Pages

Tecnologia do Blogger.

terça-feira, 24 de março de 2015

Airbus A-320 da companhia GermainWings cai no sul da França com 150 pessoas a bordo


Um Airbus A-320 da companhia alemã low cost GermainWings, pertencente à Lufthansa, caiu na manhã desta terça-feira (24) em uma região montanhosa dos Alpes franceses, perto da cidade de Barcelonette. O Airbus transportava 144 passageiros e 6 tripulantes.
O avião fazia a ligação entre Barcelona, na Espanha, e Dusseldorf, na Alemanha.
As 10h47 minutos no horário local, 6h47 no horário de Brasília, o piloto enviou um pedido de socorro à torre de controle mais próxima, mas ainda não se sabe o conteúdo detalhado dessa mensagem.
© Fournis par RFI
As equipes de resgate ainda não chegaram ao local da queda, a cerca de 15 km da cidade de Barcelonette, onde foram vistos destroços do Airbus. O acidente pode ter sido fatal para todos os ocupantes do aparelho.
O ministro do Interior francês, Bernard Cazeneuve, está a caminho do local do acidente para acompanhar as investigações.
O presidente francês, François Hollande, acaba de fazer um pronunciamento. Ele disse que o governo fará tudo o que for possível para prestar assistência aos familiares da vítimas e apurar as causas do acidente. O presidente deu a entender que não deve haver sobreviventes e que foi uma criada uma célula de crise para apoiar os familiares das vítimas.
Este é o primeiro acidente de avião comercial na França desde a queda do Concorde em Gonesse, nas proximidades de Roissy, em julho de 2000.

segunda-feira, 23 de março de 2015

Mailson da Nóbrega vai proferir aula inaugural de mestrado no TCE-PB


Mailson da Nobrega
O ex-ministro da Fazenda Mailson da Nóbrega vai proferir terça-feira (24), às 17 horas, no Centro Cultural Ariano Suassuna, a Aula Inaugural do Curso de Mestrado Profissional em Economia do Setor Público, fruto de convênio celebrado entre o Tribunal de Contas do Estado e a Universidade Federal da Paraíba.
O evento será aberto pelo presidente do TCE, conselheiro Arthur Cunha Lima, no Auditório Celso Furtado, ambiente que integra o complexo arquitetônico do Centro Cultural pertencente à Corte. Ali, também funciona a Escola de Contas Conselheiro Otacílio Silveira (Ecosil), onde transcorrerá parte do Curso de Mestrado. A fala do ex-ministro Mailson da Nóbrega ainda será antecedida por pronunciamento da reitora da UFPB, a professora Margareth Diniz.
Trinta servidores do próprio Tribunal e de organismos públicos sob sua jurisdição farão, sem despesas pessoais, o Curso de Mestrado que terá duração de 30 meses e aulas presenciais, em sua maioria, em ambientes da Universidade. A iniciativa compõe os esforços destinados à capacitação de quadros para a gestão pública com benefícios, portanto, para o conjunto da sociedade.
Ascom/TCE- Frutuoso Chaves

Pedro que torna salário de professor maior


Pedro Cunha Lima
O Deputado Federal, Pedro Cunha Lima (PSDB), se reuniu nesta segunda-feira (23) com representantes da Associação dos Professores de Licenciatura Plena do Estado da Paraíba (APLP) para discutir a criação do Magistério Público Nacional, através de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC do Novo Magistério). Na ocasião, o parlamentar explicou a tramitação da matéria no Congresso e os benefícios que trará para a categoria. Entre outras mudanças, ela institui que o docente receba o teto salarial do serviço público.
“A PEC do Novo Magistério ganha força e musculatura porque a proposta chegará ao Congresso com apoio da população. Esse apoio, especialmente das representações classistas, contribuirá tanto na composição das assinaturas necessárias quanto nas votações. Quando discutimos com aqueles que fazem a educação queremos entender o como fazer a educação. O professor é o responsável pela educação”, disse o deputado.
O primeiro conceito da proposta, segundo Pedro Cunha Lima, é instituir o magistério público nacional, resgatando a autoestima da categoria e dando uma responsabilidade ao professor de ser o responsável pela educação. “Hoje não damos o tratamento que o professor merece. Um exemplo é que um professor da classe E, no seu nível máximo, recebe menos de R$ 2.500,00 na rede estadual e isso tem que mudar. A nossa proposta corrige esse tipo de erro”, explicou.
A Proposta do deputado paraibano está em fase de coleta de assinaturas na Câmara dos Deputados para que possa tramitar. De acordo com Pedro, existem deputados que são cobrados por associações dos seus estados a assinar a PEC.
“Estamos com 120 assinaturas, mas precisamos de 171 para então fazer a tramitação. Uma vez tramitando e com apoio de todos, será formada uma comissão para discutirmos com a sociedade. Depois disso, e após aprovada em dois turnos em ambas Casas do Congresso, Câmara e Senado, a proposta vai às ruas já que será a primeira PEC que irá a refendo nacional. Sendo assim, o povo é que vai escolher se vamos dar esse novo tratamento a educação no nosso País”, destacou.
A proposta apresenta por Pedro Cunha Lima coloca que o salário dos professores em todo o País seja o limite remuneratório dos cargos de agentes administrativos, sanando assim as injustiças com a categoria. “Nenhum agente administrativo poderá receber mais do que o subsídio do professor em ultimo nível. Essa categoria será então a condição limite de todos os agentes administrativos nas três esferas de Poder. Com isso, eu não estou aumentando despesa em nada. Estou apenas colocando limites. Eu só não quero que outras funções dentro do serviço público ganhem mais que um professor”, disse.
As explicações do deputado foram acompanhadas com atenção pelos representantes dos professores na Paraíba. O presidente da entidade, Francisco Fernandes, disse que a proposta apresentada por Pedro garante esperança e resgata a autoestima dos profissionais de educação que poderão sonhar com salários mais justos. Segundo ele, a categoria sofre com o descaso de sucessivos governos.
“Ou a gente estabelece uma carreira decente ou nós vamos todos para o fundo do poço. Aqui na Paraíba temos hoje um desestímulo dos professores pela qualificação e esse é um direito já que precisamos nos qualificar para qualificar o próximo. Estamos caminhando para um nivelamento de salário dos profissionais e um nivelamento por baixo. Então, essa proposta do deputado é interessantíssima e receberá todo o nosso apoio”, afirmou.
Na Paraíba – Hoje um professor da classe A (polivalente) inicial ganha um salário de R$ 1.525,00 e um professor com doutorado, nível E, classe VII, recebe R$ 2.334,68. A grande parte dos professores paraibanos em sala de aula está na categoria B com licenciatura plena. Nesse caso, o salário inicial é de R$ 1.596,37. Já os professores com especialização recebem hoje R$ 1.662,89 e mestrado 1.729,41.
De acordo com o presidente da APLP, Francisco Fernandes, os professores estaduais devem parar suas atividades nos próximos dias 30 e 31. No segundo dia de paralização a categoria fará uma assembleia geral e pode decidir por greve.

Mais-PB

sábado, 21 de março de 2015

NA TERRA DA CAMORRA, PAPA DIZ QUE 'CORRUPÇÃO CHEIRA MAL'

Diário do Poder
PARA FRANCISCO, COMO UM ANIMAL MORTO CHEIRA MAL, A CORRUPÇÃO TAMBÉM CHEIRA MAL, A SOCIEDADE CORROMPIDA CHEIRA MAL.
O Papa Francisco fez este sábado um emocionado apelo aos napolitanos para lutarem contra a corrupção, “que cheira mal”, a “escravatura” do trabalho clandestino e o ódio contra os imigrantes. O apelo do Papa foi feito na cidade Camorra, a versão napolitana da máfia siciliana, mas bem que poderia ser no Brasil ou em qualquer outro lugar tomado pela corrupção. Francisco denunciou também o tráfico de droga e pediu aos mafiosos a “conversão ao amor e a justiça”.
Na cidade portuária situada a sul de Roma, uma das mais violentas de Itália, o Papa disse que “ainda é possível regressar a uma vida honesta”. “É isso que pedem as mães em lágrimas nas igrejas de Nápoles”, implorou Francisco frente a uma multidão de cem mil fiéis reunidos na praça do Plebiscito, no centro da cidade.
Terminada a missa, o Papa argentino exortou Nápoles a viver uma nova “primavera” para “um futuro melhor”, “sem se refugiar no passado”.
Horas antes, ao lado do cardeal de Nápoles, Crescenzio Sepe, Francisco percorreu as ruas da cidade no papamóvel em direcção a norte, para um primeiro encontro com fiéis, desta feita no bairro deprimido de Scampia, com os seus sinistros prédios de habitação social, muitos deles onde nem a policia se atreve a entrar.
“Como um animal morto cheira mal, a corrupção também cheira mal, a sociedade corrompida cheira mal, e um cristão que deixa entrar a corrupção dentro de si cheira mal”, lançou Francisco. “Todos nós temos a possibilidade de ser corrompidos e de resvalar para a delinquência.”

Rock in Rio terá Rod Stewart


Rock in Rio terá Rod Stewart
O Rock in Rio anunciou Rod Stewart, Sam Smith, The Script e Gojira para o festival, que acontece em setembro no Rio.

Rod Stewart volta ao Rock in Rio após estar na primeira edição, em 1985. Agora, ele fecha o dia 20 de setembro. O britânico de 70 anos deve cantar hits como "Da ya thing I’m sexy", "Maggie Meg", "Tonight’s the night" e "Hot legs". Stewart foi a última atração principal a ser anunciada pelo Rock in Rio. Agora, faltam seis nomes a serem divulgados do Palco Mundo.

Maior vencedor do Grammy 2015, Sam Smith canta na noite de Rihanna, no dia 26. O inglês de 22 anos é conhecido por baladas emotivas como "Stay with me". O grupo irlandês de pop rock The Script toca no primeiro dia, antes de OneRepublic e Queen + Adam Lambert. E logo depois do show de abertura com vários artistas brasileiros. A banda francesa de metal Gojira foi escalada para o dia 19, que terá o Metallica.

A edição brasileira do Rock in Rio será nos dias 18, 19, 20, 24, 25, 26 e 27 de setembro de 2015, na Cidade do Rock, no Rio (Parque dos Atletas, na Av. Salvador Allende), em área com mais de 150 mil metros quadrados. As atrações até agora são Rihanna, Rihanna, Mötley Crüe, One Republic, Royal Blood, Queen com Adam Lambert, Metallica, Slipknot, Faith no More, Queens of the Stone Age, Katy Perry, A-Ha, System Of A Down, Mastodon, De La Tierra, Hollywood Vampires, Cidade Negra, CPM 22 e John Legend, no Palco Sunset.



G1

Chuvas: Mais desabamentos e alagamentos são registrados em João Pessoa

Do Click-PB
Chuvas: Mais desabamentos e alagamentos são registrados em João PessoaImagens Instagram
Os transtornos causados pelas chuvas e pela falta de infraestrutura urbana na cidade de João Pessoa continuam neste sábado (21), confirmado pelo registro de casos de desabamentos e alagamentos feitos pela Defesa Civil da Capital. As ocorrências foram captadas por internautas e divulgadas nas redes sociais em diversos pontos da cidade, a exemplo do bairro da Torre, no Roger, Bancários e no Centro, no Parque Sólon de Lucena (Lagoa).
Dentre os problemas registrados em João Pessoa, devido às chuvas, especialmente, que caem desde ontem, estão a queda do muro da Escola Estadual Ana Higina, no Bairro do Roger. Em Mandacaru, uma árvore caiu na rua Manoel Paiva, deixando o trânsito interrompido. Além de alagamentos registrados em diversos pontos, principalmente nos bairros de: Mandacaru, Valentina de Figueiredo e Bancários.
Na capital paraibana, a Defesa Civil tem trabalhado em regime de Plantão 24 horas, com o Disk Proteção e Defesa Civil 0800 285 9020, mantendo uma linha direta de comunicação com a população para informar risco de desastres relacionados a chuvas, a exemplo de deslizamentos, desmoronamentos, desabamentos, alagamentos, inundações e queda de árvores.

sexta-feira, 20 de março de 2015

A vingança de Lampião contra o “Coronel” Zé Pereira Por:Romero Cardoso

O mais comentado combate entre cangaceiros comandados por Lampião e soldados sob as ordens do Major pernambucano Teófanes Ferraz Torres, famoso por ter capturado Antônio Silvino em 1914, ocorreu no ano de 1923, entre os municípios de Conceição do Piancó (PB) e São José do Belmonte (PE), na serra das panelas.
Essa feroz prova de fogo ficou famosa por que àquele que se tornava o “rei dos cangaceiros” foi ferido no tornozelo, além de perder importantes membros do bando, como Lavandeira e Cícero Costa, o farmacêutico do grupo.
Zacarias Sitônio e Hermosa Góes Sitônio rememoraram àqueles acontecimentos, narrando que Lampião ficou abandonado durante doze dias, no mato, agonizando. Quando o descobriram, o seu estado era desesperador, coberto de parasitas e com o pé preso à perna apenas por tendões.
A guarda pessoal de Marcolino Pereira Diniz o escoltou até os Patos de Irerê, localizado a 18 quilômetros de Princesa, reduto do poderoso “Coronel” José Pereira. Marcolino, imortalizado por Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira em famoso baião intitulado “Xanduzinha”, era sobrinho e cunhado do “Coronel” Zé Pereira, chefe político princesense de grande expressão na década de vinte do século passado.
Na malha impecavelmente protomafiosa montada por Lampião, Marcolino e o seu pai, o “Coronel” Marçal Florentino Diniz, compunham importantes agentes a serviço da proteção ao cangaço. Foram eles os principais responsáveis pela continuidade da carreira de bandido de Lampião. Convocaram médicos e serviçais para tratar do calcanhar que fora seriamente afetado, atingido no tiroteio da serra das panelas.
Em Nazarezinho (PB), outra questão da família Pereira era reclamada por um sertanejo de nome Francisco Pereira Dantas. Na ênfase ao rosário de ódio que começou a ser tecido quando da morte do patriarca deste ramo familiar espalhado pelo nordeste, houve convite de um pequeno comerciante desta localidade, de nome Chico Lopes, para raid dos bandoleiros à cidade de Sousa (PB), saqueada em 27 de julho de 1924. Foram comandantes do assalto os irmãos de Lampião, Antônio e Levino, Chico Pereira, Chico Lopes, Sabino Gório e um cangaceiro de nome Paizinho, responsável pela ação violenta de domínio da residência do magistrado local, Dr. Archimedes Souto Maior.
A rede de informantes de Lampião era precisa. Conforme Zacarias Sitônio e Hermosa Góes Sitônio, o chefe cangaceiro entrou em profunda angústia quando as notícias sobre a violência do ataque lhes chegaram. O bando havia se excedido em Sousa, responsabilizando-se pelas mais vexatórias e vergonhosas ofensas ao representante máximo da lei na cidade.
Astuto e sagaz, Virgulino sabia que sua estadia pacata e tranqüila na região de Princesa estava definitivamente inviabilizada. Zé Pereira iria tomar providências drásticas no sentido de efetivar perseguição ao seu grupo. Era dever incontestável e indiscutível do político princesense levar avante campanha perseguitória ao cangaço sob o domínio de Lampião. E assim o fez.
Foi instalado Batalhão da Polícia Militar na cidade de Patos das Espinharas (PB). Os combates entre cangaceiros e volantes se intensificaram de forma impressionante, resultando na tragédia de Serrote Preto, na região de Água Branca (AL). Atraídos para uma armadilha, muitos soldados e oficiais paraibanos foram eliminados, diversos de maneira cruel.
Em seguida, continuando a haver refregas entre os dois lados, houve o assassinato de Levino Ferreira, primeiro irmão do “rei do cangaço” a perecer em luta. O confronto se deu, conforme os entrevistados, no ano de 1925 em uma localidade conhecida por Tenório, localizada na região de Flores do Pajeú (PE). Lampião culpou Zé Pereira (foto acima) pela perda do parente, jurando vingança.
O cangaceiro passou a atacar o gado pertencente ao “Coronel” Zé Pereira, bem como aos que pertenciam aos seus agregados e familiares. Iniciava-se a vingança implacável e perversa de Lampião.
As ações mais violentas foram registradas em dois lugarejos perdidos nas quebradas daquele sertão. Em propriedades conhecidas por “Caboré” e “Lagoa do Serrote”, os bandoleiros assassinaram diversas pessoas, incluindo entre estas um ancião que contava com mais de noventa anos e uma criança de apenas doze anos.Amaldiçoando o solo paraibano pela perda do parente, Lampião deslocou sua área de atuação par o seu estado natal, onde a malha de coiteiros lhe serviu satisfatoriamente, articulada com o esquema criminosos estruturado em conluio com a rede de proteção ao banditismo rural que vicejava no sul do Ceará.

Entrevistas Pessoais:SITÔNIO, Hermosa Góes. João Pessoa (PB), 10 de agosto de 1991. /SITÔNIO, Zacarias. João Pessoa (PB), 10 de agosto de 1991.
(*) José Romero Araújo Cardoso. Geógrafo. Professor da UERN.

Fonte:http://www.caldeiraodochico.com.br/a-vinganca-de-lampiao-contra-o-coronel-ze-pereira/

Carregando... Por favor aguarde...