.

- Não se pode dizer que tudo o que aconteceu de ruim na política foi culpa de partidos pequenos - disse, referindo-se à afirmação de alguns senadores de que a criação de legendas se presta a interesse privados.

Como foi aprovado o parecer do relator, pelo fim das coligações, a proposta de Inácio Arruda não chegou a ser votada na CCJ.

Agência Senado

terça-feira, 28 de junho de 2011

Governo do Estado paga folha de junho nestas quarta e quinta-feiras


Os servidores públicos estaduais das administrações direta e indireta recebem nesta quarta e quinta-feiras (dias 29 e 30), dentro do mês trabalhado, os salários referentes ao mês de junho de 2011. No dia 29, recebem aposentados e pensionistas. No dia 30, será a vez dos servidores da ativa.

Com a liberação dos salários referentes ao mês de junho, o Governo do Estado está consolidando o pagamento de duas folhas em menos de dez dias. No último dia 21, o Estado efetuou o pagamento de metade do 13º, o qual injetou na economia uma média de R$ 105 milhões, proporcionando não apenas o aquecimento do comércio em todo o Estado, mas, sobretudo, valorizando o funcionalismo, nas vésperas do feriado de São João. A primeira parcela do 13º foi calculada com base no salário líquido do servidor.

A antecipação do 13º é um dos resultados positivos das medidas econômicas adotadas deste o início da administração Ricardo Coutinho. Em seis meses, o Governo conseguiu diminuir o comprometimento da Receita Corrente Líquida com a folha de pagamento de pessoal para 52% (6% a menos que no mês de janeiro).

Secom-PB

domingo, 26 de junho de 2011

Macaxeira de 15 Kg é encontrada na Zona Rural da PB


















O agricultor, Ronaldo Pereira da Silva, residente no Sítio Curral Velho, Zona Rural do Município de São José da Lagoa Tapada, interior do Estado da Paraíba ficou impressionado quando encontrou no seu roçado uma Macaxeira com 15 Kg e 200 gramas.

O fato chamou atenção ainda mais, quando Ronaldo Pereira da Silva foi medir a macaxeira e chegou à conclusão que a raiz tinha o comprimento de 2 metros e 83 centímetros, algo que chamou atenção de toda a comunidade.

O Aipim foi levado para a residência do agricultor, que reuniu os vizinhos para mostrar o achado do seu roçado. A estranheza foi motivo de comentário em toda a Cidade de São José da Lagoa Tapada neste final de semana, e ninguém sabe explicar ao certo, a razão da Macaxeira crescer tanto assim, de forma a pesar 15 quilos, e 200 gramas, e medir, 2 metros, e 83 centímetros de comprimento.
Folha do Sertão

Pessoenses ‘abraçam’ projeto do São João da Capital e lotam Ponto de Cem Reis

Mesmo sob chuva, uma multidão lotou o Ponto de Cem Réis na noite deste sábado (25) ao som de muito forró e da autêntica música nordestina, transformando o espaço num verdadeiro “arraiá”, com muito arrasta-pé e animação. As principais atrações da noite, o cantor e compositor Maciel Melo e o forrozeiro Biliu de Campina, não deixaram ninguém ficar parado.

Biliu de Campina, o primeiro a subir no palco, encantou o público, formado por várias gerações, e, como havia prometido, fez um show com o melhor do forró genuíno. “Eu sou um forrozeiro autêntico”, explicou. Além de cantar várias músicas de seu DVD, o primeiro de sua carreira, Biliu relembrou sucessos de Jackson do Pandeiro, Marinês e Luiz Gonzaga.

O público não deixou por menos e deu um show à parte, dançando e cantando, acompanhando o artista durante todo o show, que faz parte da programação do “São João de João Pessoa – O Melhor da Gente”, promovido pela Prefeitura Municipal através da Funjope.

O último a se apresentar no palco montado no Ponto de Cem Réis, fechando com chave de ouro a programação do sábado, foi o pernambucano Maciel Melo, que tocou os maiores sucessos de sua carreira, empolgando o público, que fez coro para acompanhar seus sucessos. Autor do clássico Caboclo Sonhador, sucesso nas vozes de Flávio José e Fagner, Maciel Melo também apresentou aos “forrozeiros de plantão” músicas de seu mais novo disco, que só será lançado em dezembro deste ano.

Cultura popular – A festa começou logo cedo no Ponto de Cem Réis, onde dois palcos foram montados. Já a partir das 17h, dois trios de forró pé-de-serra, Raízes do Forró e Baião de Dois, animaram turistas e pessoenses que foram prestigiar o evento. No palco da cultura popular, dois grupos se apresentaram a partir das 20h, os Cirandeiros do Vale do Gramame e o Coco da Baía da Traição.

As apresentações arrancaram aplausos e elogios da platéia. "Ver Maciel Melo e Biliu de Campina numa mesma noite, dois artistas de peso, autênticos representantes da cultura nordestina, é muito bom e gratificante. Não tem como ficar parado com tanta música. E ainda podemos assistir e prestigiar os representantes da cultura popular. É bom demais”, afirmou João Cláudio, técnico em informática.

“Foi uma noite maravilhosa”, resumiu o bancário Eduardo Araújo, ao falar sobre a festa promovida pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). “Nós últimos anos temos visto o esforço do governo de João Pessoa pra valorizar essa festa tão bacana e a Prefeitura está de parabéns, pois agora os pessoenses também podem festejar essa data com muita animação, tranquilidade e organização”, enfatizou Eduardo, que ao lado da noiva, Márcia Cabral, curtia a programação.

Secom-JP

Serra consegue empate com sabor de vitória e segue invicto na Série A2
















O Serra foi a Vitória enfrentar o Vera Cruz na tarde deste Domingo (26) no Estádio Carneirão e empatou em 2 a 2.Os jogadores do Serra comemoraram o empate diante do Vera Cruz. Para os atletas , o resultado afirma a força do time do Serra e deixa um gosto de vitória.

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Comissão do Senado rejeita mandato de 5 anos para presidente e altera posse

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado rejeitou nesta quarta-feira (22) a proposta de aumentar para cinco anos o mandato de presidente da República, governadores e prefeitos. A matéria será encaminhada ao plenário da Casa e depois segue para a Câmara.

Os membros da comissão aprovaram o texto do relator, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), que mantém os quatro anos de mandato e prevê ainda a coincidência da data de realização das eleições municipais, estaduais, distrital e federal.

Posse

A comissão aprovou também a posse de presidente da Repúbica no dia 15 de janeiro, de governadores no dia 10 e de prefeitos no dia 5.

A CCJ alterou apenas a data de posse nas prefeituras. O texto original encaminhado à Comissão de Reforma Política previa que prefeitos tomassem posse no mesmo dia dos governadores, 10 de janeiro.


Do G1

quarta-feira, 22 de junho de 2011

STF DECIDE: ‘aviso prévio’ será proporcional ao tempo de serviço

O Supremo Tribunal Federal decidiu nesta quarta-feira que irá fixar regras para que o aviso prévio seja proporcional ao tempo de serviço prestado por um trabalhador.

O entendimento foi tomado pelos oito ministros que estavam presentes no plenário do tribunal, ao analisar um pedido de quatro funcionários da Vale que foram demitidos. O relator do caso, ministro Gilmar Mendes, julgou procedente o pleito dos trabalhadores.

Eles pediam que o Supremo declarasse a omissão do Congresso Nacional em regulamentar o tema, já que o artigo sétimo da Constituição Federal, no inciso 21, estabelece "aviso prévio proporcional ao tempo de serviço".

Também requisitaram que o tribunal estipulasse regras a serem seguidas pelas empresas até a edição de uma lei que defina a questão. Todos os ministros concordaram com Mendes, mas não houve consenso sobre o que deve ser aplicado a partir de então.

Em consequência, Mendes pediu a suspensão do julgamento para que ele elabore uma sugestão das regras a serem definidas. O ministro disse que existem resoluções da OIT (Organização Internacional do Trabalho) e projetos de leis que tratam do tema.

Alguns ministros chegaram a propor o pagamento de um mês de trabalho para cada três anos trabalhado, outros, para cada seis anos. Não houve, porém, qualquer definição. Por conta disso, sequer ocorreu o pronunciamento da decisão sobre a omissão legislativa.

Não há prazo para que o STF volte a discutir a questão.

Segundo a Constituição, a regra que for estabelecida também será válida para os trabalhadores domésticos.

REGRA MÍNIMA

Atualmente, as empresas aplicam a regra mínima definida pela Constituição, que diz em seu artigo sétimo, inciso 21: "São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social: aviso prévio proporcional ao tempo de serviço, sendo mínimo de trinta dias, nos termos da lei".

Mas essa legislação referida no artigo nunca foi editada.

Não é a primeira vez que o Supremo praticamente decide legislar sobre um tema. Há alguns anos, o STF estabeleceu que, em caso de paralisação no serviço público, os trabalhadores estariam sujeitos às regras que definem o direito de greve em empresas privadas até a edição de lei específica, o que até hoje não ocorreu.


Folha online

Colégio Tomé Francisco da Silva faz festa junina animada












































O Colégio Tomé Francisco, localizado em Lagoa da Cruz-PE, promoveu mais uma edição de sua festa junina nesta Quarta-feira, dia 22, com a presença dos alunos, pais, professores e amigos do colégio que há mais de 10 anos é referência em educação no estado de Pernambuco.

A festa foi muito animada, durou a manhã toda e contou não só com a presença dos baixinhos, mas dos alunos maiores, pois o colégio atende da educação infantil ao 9º ano do ensino fundamental, tendo alunos entre 5 anos e meio e 15 anos de idade.













Os responsáveis pelo colégio,Ivan Nunes e Josilene Nunes cuidaram pessoalmente dos detalhes e acompanharam toda a festa.

Um U-HA para a escola Tomé Francisco da Silva!

Apuração feita e vamos dar uma grande salva para A Escola Tomé Francisco da Silva da cidade de Quixaba, que foi a escola mais engajada no desafio lançado da semana. A escola se movimentou, inscreveu alunos e os inscritos chegaram ou passaram do nível 2. Todos os alunos dessa escola inscritos na OjE já garantiram 100 moedas cada um. O máximo não é? \o/

Essa foi uma das escolas finalistas da OjE 2010 representada pela equipe Legendários da Tome que ficou em 2º lugar do ensino fundamental.

Parabéns ao gestor Ivan Jose Nunes Francisco por dar a oportunidade aos alunos poderem vivenciar a OjE; parabéns aos professores engajados que incentivam e ajudam seus alunos na OjE e parabéns A TODOS os alunos que correram atrás de convidar os colegas de sua escola para participar da OjE.

Colocaremos um próximo post aqui no blog com foto da escola e entrevista sobre a movimentação feita na escola para alcançarem o título de Escola Pioneira. Aguardem!

Os nossos parabéns às outras escolas que também se engajaram nessa campanha e chegaram bem próximo de alcançarem o título de Escola Pioneira. São elas:

Escola Caio Pereira – Recife-PE
Escola de Referência em Ensino Médio de Arcoverde – Arcoverde-PE
Escola Agrícola Luiz Dias Lins – Escada-PE
Escola Lions Antonio Moreno – Arcoverde-PE


http://www.oje.inf.br

terça-feira, 21 de junho de 2011

Jogos escolares foi um sucesso em Princesa Isabel-PB















Os  Jogos Escolares de princesa Isabel-PB, que foi encerrado no último Sexta (16), ficou marcado pelo desempenho dos atletas e pela animação das torcidas, que compareceram em massa a todos os jogos, lotando o ginásios de Espote e a Quadra da Escola Estadual nossa Senhora do Bom Conselho, onde aconteceram as competições.
Realizados entre os dias 09 e 16 deste mês, os Jogos contaram com a participação de cerca de 13 escolas, entre municipais, estaduais e particulares, que disputaram as modalidades esportivas de basquete, voleibol, futebol de campo, futsal, handebol, natação, tênis de mesa e xadrez.
Para o coordenador do departamento de Educação Física da 11ªGerencia de Educação, Cultura e Esportes, José Filho, os jogos serviram para incentivar a prática esportiva nas escolas. “A realização foi um sucesso, sempre com casa cheia, foi muito bonito ver a participação e o empenho dos nossos alunos”.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Definidos pontos de entrega de armas na Paraíba

Na segunda reunião sobre a Campanha do Desarmamento 2011 na Paraíba, que será lançada no dia 6 de julho, foram definidos onde serão instalados os postos de recebimento de armas no Estado. O encontro, realizado nesta segunda-feira (20), na sede da Secretaria da Segurança e da Defesa Social (Seds), contou com a presença dos membros da Comissão Gestora da campanha, definida no último dia 13.

Na região metropolitana, os postos da Polícia Militar serão o Núcleo Integrado de Policiamento Comunitário da Ilha do Bispo, em João Pessoa; a 3ª Companhia de Alhandra; o 7º Batalhão, localizado entre as cidades de Bayeux e Santa Rita, e a 4ª Companhia de Cabedelo. Os da Polícia Civil serão a Central de Polícia, localizada no bairro do Varadouro, e a Academia de Ensino de Polícia (AEP), que fica na Av. Hilton Souto Maior, no bairro de Mangabeira, ambas na Capital. Já o Corpo de Bombeiros disponibilizará postos de entrega de armas no Batalhão de Busca e Salvamento Cabo Branco e no Quartel Central do Comando, em Marés.

Também foi definida a data de 1º de julho para treinamento administrativo de registro de recebimento de armas, inutilização de armas segundo a portaria nº 936/2011 do Ministério da Justiça (MJ), e operacionalização do sistema Infoseg, que tem por objetivo a integração das informações de segurança pública, justiça e fiscalização.

Segundo Almir Laureano, coordenador nacional adjunto da campanha, as armas de fogo serão destruídas ainda no local do recebimento com uso de uma marreta. “Essa forma é econômica e deu certo em Feira de Santana, na Bahia”, explicou, acrescentando que “os trabalhos na Paraíba estão se desenvolvendo com eficácia, devido à boa vontade do Governo do Estado em enxergar na campanha uma possibilidade na redução dos homicídios”.

A Comissão – Na última segunda-feira (13), foi definida a Comissão Gestora que vai atuar na Campanha do Desarmamento no Estado. A escolha dos membros foi feita durante reunião realizada entre o secretário da Segurança e da Defesa Social, Cláudio Lima, e representantes do Governo do Estado, de instituições policiais, religiosas, do Ministério Público, do Judiciário e da sociedade civil organizada.

A intenção é sensibilizar a população e recolher o maior número possível de armas de fogo. De acordo com o MJ, estudos como o Mapa da Violência 2011 mostram redução nos índices de criminalidade, principalmente de homicídios, no período de realização das campanhas.

As novidades na edição de 2011 da campanha são: o anonimato, a inutilização do material ainda no ato de entrega, a agilidade no pagamento da indenização, que vai de R$ 100 a R$ 300 e pode ser sacada após 24h e em até 30 dias, e a ampliação da rede de recolhimento.

Além do secretário da Segurança, fazem parte da comissão o executivo da pasta, Raimundo Silvany; Emmanuel Arruda e Roseane Roque da Silva, que representam os secretários de Estado Walter Aguiar e Lúcio Flávio; o comandante da Polícia Militar, cel. Euller Chaves, e o subcomandante, cel. Washington França; o comandante do Corpo de Bombeiros, cel. Jair Barros; o delegado geral de Polícia Civil, Severiano Pedro; o superintendente regional da Polícia Rodoviária Federal, Valcir Ortins; o juiz Carlos Beltrão Martins Filho, da Vara das Execuções Penais; a promotora Roseane Araújo, representando o Ministério Público; Aderaldo Pereira, grão-mestre do Grande Oriente do Brasil; Dom Aldo de Cillo Pagotto, arcebispo da Paraíba; e o pastor evangélico Kepler Arruda, da Primeira Igreja Batista.

Da Secom PB

O Serra vence o Chã Grande Decisão pelo placar de 2 x 0 na serie A2 do PE



O Serra deixou uma boa impressão, neste domingo, no seu jogo do Campeonato Pernambucano da serie A2. O time do Serra fez um grande segundo tempo e derrotou o Chã grande Decisão   por 2 x 0, na Arena do Pereirão, em Serra Talhada.Com a base de anos anteriores mantida, a equipe do Serra mandou no jogo e soube aproveitar as conclusões, principalmente, na etapa complementar. A postura ofensiva garantiu a vitória pelo placar de 2x0.

União vence jogo de volta frente veteranos de Tavares - PB


Jogando amistosamente neste domingo 19/06, no estádio "O Gonzagão", a equipe do União segue sua jornada de amistosos invicto, e desta vez no jogo da volta venceu de virada os veteranos da cidade de Tavares - PB. Nos 25 minutos do primeiro tempo, nossa equipe se mostrou muito apática, e os visitantes chegaram está vencendo pelo placar de 2 x 0, mas mesmo assim fomos buscar o empate.
No segundo tempo foi outra história, depois de ter feito algumas mudanças, o União encontrou o seu verdadeiro futebol, com toques rápidos e envolventes, as oportunidades de gols foram surgindo, porém os nossos atacantes não estavam em um dia muito inspirado, e desperdiçaram muitas chances, deixando assim de ampliar o placar.
Mas, a surpresa maior estava para acontecer, quando em uma bola alçada na área, proveniente de um escanteio, o nosso 4º zagueiro Alexandre, depois de ter realizado um 1º tempo sinistro, se redimiu, em uma cabeçada fulminante, marcou o gol da vitória, e decretando assim o placar do jogo por 3 x 2.
O União venceu e jogou com: Marcondes, Paulo, Edson, Alexandre e Pivete; Pioi, César, Plínio e Marconiel; Téa e Amaro. Ainda entraram no jogo: Veinho, Joel, Aldi e Fernando. Os gols foram marcados por: Amaro, César e Alexandre. A diretoria está mais uma vez agradecendo a todos os seus atletas e aos atletas da equipe visitante pelo bom comportamento.

Arimatéa Fidelis

sexta-feira, 17 de junho de 2011

G1 faz análise dos salários pagos aos professores e PB fica fora da lista dos “maus pagadores”

O portal G1 publicou nesta sexta-feira (17) um levantamento sobre as remunerações pagas aos professores com nível médio da rede pública estadual de todo o país. Destacando aqueles com o salário abaixo do piso nacional, o site tirou dessa “lista negra” o Estado da Paraíba, mesmo esse não atingindo numericamente o valor de R$ 1.187 estabelecido pelo piso (que, segundo entendimento do STF, é o valor da remuneração básica, ou seja, que não leva em conta acréscimos pagos de formas diversas pelos Estados, como gratificações e abonos).

Como nem todos os Estados utilizam a mesma carga horária semanal, a reportagem fez cálculos proporcionais para comparar o valor pago por todos os Estados e chegar àqueles que estão abaixo do piso recomendado pelo ministério. Neste caso, mesmo tendo remuneração inferior, por impor apenas 30h de carga semanal, proporcionalmente ficou a Paraíba excluída da lista dos “maus pagadores”.

Veja na tabela abaixo os salários-base e as remunerações totais de professores com nível médio em início de carreira:
Estado Salário-base de nível médio Remuneração total (com gratificações) Jornada semanal

AC* R$ 890,25 R$ 890,25 30 horas

AL* R$ 1.187 R$ 1.187 40 horas

AM R$ 679,09 R$ 952,51 20 horas

AP R$1.053,83 R$ 2.254,96 40 horas

BA R$ 1.105,56 R$ 1.450,27 40 horas

CE R$ 739,84 R$ 813,79 40 horas

DF R$ 1.701,16 R$ 3.121,96 40 horas

ES não foi informado não foi informado

GO R$ 1.006,00 R$ 1.006,00 40 horas

MA* não informou R$ 854,98 20 horas

MG* R$ 1.122,00 R$ 1.122,00 24 horas

MT* R$ 1.248,68 R$ 1.248,68 30 horas

MS R$ 1.325,92 R$ 1.856,29 40 horas

PA R$ 1.093,20 R$ 1.859,12 40 horas

PB R$ 926,17 R$ 1.156,17 30 horas

PE* R$ 1.187,97 R$ 1.187,97 200 horas mensais*

PI R$ 1.187,08 R$ 1.417,08 40 horas

PR* R$ 853,46 R$ 1.392,90 20 horas

RJ* R$ 1.220,76 não foi informado 40 horas

RN* R$ 664,33 R$ 768 30 horas

RO não foi informado não foi informado

RR R$ 1.399,64 R$ 2.099,47 25 horas

RS R$ 868,90 Há gratificações, mas valor final não foi informado 40 horas

SC R$ 609,46 R$ 1.185,24 40 horas

SE R$ 1.187 R$ 1.662,05 40 horas

SP não foi informado não foi informado não informado

TO R$ 1.239,31 R$ 1.239,31 (não há gratificações) 40 horas

*AC: governo diz que não há gratificações

*AL: governo diz que não há gratificações

*ES: governo diz que não há professores em início de carreira com nível médio

*MA: governo não informou o salário-base

*MG: governo incorporou gratificações e implantou subsídio; o sindicato discorda do valor (veja abaixo)

*MT: governo e sindicato não disseram se valor é salário-base ou remuneração

*PE: governo não informou se valor se refere a salário-base ou remuneração

*PR: sindicato informou que valor-base é de R$ 577,64; governo diz que não realiza mais concursos para professor com nível médio

*RJ: o cargo está extinto no RJ, mas ainda há professores de nível médio na rede

*RN: valor de remuneração total foi informado pelo sindicato; governo afirma que cumprirá o piso nacional imediatamente, aumentando os valores para R$ 890 neste mês


PB Agora
com G1

Governo do Estado paga metade do décimo 13º na próxima terça para os servidores estaduais, inclusive prestadores de serviço

O governador Ricardo Coutinho anunciou no inicio da noite de ontem a liberação do pagamento da 1ª parcela do décimo terceiro salário dos servidores estaduais, na próxima terça-feira. O governador anunciou ainda que o benefício será pago a todos os servidores com vínculo com a Secretaria da Administração.

Receberão a primeira metade do décimo os servidores da ativa, aposentados, pensionistas, comissionados e prestadores de serviço.

O governador Ricardo destacou que a antecipação do pagamento do décimo vai acontecer, primeiro pela política do seu governo em prestigiar os servidores público e segundo, pela política de contenção de gastos implantada na sua administração.

Fonte: Edmilson Pereira do PBhoje

2º Jogo do Serra Talhada FC pelo Campeonato Pernambucano



















O Serra Talhada FC convoca toda a população serratalhadense para assistir o
seu segundo jogo pelo campeonato pernambucano série A2 , e o
primeiro em casa, enfrentando o Chã Grande/Decisão da cidade de
Chã Grande. O jogo será realizado no estádio Nildo Pereira de Meneses
"O Pereirão". A entrada custará R$ 15,00 para a Cadeira Cativa e R$ 5,00
para a Arquibancada (Geral). Haverá troca de ingressos do Todos com a
Nota, sendo necessário apresentar notas fiscais no valor de R$ 100,00 a cima,
sendo esta realizada no estádio " O Pereirão" no peíodo da tarde.


http://www.serratalhadafc.com/

quinta-feira, 16 de junho de 2011

‘Mão de milho’ varia até 130% na Capital

O preparo de comidas de milho para os festejos juninos é tradição o Nordeste. Além de acertar na escolha do produto, é preciso estar atento à diferença de preços. O Procon de João Pessoa divulgou, na tarde desta quinta-feira (16) pesquisa de preço da mão de milho e do coco seco para ajudar na hora da compra. De acordo com o levantamento, o preço do produto está entre R$ 10,00 e R$ 25,00, dependendo do tamanho do milho, o que representa uma variação de 130%.

A pesquisa foi feita em três mercados públicos da capital onde o milho é ofertado em grande quantidade. O menor preço foi encontrado na banca de Nino, no Mercado do Bairro dos Estados. A mão de milho pequeno, sem palha, com 52 espigas custa R$ 10,00. No Mercado de Jaguaribe, a banca de Maria de Fátima vende a mão de milho com palha por R$ 15,00. Já o milho sem palha grande tem o mesmo preço (R$ 25,00) em cinco bancas dos três mercados. O milho grande com palha é mais barato R$ 20,00 na banca de Severino, no Mercado Central.

Preço do Coco - Na hora de preparar a comida de milho o coco seco é fundamental. O produto é considerado barato, mas apresenta variação de até 100%, sendo ofertado com preços entre R$ 0,70 e R$ 2,00 a unidade, dependendo do tamanho.

Dicas de compra - O milho é um alimento de baixa caloria, apenas 129 kal em 100g; rico em proteínas; carboidratos e com pouca gordura. Outra propriedade é seu elevadíssimo teor de vitamina E, que previne ou evita a ação dos chamados radicais livres. O alimento é rico em fibras, que ajuda a manter o intestino em forma, além de prevenir doenças do trato gastrointestinal.

Na hora da compra milho, preste atenção na cor e aparência dos grãos. Os mais verdes são os melhores. Depois da compra, não guarde o milho por muito tempo antes de usá-lo. O consumo imediato melhora a qualidade do preparo da canjica e pamonha.


Secom-JP

JP é destaque em evento de lançamento do ‘Minha Casa, Minha Vida 2’

“Um maior número de pessoenses vão poder ter acesso à casa própria a partir do ‘Minha Casa Minha Vida 2”, destacou o prefeito de João Pessoa Luciano Agra, que participou, nesta quinta-feira (16), em Brasília, do lançamento da segunda fase do programa de habitação do governo federal. Segundo Agra, a ampliação das faixas de renda familiar e o acesso facilitado às mulheres, por exemplo, são novidades que irão beneficiar um maior número de famílias que ainda não possuem moradia própria.


“O governo federal parte para uma segunda fase do programa, ampliando as facilidades de acesso à casa própria, a partir de novas modalidades, como também adotando mudanças nos próprios imóveis, ampliando espaços e até propondo maior conforto aos mutuários. Certamente o programa deverá atrair um maior número de moradores da nossa cidade”, disse o prefeito.


Durante a solenidade, Luciano Agra foi citado pela própria presidenta como um dos prefeitos participantes do evento e falou da experiência da Capital da Paraíba. “João Pessoa sem dúvida alguma é, atualmente, uma das capitais brasileiras em que o programa vem avançando significativamente. O número de moradias previstas para serem entregues agora em 2011 e outras já em planejamento para o próximo ano, a partir do ‘Minha Casa Minha Vida’, revela que estamos no caminho certo de execução para o que prevê o governo federal”, ressaltou Dilma Roussef.


O ‘Minha Casa Minha Vida 2’, lançado oficialmente pela presidenta Dilma Roussef, terá investimentos de R$ 125,7 bilhões até o ano de 2014, com a meta de contratar, nesse período, dois milhões de moradias em todo o País. Do total de recursos, R$ 72,6 bilhões serão destinados a subsídios para aquisição de casas pela população de baixa renda. Os outros R$ 53,1 bilhões vão para os financiamentos.


Mudanças - Para esta segunda fase do programa, lançado inicialmente em 2009, o governo ampliou, por exemplo, o limite de renda familiar mensal para a população de baixa renda. A maior parte das unidades habitacionais previstas agora será destinada aos que têm renda familiar mensal de até R$ 1,6 mil nas áreas urbanas e R$ 15 mil na área rural. A quantidade de unidades habitacionais para essas faixas de renda será de 1,2 milhão – o triplo do número de casas e apartamentos previstos na primeira fase do programa. O valor médio das moradias a serem adquiridas pelas famílias de baixa renda também aumentou, passando de R$ 42 mil para R$ 55 mil.


Uma das novidades dessa segunda fase do programa é que mulheres chefes de famílias com renda de até R$ 1,6 mil agora vão poder ter acesso ao programa, independente do estado civil. “O nosso programa de habitação social da PMJP já prevê, em alguns casos, o acesso prioritário às mulheres. Agora, o governo lança mais uma oportunidade para que outras mulheres tenham acesso mais fácil a uma moradia”, frisou Luciano Agra.


Entre outras novidades anunciadas nessa nova fase do programa ficou definido que a modalidade poderá ser utilizada também para reforma em moradias rurais para a população de baixa renda. Outra mudança é que a área construída das casas, também para as famílias de baixa renda, passou de 35 metros quadrados para 39,6 metros quadrados, enquanto que, para os apartamentos contratados, a área passará de 42 metros para 45,5 metros quadrados.


Para essa segunda fase as moradias deverão contar ainda com sistema de aquecimento solar e piso de cerâmica em todos os ambientes. No modelo antigo, apenas os banheiros, cozinha e área de serviço eram revestidos por cerâmica. As mudanças também incluem os tamanhos das portas e janelas que passarão a ser maiores. “São pequenas mudanças que deverão não só propor maior conforto aos moradores, como também reduzir os custos de manutenção dos imóveis”, comentou o prefeito de João Pessoa.


Habitação - Em João Pessoa, 2.932 unidades habitacionais estão atualmente em construção pelo ‘Minha Casa Minha Vida 1’. São 584 imóveis no conjunto Anayde Beiriz, no Bairro das Indústrias; 244 no conjunto Manacá, em Paratibe; 288 no residencial Jardins das Colinas, no Colinas do Sul; 576 no residencial Jardim Veneza, no próprio Jardim Veneza; e ainda 1.240 unidades no Irmã Dulce, também no Colinas do Sul. A previsão da Secretaria de Habitação do Município é que todas essas unidades habitacionais sejam entregues ainda este ano.

Secom-JP

terça-feira, 14 de junho de 2011

1º Jogo do Serra Talhada FC pela Série A2



No dia doze do mês junino de 2011, o Serra Talhada FC
realizou seu primeiro jogo oficial, pela série A2 do
Campeonato Pernambucano, enfrentando o time de
Belo Jardim na cidade do mesmo. Com o consentimento do
arbitro deu-se partida teve inicio às 15:00, com forte
pressão do time belojardinense sobre o Serra. Aos 7 (sete)
minutos o jogador Silvano leva o primeiro cartão amarelo
do jogo. No minuto seguinte, Paiva sofre falta perigosa na grande área,
do time adversário, mas perde a oportunidade. Dar-se continuidade
ao jogo e no minuto 15 o Serra leva o 1º gol do jogo. O jogador Ryncon
sofre falta na entrada da grande área, Roma cobra a falta e a bola é desviada, lateral direita para o Serra. O mesmo cobra e é tiro de meta para o Belo Jardim. 1´ª substituição do Serra: sai Juninho e entra Ricardo Mineiro com a camisa nº 16. A bola continua correndo e aos 37 minutos o Belo Jardim. Passamos ao final da primeira etapa sem mais acontecimentos.
O STFC vai para o vestiário onde o técnico Paulo Jr. tem uma conversa particular com os jogadores.
Começa o 2º tempo do jogo, e o time serratalhadense vem com mudanças: Sai Silvano e entra e Jessui e Paiva e entrou Washington. Aos 19 minutos do tempo corrente o Serra Talhada consagra o seu primeiro gol na partida. Deu-se continuidade a partida o jogador Negrete empata o joga para o Serra. Assim passamos ao final da partida com o placar de 2x2 para ambos os times.

NA ERA DOS DINOSSAUROS - TIME DO CANCÃO - ANO 1962












Em pé da esquerda p/ direita: Elizeu Patriota, Brito, Dida, Chiquinho, Mitôi, Zé de Ana, Mario, Vicente, Heleno, Gusto, Juarez e Luiz do Bilhar.

Agachados da esquerda p/ direita: Cotôco, Arlindo, Chico, Tonhêca, Arlindo e Alagoano.

Blog Fábio Arruda

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Vacinação começa nesta segunda-feira e Dia D terá mais de 2 mil postos na Paraíba


Começa nesta segunda-feira (13) a Campanha de Vacinação contra a poliomielite no país e, na Paraíba, a meta do Ministério da Saúde é imunizar 295.190 crianças menores de 5 anos, sendo 60.011 até 1 ano e 235.179 de 1 a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias).

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) distribuiu com as 12 gerências regionais de saúde 448 mil doses da vacina. Ano passado, na segunda etapa, foram imunizadas no Estado, de acordo com o Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI), 311.821 crianças, o que representa 97,40% da meta estimada.

O dia D de vacinação será realizado no sábado (18) nos 223 municípios paraibanos. Estarão à disposição da população mais de mil postos vacinação e cerca de 5 mil profissionais atuarão na campanha, cujo slogan é “Siga o Zé Gotinha e projeta sua criança”. Para a criança ficar imunizada é necessário que ela receba duas doses da vacina, por isso a campanha é dividida em duas etapas – a segunda começa em agosto.

Poliomielite – A pólio é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria das vezes, a criança não morre quando é infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada e transmitida por um vírus (o poliovírus) e a infecção se dá principalmente por via oral.

O último caso de pólio no Brasil aconteceu em 1989, na Paraíba. Em 1994, o país recebeu da Organização Mundial da Saúde (OMS) o certificado de eliminação da doença. Mas, segundo o MS é importante continuar vacinando as crianças porque o vírus da paralisia infantil ainda circula em outros países. De acordo com a OMS, 26 países ainda registram casos da doença e quatro deles são endêmicos, ou seja, possuem transmissão constante: Afeganistão, Índia, Nigéria e Paquistão.


Da Secom da PB

domingo, 12 de junho de 2011

OD encerra 1ª etapa com mais de 11 mil participantes

A primeira etapa do Orçamento Democrático Estadual foi encerrada com a plenária regional de Itaporanga, que representa a 7ª Região Geoadministrativa. Nas 15 plenárias realizadas pelo Governo nas diferentes regiões do Estado participaram 11.359 pessoas, que elegeram como prioridades ações nas áreas de saúde, educação, estradas, segurança, abastecimento d’água, geração de emprego e renda, agricultura e implantação de indústrias.

“Não podemos pensar a Paraíba de forma deslocada. Temos que pensar o estado como um todo, dialogando com a população e estabelecendo parceria com os municípios. Nós afirmamos na campanha que já estava na hora da Paraíba dar um salto de desenvolvimento. Este salto só pode ser dado com o apoio da população”, disse o governador, no encerramento da primeira etapa do OD.

Como nas demais 14 plenárias, o governador esteve diante do público acompanhado de secretários de Estado, parlamentares, prefeitos e representantes das cidades, que foram em caravanas a Escola Estadual Adalgisa Teodoro da Fonseca, na Rua João Firmino Gomes, no centro de Itaporanga, na tarde e noite deste sábado (11).

Itaporanga – Principal reivindicação da população da 7ª Região do OD, com 533 apontamentos, a saúde pública manteve-se no topo das prioridades da sociedade. Em segundo lugar, com 529 votos, a educação. O terceiro destaque da região foram as demandas no setor de abastecimento d’água, com 279 apontamentos, seguido de estradas e rodagem com 265, agricultura, com 122, e habitação, com 104 votos.

A plenária de Itaporanga, que contou com a participação de 803 inscritos, começou às 16 horas, no ginásio poliesportivo “O Madrugão”, da Escola Estadual Adalgisa Teodoro da Fonseca. Além de Itaporanga, a 7ª Região agrega as cidades do Vale do Piancó: Aguiar, Boa Ventura, Conceição, Coremas, Curral Velho, Diamante, Ibiara, Igaracy, Itaporanga, Nova Olinda, Olho D’Água, Pedra Branca, Piancó, Santa Inês, Santana de Mangueira, Santana dos Garrotes, São José de Caiana e Serra Grande.

Segunda etapa – A fase seguinte do Orçamento Democrático Estadual começa em agosto, quando serão realizadas as assembléias locais. Nesta etapa, a população se reunirá em suas respectivas cidades para eleger um grupo de Conselheiros Locais, que representarão cada município e terão a função de fiscalizar e acompanhar as demandas de sua região, que foram apontadas nas audiências regionais.

Participações – O prefeito de Itaporanga, Djacir Brasileiro disse que Itaporanga viveu no sábado um dia importante para o Vale do Piancó: “Hoje é um dia diferente porque jamais alguém visitou em apenas cinco meses de governo tantos municípios quanto o governador Ricardo Coutinho. São obras sonhadas, requisitadas e planejadas por nosso povo, que antes não chegavam, mas hoje estão chegando para os filhos do Vale do Piancó”.

Na plenária, a população de Itaporanga e do Vale do Piancó pediu ao Governo do Estado a implantação de instituições de ensino superior como um campus da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e uma UTI Neo-Natal, bem como atenção especial para o Hospital Geral de Itaporanga.

A cidade de Pedra Branca, representada pelo prefeito Anchieta, solicitou do governo estadual, a construção da estrada da cidade para 2011. Os habitantes do município de Santa Inês, também pedem a atenção para a construção da estrada que liga Conceição a Pernambuco.

A recuperação do asfalto entre Conceição e Bonito de Santa Fé também foi solicitada, além da instalação de escolas profissionalizantes e a expansão e melhoria do abastecimento d’água.

Já a população do município de São José de Caiana solicitou do OD a construção de uma adutora, para melhorar o sistema de abastecimento d’água da cidade. Os moradores elogiaram a construção da estrada, que consideram a realização de grande sonho dos caianenses.

Os moradores da cidade de Diamante solicitaram a construção de uma ponte sobre o Rio Piancó, ligando a cidade às comunidades de Barra e Vazante, entre outras. Eles também anseiam pela reabertura do Hospital Dr. Pastor Paulino. Os estudantes da cidade de Piancó solicitaram o empenho do Governo na implantação do campus da (UEPB).



TOTAIS DA 1ª ETAPA DO OD

11.359 inscritos nas 15 plenárias

Demandas

Saúde – 7.294 apontamentos

Educação – 6.021

Estradas – 2.971

Segurança – 1.758

Abastecimento d’água – 1.682

Geração de emprego e renda – 1.251

Agricultura – 546

Implantação de indústrias – 348



http://www.paraiba.pb.gov.br

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Dilma sanciona lei que beneficia bom pagador; entenda

A presidente Dilma Rousseff sancionou, com três vetos, a lei que cria o cadastro positivo de bons pagadores, instrumento que poderá contribuir para diminuir o custo do crédito para quem mantém as contas em dia. A inclusão dos nomes no cadastro positivo é opcional. Deste modo, aqueles que quiserem ingressar, devem fazer um pedido formal. A lei ainda precisa de regulamentações para disciplinar o funcionamento do cadastro positivo.

A medida provisória, que cria a lista, já havia sido aprovada pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal em maio deste ano. Entre os vetos da Presidência, estão dispositivos que impediam o cancelamento do cadastro a qualquer momento por parte do consumidores. Pela regra anterior, o cancelamento não poderia ser feito se houvesse "obrigação creditícia em curso". A mensagem de veto diz que o texto violava a "privacidade dos cidadãos e o caráter voluntário do cadastro positivo.”

Outro veto diz respeito à possibilidade de consulta dos próprios dados, a qualquer momento, por parte dos usuários de forma gratuita. Pelo texto anterior, vetado, o direito poderia ser limitado a uma vez a cada quatro meses. "O livre acesso de todo cidadão às suas próprias informações é pressuposto necessário a procedimento que vise tutelar o exercício de direitos, devendo ser assegurada sua gratuidade a qualquer tempo", diz a mensagem de veto divulgada pela Casa Civil.

Como será:
1) Os bancos de dados terão registradas as informações sobre o histórico de pagamentos do consumidor (pessoa física ou jurídica).

2) Se ele deixar de pagar uma conta por um mês, por exemplo, não sairá do cadastro positivo, mas terá essa informação registrada em seu histórico. O consumidor poderá solicitar impugnação de qualquer informação "erroneamente anotada" sobre ele e ter, em até sete dias, sua correção ou cancelamento e comunicação aos demais bancos de dados.

3) Para a abertura do cadastro positivo, o consumidor terá de dar autorização por meio de um documento específico ou de uma cláusula à parte em um contrato de financiamento ou compra a prazo, por exemplo.

4) As informações incluídas no cadastro devem ser objetivas, claras, verdadeiras e de fácil compreensão, “necessárias para avaliar a situação econômica do cadastrado”.

5) O compartilhamento de informações entre os bancos de dados só será permitido se for autorizado pelo cadastrado em documento específico ou cláusula à parte de um contrato de compra.

6) Se quiser, o cadastrado incluído na lista poderá cancelar seu cadastro.

7) Os gestores dos bancos de dados serão obrigados a fornecer ao cadastrado todas as informações que houver no cadastro.

8) O cadastrado terá direito de saber quais os bancos de dados que compartilharam seus arquivos e quem consultou as informações.

9) O prazo de permanência das informações nos bancos de dados é de 15 anos.

10) O texto proíbe a anotação de informação considerada excessiva, que não tenha relação com a análise de risco de crédito ao consumidor. Não é permitido que haja no cadastro informações sobre origem étnica, sexual, sobre saúde ou convicções políticas e religiosas.

11) O banco de dados, a fonte e o consulente são responsáveis objetiva e solidariamente pelos danos materiais e morais que causarem ao cadastrado.

Críticas
A Fundação Procon-SP vê com preocupação alguns pontos do cadastro positivo e afirma que a medida não traz benefícios ao consumidor no curto prazo. “O mercado diz que se caírem, as taxas de juros cairão só daqui a dois anos”, avaliou o assessor-chefe do Procon, Carlos Coscarelli.

Entre as dúvidas do órgão quanto ao cadastro está a possibilidade de uso indevido, a exemplo do que ocorre, muitas vezes, segundo ele, nas listas negativas, de inadimplentes. “Hoje, o cadastro negativo é usado com pouco cuidado, sem muita segurança. O que vemos é a chance de que seja criado um outro tipo de consumidor, que não é considerado bom pagador nem devedor, e que não terá benefício”, afirmou em maio.

Para Coscarelli, a tendência é de que o mercado comece a condicionar a liberação de crédito à inclusão no cadastro positivo. “O consumidor pode ser bom pagador, mas não querer ter seu nome em lista nenhuma. Essa é uma preocupação nossa.”

No ano passado, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou que a aprovação do Cadastro Positivo iria possibilitar uma queda dos juros bancários para os consumidores.

"É uma velha luta. Eu não sei porque demoramos tanto e houve tanto obstáculo. O Cadastro Positivo vai ser bom porque possibilitará um conhecimento mais profundo das instituições financeiras sobre a situação dos correntistas, daqueles que querem mais crédito. Quando você não tem informação, eleva as taxas", disse ele, na época.



Do G1

Governador da Paraíba diz que Brasil não pode voltar a ser República do Sul


Durante o Fórum dos Governadores do Nordeste 2011, que ocorre nesta sexta-feira no Palácio da Abolição, sede do Governo do Ceará, o governador de Sergipe, Marcelo Déda (PT/SE), afirmou que o Nordeste "chegou a um nível que não pode mais andar para trás". "Não há disposição dos estados do Sul, mas nós estamos unidos e não vamos recuar", reiteirou Déda.

A reunião visa fortalecer a região na chamada "guerra fiscal", a oferta de incentivos fiscais para atrair instalação de indústrias. O governador do Ceará, Cid Gomes (PSB) defendeu uma legislação para regulamentar os incentivos fiscais, no entanto, na opinião de Cid, os estados em desenvolvimento devem ter vantagens em relação às unidades federais desenvolvidas.

O governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), afirmou que o Brasil "não pode voltar a ser uma República do Sul". "Se esgotarem os benefícios que atraem indústria no Nordeste, elas voltam a um mercado consumidor mais forte, como em São Paulo", afirmou Coutinho.

Divisão de recursos
Na pauta também está a diviso de R$ 3,5 bilhões do Banco Mundial destinados à região. A governadora de Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini (DEM), defende uma distribuição "equitativa, respeitando a proporção da população de cada estado". Ricardo Coutinho, da Paraíba, destacou que a divisão deve ser proporcional aos projetos sociais de cada unidade federal.

Fonte:G1

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Governo encerra primeira etapa do OD em Princesa Isabel e Itaporanga

As duas últimas plenárias do primeiro ciclo de audiências públicas do Orçamento Democrático Estadual serão realizadas nesta sexta-feira (10) e sábado (11), em Princesa Isabel e Itaporanga, respectivamente. Na ocasião, o governador Ricardo Coutinho vai anunciar investimentos de R$ 55,7 milhões em obras de pavimentação e restauração de 154 km de rodovias na região do Sertão, com recursos provenientes do Tesouro do Estado e da CAF – Corporação Andina de Fomento. Ele ainda vai assinar protocolos de intenções da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba – Cinep com a Prefeitura de Itaporanga e com o Banco do Nordeste.

O chefe do executivo Estadual será acompanhado do secretário de Estado do Planejamento e Gestão, Gustavo Nogueira, da subsecretária do OD, Ana Paula Almeida, além de outros secretários de Estado, parlamentares e representantes de caravanas dos municípios polarizados. O OD é vinculado à Secretaria de Estado do Planejamento e Gestão (Seplag). Antes da audiência regional do OD em Princesa Isabel, o governador Ricardo Coutinho participa do Encontro de Governadores do Nordeste, em Fortaleza (CE), às 10h.

A assembleia de Princesa Isabel (11ª Região Geoadministrativa), que ocorrerá nesta sexta-feira (10), será às 19h nas dependências do ginásio da Escola Estadual de Educação Básica Nossa Senhora do Bom Conselho, localizado na Praça Solon de Lucena, s/n – Centro. Os municípios polarizados por Princesa Isabel são: Água Branca, Imaculada, Juru, Manaíra, Princesa Isabel, São José de Princesa e Tavares.

Já em Itaporanga (7ª Região), onde o evento acontece no sábado (11), às 16 horas, a plenária será realizada no auditório da Escola Estadual Adalgisa Teodoro da Fonseca, na Rua João Firmino Gomes, s/n – Centro. As cidades que compõem a 7ª Região Geoadministrativa são as seguintes: Aguiar, Boa Ventura, Conceição, Coremas, Curral Velho, Diamante, Ibiara, Igaracy, Itaporanga, Nova Olinda, Olho D’Água, Pedra Branca, Piancó, Santa Inês, Santana de Mangueira, Santana dos Garrotes, São José de Caiana e Serra Grande.

Nas plenárias, governo e sociedade discutem, em conjunto, os benefícios que formarão a carteira prioritária de ações para cada região. O resultado desse diálogo entre o poder público e a comunidade subsidiará o Plano Plurianual (PPA) do triênio 2012 / 2015, bem como a Lei Orçamentária Anual (LOA).

Mais estradas – No sábado, além da audiência em Itaporanga, o governador Ricardo Coutinho visita outros municípios da região, onde assinará ordens de serviços autorizando o início de obras de pavimentação de rodovias. Serão beneficiados os municípios de Aguiar, Igaracy, Piancó; Itaporanga, São José de Caiana, Serra Grande, São Bentinho, Cajazeirinhas, Piancó, Coremas, São José da Lagoa Tapada, Itaporanga e São José de Piranhas. O prazo médio para conclusão das obras é de 360 dias.

Às 10h30, ele visitará o município de Coremas, onde anunciará a pavimentação da PB-366, no trecho São Bentinho/Coremas, numa extensão de 35 quilômetros. Serão investidos R$ 6.466.318,57. O ato acontecerá na Praça da Alimentação. Às 14h30, em solenidade no Ginásio Manoel Batista Guedes, no município de Aguiar, o governador assinará ordem de serviço para pavimentação da PB-366, ligando o entroncamento da BR-361/Aguiar e acesso a Igaracy, com 29 quilômetros de extensão, onde serão aplicados R$ 10.756.313,15.

Às 16h, o governador Ricardo Coutinho participa da audiência do Orçamento Democrático no município de Itaporanga, onde assinará a ordem de serviço para pavimentação das rodovias PB – 372/382, interligando os municípios de Itaporanga, São José de Caiana e Serra Grande, numa extensão de 35 quilômetros. As obras prevêem investimentos da ordem de R$ 18.802.663,96.

Durante sua visita ao Sertão, o governador vai inspecionar as obras de pavimentação da PB-342, nos 27 quilômetros do trecho Coremas/Piancó, com investimentos da ordem de R$ 11.122.760,32; e da PB-348/366, entre os municípios de São José da Lagoa Tapada e Coremas, com 28 quilômetros de extensão, onde estão sendo investidos R$ 8.574.016,25.

http://www.paraiba.pb.gov.br/

Educação leva projeto Caminhos da Gestão Participativa para Princesa Isabel


O projeto Caminhos da Gestão Participativa – iniciativa da Secretaria da Educação que está percorrendo todas as Regiões de Ensino do Estado, acompanhando a programação do Orçamento Democrático Estadual, está, desde ontem quarta-feira, (08), até a sexta-feira (10), na cidade de Princesa Isabel.

Nesta quinta-feira (09) pela manhã, a equipe da Secretaria da Educação participa de reunião com os integrantes da 11ª Gerência Regional de Ensino e à tarde se reunirá com os gestores das escolas localizadas nos municípios da região de Princesa Isabel. Na sexta-feira (10), nos períodos da manhã e da tarde, serão realizadas visitas às escolas do município. Às 19h, a equipe participará da plenária do Orçamento Democrático Estadual (OD).

O projeto Caminhos da Gestão Participativa já visitou a 10ª Gerência Regional de Ensino, em Sousa, e a 9ª Gerência, em Cajazeiras, nos dias 29 e 30 de abril. Nos dias 05 e 06 de maio foi visitada a 8ª Gerência, localizada no município de Catolé do Rocha. Entre os dias 11 e 14 de maio a equipe do projeto visitou a 5ª e a 6ª Gerências, localizadas nos municípios de Monteiro e Patos. Entre os dias 18 e 21 de maio a 3ª Regional de Ensino, na cidade de Campina Grande, recebeu a equipe do projeto, que visitou, nos dias 25 a 27 de maio, a 2ª e a 4ª Gerências Regionais de Ensino nas cidades de Guarabira e Cuité. De 02 a 04 de junho foi a vez da cidade de Itabaiana e da 12ª Regional de Ensino receberem a equipe do projeto.

As gerências que estão participando do projeto são as seguintes: Gerência Executiva de Educação Infantil e Ensino Fundamental (GEEIEF); Gerência Executiva de Ensino Médio e Educação Profissional (GEEMEP); Gerência de Recursos Humanos (GRH); Gerência Executiva de Assistência Escolar Integrada (GEAESI); Núcleo de Movimentação de Pessoal (NUMOP); Gerência de Acompanhamento da Gestão Escolar (GEAGE); Gerência Operacional de Integração Escola e Comunidade (GOIESC); Subgerência de Serviços de Acompanhamento e Manutenção de Obras (SGMOB); Gerência Administrativa (GAD); Gerência de Tecnologia da Informação (GTECI); Gerência Operacional de Assistência ao Estudante (GOAE); Gerência de Planejamento, Orçamento e Finanças (GPOF); Programa das Tecnologias Educacionais (PROTED); Programa de Avaliação; Gerência Operacional do Desporto Escolar (GOD) e Gerência Executiva de Educação de Jovens e Adultos (GEEJA).

Caminhos da Gestão Participativa – O projeto Caminhos da Gestão Participativa corresponde a uma ação conjunta que envolve os gerentes e gestores da Secretaria de Educação, profissionais das regionais e gestores escolares. O objetivo da iniciativa é traçar um panorama da situação das escolas do Estado, promovendo um intenso movimento de socialização dos programas, projetos e ações da Secretaria da Educação e contribuindo para uma maior autonomia pedagógica, administrativa e financeira das escolas.

As visitas e reuniões também objetivam diagnosticar problemas encontrados, estimular os dirigentes das escolas para uma participação efetiva no desenvolvimento dos projetos e dar transparência às ações em desenvolvimento na educação do Estado.

Secom-PB

segunda-feira, 6 de junho de 2011

União segue sua jornada de amistosos invicto vencendo por 3 x 1









A equipe do União fez mais uma vítima neste domingo 5 de junho , e desta vez quem foi "atropelado" foram os veteranos da vizinha cidade de Tavares - PB. Jogando no próprio reduto do adversário, o União iniciou a partida bastante tímido, pois o adversário o envolveu completamente com toques rápidos. A parti dos 25 minutos ainda do 1º tempo surgi uma oportunidade impar nos pés do volante João Carlos, que à disperdiçou chutando a bola por cima da baliza do goleiro adversário. No 2º tempo o União apresentou o seu verdadeiro futebol, tocando a bola rápido e partindo para os contra ataques, quando as oportunidades surgiram os nossos atletas não erraram a pontaria, fazendo os gols da partida e decretando o placar. O União jogou e venceu com : Marcondes, Marconiel, Alexandre, Edson e Pivete; João Carlos, Glédson, César e Plínio; Téa e Fernando. Ainda entraram no jogo; Marcos Oliveira, Aldí, Vein e Carlos. Os gols foram marcados por Edson, Fernando e Plínio. A diretoria agradece a equipe adversária pela maneira de se comportar, tanto dentro das quatro linhas, quanto na recepção que nos foi concedida. Informou o diretor de esportes:

Arimatéa Fidelis.
Carregando... Por favor aguarde...